Foto Crédito: Marley Medeiros

Hip Hop: Caravana Cultural chega a Ceilândia promovendo a diversidade e a arte das periferias

Após passagens por São Sebastião e Planaltina, última apresentação aberta ao público será gratuita e…

Após passagens por São Sebastião e Planaltina, última apresentação aberta ao público será gratuita e terá shows dos rappers GOG, Lio Liberdade e Osmair Código Penal, pioneiros do Hip Hop brasiliense

Promovendo o caráter social e político do Hip Hop, a Caravana Cultural Nota 10 realiza seu último espetáculo aberto para o público neste domingo (17), em Ceilândia. Levando a cultura periférica para unidades socioeducativas, escolas públicas e espaços comunitários do DF, o projeto realizado pelo Instituto Lumiart em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal reúne pequenos e grandes artistas da cena para sequência de shows, apresentações teatrais e de dança.

Dando destaque aos diferentes tipos de manifestação artísticas provenientes da “cultura de rua”, a iniciativa, que já carimbou passagens nas regiões administrativas de São Sebastião e Planaltina, tem apresentações previstas para acontecerem até o dia 30 de abril e deverá atingir, ao todo, mais de 3 mil moradores das periferias do DF. Buscando dar voz e destacar a participação de artistas locais, a  3° edição da Caravana Cultural tem como principal objetivo a propagação da igualdade e da justiça social.

“É um projeto que chega para contribuir com as políticas afirmativas, inclusivas, de apoio à mulher, a comunidade negra e LGBTQIA+ ao desmistificar a “quebrada” como espaço de violência, mas sim, como um ambiente de acolhimento criado para todos. Embora a apresentação de Ceilândia seja a última para o público geral, o projeto terá continuidade em locais que são majoritariamente ocupados por jovens periféricos e que podem encontrar na arte diversas oportunidades de transformação social”, pontua Tamara Naiz, coordenadora do projeto.

Programação

Com nomes de peso do cenário do rap nacional e local, a edição de Ceilândia, que irá ocorrer no campo sintético da expansão do setor O, será comandada pela mestre cerimonialista e drag queen Raio Laser e contará com shows de Osmair, fundador do grupo Código Penal, GOG, pioneiro do Hip Hop brasiliense, e Lio, do Liberdade Condicional. No breaking, além do grupo 100% feminino In The Hood Cia de Dança, B.boy Aranha retorna para agitar o público com muito estilo.

Além das batalhas de rima com artistas do entorno, que irão preceder as apresentações ao vivo, o evento traz também a participação dos DJs Marola e Ketlen e do coletivo Quebrada em Movimento, com apresentação dos artistas Dudu mano, Nego Dé, Luciana In The hood, Mega T, Dj Japa, Expanico Mob, Dom Secreto, Conexão Fatal, Dom de Deus, Dami Montagem, Mc Renan, Índio da 011, Expansão Classe A, Rogerio Conseguencia, Combatentes Mcs, Dj Smiri, Filosofia Negra e Sobreviventes de Rua.

“A Caravana é um comboio cultural, ela passa pelas comunidades levando arte e educação enquanto incita a participação popular. A cultura é prato nosso de todo dia, tudo é cultura, somos seres culturais e  acessá-la é uma necessidade básica de todo ser humano”, conclui GOG, um dos pioneiros do Hip Hop brasiliense que já possui mais de 11 discos autorais lançados.

CARAVANA CULTURAL NOTA 10 – 3° EDIÇÃO 

Data e Horário: 17/03, domingo, das 17h às 21h

Endereço: EQNO 16/17,  Campo Sintético da Expansão do Setor O, Ceilândia Norte, Brasília (DF)

Instagram: https://www.instagram.com/caravanacultural10/

Foto Crédito: Marley Medeiros