Gog - Foto Divulgação

3° edição da Caravana Cultural chega para promover a inclusão e a cultura Hip Hop nas periferias do DF

Com apresentações previstas até o final de abril, o primeiro show aberto ao público trará…

Com apresentações previstas até o final de abril, o primeiro show aberto ao público trará nomes como GOG, Osmair e Lio para se apresentarem na Praça da Bíblia em São Sebastião

A 3° edição da Caravana Cultural Nota 10 chega a Brasília neste domingo (25) para promover a cultura do Hip Hop através de shows, danças e performances teatrais que serão realizadas em escolas públicas, espaços comunitários e unidades socioeducativas da capital. Percorrendo as regiões administrativas de São Sebastião, Ceilândia e Planaltina, o evento realizado pelo Instituto Lumiart em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal tem como objetivo propagar a igualdade e a justiça social por meio da disseminação da cultura periférica.

Promovendo o acesso gratuito a atividades artísticas enquanto contribui para a valorização e o empoderamento dos agentes criadores da cultura local, a iniciativa contará, ao todo, com 15 apresentações que estão previstas para serem realizadas até o dia 30 de abril, sendo que apenas três delas serão abertas para o público geral. Dando destaque ao caráter de contestação social e política da “cultura de rua”, a estimativa é que mais de 3000 pessoas sejam atingidas pelas ações do projeto.

“Além de exaltar esse gênero musical que é proveniente da cultura negra, nós queremos mostrar que o cenário do Hip Hop moderno é abrangente e muito inclusivo; fator este que contribui para que cada vez mais crianças e adolescentes possam se encontrar no mundo da arte e da música sem precisar abdicar de suas essências e histórias de vida ”, afirma a coordenadora do projeto, Tamara Naiz.

Programação

Contando com nomes de peso no cenário do rap nacional e local,  a região de São Sebastião será a primeira a receber o espetáculo aberto ao público. Sob o comando da drag queen e mestre cerimonialista Raio Laser, personagem criado pelo multiartista Rafael Martins, a Praça da Bíblia receberá shows de DJ Ketlen, Fillipe Costta, DJ Sapo, GOG, Osmair,  fundador do grupo Código Penal,  DJ Marola, Lio, do Liberdade Condicional, e Donas da Rima.

“A Caravana é um comboio cultural, ela passa pelas comunidades levando arte e educação enquanto incita a participação popular. A cultura é prato nosso de todo dia, tudo é cultura, somos seres culturais e  acessá-la é uma necessidade básica de todo ser humano”, afirma GOG, um dos pioneiros do Hip Hop brasiliense que já possui mais de 11 discos autorais lançados.

Ressaltando o breakdance, estilo de dança urbana também derivada da cultura Hip Hop, como forma de expressão artística e política, a estreia do evento também contará com a apresentação dos dançarinos B.boy Jackson, B.boy Aranha e FaB*Girl. Além disso, todas as apresentações musicais serão precedidas por batalhas de rima que contarão com a presença de pequenos e grandes artistas oriundos do DF.

“É um ideia democrática pois dá oportunidade para que famílias, jovens e mulheres da quebrada consigam presenciar expressões culturais únicas e de difícil acesso. Com isso, além da promoção da identidade individual, a temática do Hip Hop vem para romper os preconceitos pois se trata de um movimento que compreende e respeita a existência das pessoas”, conclui a rapper Cris Souza, integrante do grupo Donas da Rima.

Serviço:

CARAVANA CULTURAL NOTA 10 – 3° EDIÇÃO 

Data e Horário: 25/02, domingo, das 15h às 20h

Endereço: Praça da Bíblia, ao lado da administração de São Sebastião, Brasília (DF)