Jonathan Ferr lança single “Lá Fora” com Coruja BC1 e Zudizilla

Com sonoridade boombap, faixa é a primeira do próximo álbum do artista carioca, reconhecido como…

Com sonoridade boombap, faixa é a primeira do próximo álbum do artista carioca, reconhecido como um dos principais nomes do jazz nacional

Um dos principais nomes do jazz nacional – e atração confirmada no Line Up do festival Primavera Sound -, o pianista afrofuturista (por convicção) e carioca (de nascença) Jonathan Ferr lança nesta sexta-feira seu novo single “Lá Fora”, com participações dos rappers Coruja BC1 e Zudizilla nos vocais.

A faixa, que é a primeira de seu próximo álbum (“Liberdade”), aposta na conexão com o gênero urbano para além do jazz e traz uma sonoridade boombap misturada aos acordes de piano. Precursor do urban jazz no Brasil – um braço do gênero musical com uma pegada mais pop, que mistura elementos de hip hop, R&B e outros ritmos, resultado em um jazz mais urbano e popular -, Ferr alcança em “Lá Fora” (que tem produção assinada pelo beatmaker Lossio) um ‘jazz mais urban’ do que nunca, tanto pela presença dos rappers enquanto representantes da música urbana, quanto pela estética musical híbrida.

Apesar da mistura quase homogênea entre o jazz e o hip hop, os ouvintes mais atentos vão identificar na nova faixa um dos pilares do álbum do pianista: o ‘auto-sampleamento’, uma vez que “Lá Fora” é o sample de “Chuva”, track de seu álbum anterior, “Cura”. “O nome do meu novo álbum, ‘Liberdade’, dá todo o significado deste novo trabalho, e passa por diferentes camadas. É ser livre tanto no ato de samplear a mim mesmo – sendo o sample um tema às vezes tão controverso e polêmico na indústria musical -, quanto nas misturas sonoras, em que eu estou buscando um lugar fora dos estereótipos do que é jazz e do que é rap”, conta o artista, admitindo que um dos seus objetivos é provocar o ouvinte, fazendo ruir os limites entre jazz, hip hop e R&B. Jonathan arremata: “Eu queria fazer de cara essa relação com o Hip-Hop, dando o tom exato do que estar por vir no disco. ‘Lá Fora’ deixa essa nova estética muito evidente, mostrando de cara o que as pessoas podem esperar de ‘Liberdade’”, conclui o artista sobre o próximo projeto. “Lá Fora” chega ainda com um videoclipe, que conta com a presença dos três artistas.

Single “Lá Fora” – Jonathan Ferr ft. Zudizilla e Coruja BC1
Plataformas digitais:

Clipe: https://www.youtube.com/watch?v=eXTbYraRPFk