Foto Divulgação

Caravana Cultural desembarca em Planaltina para exaltar o Hip Hop e a cultura periférica

Passando também por São Sebastião e Ceilândia, o evento contará com 3 apresentações abertas ao…

Passando também por São Sebastião e Ceilândia, o evento contará com 3 apresentações abertas ao público e deverá atingir mais de 3 mil brasilienses oriundos das regiões administrativas

Após sequência de apresentações realizadas em São Sebastião, a 3° edição da Caravana Cultural Nota 10 chegará a Planaltina neste domingo (03) para promover a inclusão e o legado da cultura Hip Hop no Brasil. Realizado pelo Instituto Lumiart em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, o evento, que está previsto para acontecer até o dia 30 de abril, irá levar shows musicais, dança e teatro para as escolas públicas, espaços comunitários e unidades socioeducativas do DF.

Com a mestre cerimonialista e drag queen Raio Laser no comando da festividade que será celebrada na Praça do Estudante, a Caravana contará com a presença dos grupos Subconsciente e Atitude Feminina como representantes do rap local. Já no âmbito nacional, GOG, Osmair,  fundador do grupo Código Penal, e Lio retornam para agitar o público de Planaltina. Com FaB*Girl, Cypher Clan e B.boy Jackson no breakdance,  estilo de dança urbana derivado da cultura Hip Hop, o evento também contará com a participação da cineasta, atriz e presidente do Instituto Lumiart, Núbia Santana, e dos DJs Marola, Sapo, Nilma e Ketlen.

“A cultura Hip Hop vem para construir um futuro mais informativo, igualitário, interativo e também repleto de oportunidades. Para nós que nascemos na periferia e continuamos a vivenciá-la, é preciso transferir essas oportunidades para que a nova geração continue mantendo a luta viva e a chama acesa, seja na música, na dança, no grafite e em diversas outras artes que vieram da quebrada”, ressalta o rapper Lio, fundador do grupo nascido em Ceilândia, Liberdade Condicional.

Além das apresentações ao vivo, todos os shows serão precedidos por batalhas de rima que contarão com a presença de artistas do entorno. Ao promover o acesso gratuito a diversas formas de expressão artística enquanto ressalta o caráter de contestação social e política da “cultura de rua”, Tamara Naiz, coordenadora do projeto, pontua a importância da Caravana como fonte de valorização e reconhecimento dos agentes criadores de cultura que estão presentes no DF.

“A arte, independente da maneira que é manifestada, serve como porta de entrada para inúmeras oportunidades que, na maioria das vezes, não são concedidas para uma parcela da população que ainda é muito marginalizada socialmente. Com isso, nós queremos mostrar que toda essa cultura proveniente do Hip Hop pode ser, sim, um caminho para que crianças e adolescentes sejam capazes de expressarem sua individualidade através desses diferentes tipos de atuação”, finaliza Tamara.

Serviço:

CARAVANA CULTURAL NOTA 10 – 3° EDIÇÃO 

Data e Horário: 03/03, domingo, das 15h às 20h

Endereço: Praça do Estudante, Vila Nossa Sra. de Fátima, Planaltina, Brasília (DF)

Instagram: https://www.instagram.com/caravanacultural10/