Sombra e Valério se unem no single

Sombra e Valério se unem no single “Onde orbitamos”

Lançada hoje (23) em plataformas de streaming, música é colaboração de estreia entre os artistas, oriundos da periferia de Guarulhos

Do mesmo município (segundo maior de São Paulo) e da mesma geração, Sombra e Valério seguiram trajetórias musicais distintas. O primeiro, do Jardim Lenize, é o lendário MC e compositor do SNJ (Somos Nós a Justiça), um dos mais destacados grupos de rap do Estado de São Paulo, reconhecido nacionalmente por sucessos como “Se tu lutas, tu conquistas” e “Viajando na balada”, que marcaram uma geração na virada da década de 90 para os anos 2000.

O segundo, compositor, cantor, multi-instrumentista e skatista, cria do Parque CECAP (sigla para Caixa Estadual de Casas para o Povo, conjunto de habitações inaugurado no fim dos anos 60), percorre o cenário da música alternativa e exploratória há cerca de 15 anos, tendo passado por grupos como M.Takara 3, fundado e liderado os quartetos HAB (do catálogo da Desmonta) e Gata Pirâmide (este último, com Steve Shelley na bateria), entre outras atuações.

Hoje em carreira solo, tal qual o rapper Sombra, Valério tem dois álbuns lançados (o mais recente é de 2020, Cratera) e vem organizando projetos culturais de valorização de instrumentos de origem africana.

Sombra se dedica ao terceiro disco, previsto para 2021, sucessor de Fantástico Mundo Popular (2013; editado em vinil em 2019), em que reúne convidados como Jorge Du Peixe e Rael.

“Vi o Sombra cantar diversas vezes em Guarulhos, ao lado do SNJ. Teve um show que especialmente me marcou, rolou no calçadão do Centro, eu tinha uns 20 anos. O que desde sempre me atrai no grupo é a humanidade e sensibilidade das letras do cara”, conta Valério, autor da base eletrônica e produção do novo single, mixado e masterizado pelo engenheiro de som Rodolfo Duarte, nascido em Sapopemba (extremo leste da capital paulista).

“‘Onde orbitamos‘ reúne as melhores características do Sombra, essa maneira singular de cantar e passar a visão, de entrelaçar às composições protesto, esperança e um humor que é próprio dele”, Valério afirma.

Destino

Apesar da proximidade, Sombra e Valério se conheceram apenas em agosto de 2019, em um show encomendado pelo então recém-inaugurado Sesc Guarulhos para reunir expoentes da cena local – um projeto nomeado Baquirivu – Imersão e Confluência (Baquirivu é o rio que nasce em Arujá e deságua no Tietê). Os conterrâneos Kiko Dinucci (responsável pela direção musical) e Edgar também foram convocados.

“A kalimba nos conectou”, brinca Valério. Encantado pelo instrumento (uma variante da mbira, de berço sul-africano), Sombra não se restringiu a cantar na apresentação promovida pelo Sesc. O resto, você pode imaginar, é história.

O single “Onde orbitamos” está disponível em plataformas como Spotify, Deezer, Apple Music, YouTube e Bandcamp (aqui, com a opção de download). O artista visual cearense Haroldo Saboia assina a foto da capa. Na imagem, se vê a Serra do Talhado, localizada no povoado de Ventura, na cidade de Alcântaras (CE).

Confira “Onde orbitamos”:

Letra “Onde orbitamos” – Sombra, Valério

Baby, baby, baby
Baby, eu te amo, baby
Tem um meteoro, baby
Onde orbitamos, baby [2x]

Só que antes de tudo isso,
Contagem regressiva para o espaço
Em 3, 2…
C.U.I.D.A.D.O.

Você está sendo vigiado
Até onde a lente alcança
Em constante mudança
Sorria!
Você está sendo filmado

Serve um suco aê
Natural aê
Dá uma água aê
O que tem aê
Bate palma aê
Vem quem tá aêêê

Suco natural não tem
Água potável não tem
Posso garantir o que tem
Notas de garoupas e lobos
Aqui no comércio aceitamos quem tem

Baby, baby, baby
Baby, eu te amo, baby
Tem um meteoro, baby
Onde orbitamos, baby

Acessórios pro dia e pra noite
Não recomendados para o corpo todo
Meteoros mirando o globo
Pedras caem no chão, vira bola de fogo
Hu!

Quem quer álcool aê?
Quem quer álcool?
Quem quer álcool aê?
Álcool gel [2x]

Quem quer álcool aê?
Quem quer álcool?
Não recomendado para o corpo todo

Baby, baby, baby
Baby, eu te amo, baby
Tem um meteoro, baby
Onde orbitamos, baby

Já que tudo acaba, e haja pizza
Futebol, carnaval, expectativas
O homem como a praga corrói
Ensina as crianças o constrói e destrói
Sombra Man não é super-herói
Os rastas é a capa do MC anti-herói

Quem quer álcool aê?
Quem quer álcool?
Quem quer álcool aê?
Álcool gel [2x]

Quem quer álcool aê?
Quem quer álcool?
Não recomendado para o corpo todo

Baby, baby, baby
Baby, eu te amo, baby
Tem um meteoro, baby
Onde orbitamos, baby [2x]