Rap Nacional -

Como os serviços de streaming beneficiam artistas de rap

Como as plataformas de streaming beneficiam o rap nacional

O Rap nacional, nesses últimos meses, precisou de atravessar vários desafios e incertezas, um pouco como acontece quando você joga nos cassinos online. Tal como no bingo grátis, os amantes do rap nacional pretendem ouvir as músicas que nos indicam que estamos ganhando jackpots, não só em termos musicais, como também em termos de exposição e imagem de nossa arte.

Ora, o que está contribuindo muito para a exposição do rap nacional é precisamente o avanço das novas tecnologias, mais precisamente das plataformas de streaming. Muito mais do que vender discos, o importante agora são as visualizações e o número de carregamentos de suas músicas.

Plataformas musicais em expansão, como é o caso do Spotify ou do Apple Music, fazem com que, com poucos meios, nossos artistas consigam chegar a milhares ou até milhões de amantes de rap, algo que seria impensável há poucos anos. Atualmente, já não necessita obrigatoriamente de ter uma grande produtora ou editora para fazer passar sua arte aos seus seguidores.

A nova forma de rentabilização do rap

De fato, se no início dos anos 2000, o sucesso monetário dos artistas, além dos concertos, se baseava muito nas vendas de seus discos, o mesmo já não acontece hoje. Agora, e com uma maior exposição nas redes sociais, esses mesmos artistas têm muito mais poder, chegando a um elevado número de pessoas, com apenas alguns cliques.

Assim, essa influência dos artistas não só faz com que suas músicas sejam carregadas mais vezes, como também tenham suas músicas compradas nessas mesmas plataformas de streaming individualmente. Além disso, seu poder em termos publicitários é muito maior. É comum haver matérias garantindo que grandes artistas nacionais estão fechando acordos publicitários milionários.

Isso acontece pois as empresas querem poder aproveitar a influência, engajamento e o número de seguidores que esses mesmos artistas têm no momento. Não há dúvidas que, nesses últimos anos de ascensão das redes sociais, os artistas nacionais tem na sua frente números de contratos bem mais expressivos.

Oportunidades para chegar a um público maior

Muitas vezes apontado como sendo um gênero pouco inclusivo e restrito a um nicho, os artistas nacionais de rap têm agora chances de conseguirem a chegar a um número maior de pessoas – muitas delas que nem teriam iniciativa de buscarem por o rap nacional. Plataformas como Twitch, Tik Tok ou Youtube fazem com que, a qualquer momento, uma música de um rap nacional possa viralizar, o colocando em um patamar impensável.

Na verdade, gêneros musicais como o funk acabaram beneficiando muito desses novos fenômenos das redes sociais e plataformas de streaming. De tal forma que o funk está sendo tocado um pouco por todo o mundo, levando a cultura brasileira para outros voos.

Dessa forma, o rap nacional poderá tirar partido desse mar de chances que o online nos está trazendo, chegando a um público muito mais vasto e indo além fronteiras, como está acontecendo com outros gêneros musicais nacionais.