Single “O Retorno do Boom Bap” faz esquenta para próximo álbum do Haikaiss e traz de volta estilo que consagrou o grupo

Single “O Retorno do Boom Bap” faz esquenta para próximo álbum do Haikaiss

Haikaiss apresenta novo trabalho apostando em videoclipe com elementos de dança e grafite no dia…

Haikaiss apresenta novo trabalho apostando em videoclipe com elementos de dança e grafite no dia 17

Tem música nova do Haikaiss na área! O grupo formado por Pedro Qualy, Spvic e Spinardi lança nesta sexta-feira (17), às 00h, pela Som Livre, a faixa “O Retorno do Boom Bap”, em referência à batida que o consagrou na cena urbana e que apresenta o conceito de seu novo álbum – ouça aqui. A novidade chega também com um videoclipe inédito que explora as mais diversas expressões do hip-hop, como dança e grafite, disponível no canal da dupla a partir das 12h de sexta-feira (17) – assista aqui.

Em “O Retorno do Boom Bap”, o Haikaiss procura resgatar o valor das manifestações urbanas e do movimento hip-hop clássico em uma letra que fala sobre o “rap de verdade, rap sem vaidade e rap sem massagem”. Na faixa, os artistas revisitam suas raízes no boom bap a partir de um som agressivo e sem refrão, narrando a realidade ao explorar rimas mais combativas e diretas recheadas de referências e trocadilhos, com trechos como:Essa é pra tenente Pamela / Que se depender de mim você vai ter que usar câmera / Vida não é doce igual tâmara / Não vai poder mais fazer seu porta mala de câmara / WHOAA! / Mc que o verso ecoa / Fã de rap há 20 anos, não enjoa”.

Sem desmerecer outras vertentes do rap ou alimentar tretas e rivalidades, ao longo da track é possível ver que o Haikaiss busca exaltar a própria caminhada e o retorno do boom bap à sua sonoridade. Além disso, a faixa traz menções a alguns dos nomes do hip-hop como Kamau, Doctors MC’s e Wu-Tang Clan, reverenciando quem os inspirou.

A produção audiovisual, por sua vez, é ambientada em um espaço com vagões abandonados, passando ao público toda a essência da estética do hip-hop proposta no conceito da faixa. Entre os versos rimados pelo Haikaiss, as cenas mostram os dançarinos Renanted, Jurandir, Bboy e Pelezinho – referências no gênero no Brasil -, praticando o popping, dança urbana criada em 1970 que compõe a cultura do hip-hop, reforçando a ideia de reconexão com as raízes do rap como um todo.

O novo álbum do Haikaiss, homônimo ao single “O Retorno do Boom Bap”, está previsto para chegar às pistas ainda no primeiro semestre deste ano pela Som Livre.

Saiba mais sobre o Haikaiss:

Fundado em 2006 em São Paulo, o Haikaiss é composto por Spvic, Spinardi, Qualy e é considerado um dos maiores grupos de rap do Brasil. Com 17 anos de carreira, possuem cinco álbuns produzidos pela própria gravadora ‘Ésseponto Records’: “Incognito Orchestra” (2010), “Perfil” (2011), “Cortesia da Casa, Vol 2” (2012), “Fotografia de um Instante, Vol 1 & 2” (2014) e “Teto Baixo” (2017). No Spotify são mais de 1,1 milhão de ouvintes mensais e no YouTube mais de 719 milhões de visualizações.
O single ‘RAP LORD’, do álbum “Teto Baixo” (2017), com participação de Jonas Bento, é uma das faixas de maior sucesso do grupo. Logo após o lançamento, figurou entre as mais tocadas dos streamings de música do país, virou trilha sonora do game internacional Need for Speed: Payback e acumula mais de 196 milhões de visualizações no YouTube. No mesmo ano, o grupo se apresentou em grandes festivais de música, como o Planeta Atlântida, Lollapalooza Brasil e João Rock, representando a força do rap nacional.
Em 2018, o Haikaiss fez uma parceria na música “Pouca Pausa”, da cantora Clau, que contou também com o grupo Cortesia da Casa, entrando para o TOP10 do Spotify e recebendo disco de platina triplo pelo ótimo desempenho em suas execuções. Hoje a faixa passa dos 135 milhões de plays no Spotify e mais de 120 milhões de visualizações no YouTube. Entre outras parcerias estão Projota, Oriente, Start, Cartel MC’s, Haitam, Cynthia Luz e MC

Em 2019, o grupo fez sua primeira turnê internacional passando por Barcelona (Espanha), Lisboa (Portugal), Londres (Inglaterra) e Dublin (Irlanda), assinou com a Som Livre e se apresentou pela primeira vez no Rock in Rio. Em 2020, o Haikaiss lançou seu sexto álbum da carreira, “Aquário”, com 15 faixas e participações especiais de Kant, Projota, Vitão, Ferrugem e MC Pedrinho. Dando continuidade ao projeto, o grupo lançou ainda o clipe das faixas “Supersticiosa” (com Ferrugem) e “Salva Vidas”. Já em 2021, o Haikaiss iniciou um novo ciclo com o lançamento dos clipes de “No Toque da Meca” e “Big Boss”, com as participações dos rappers Kawe e KayBlack, respectivamente. No mesmo ano, o grupo teve a faixa “Gangorra” na trilha sonora da novela “Quanto Mais Vida, Melhor!” e alcançou mais um grande feito em sua trajetória: a música “King Kong”, lançada pela Som Livre, atingiu a posição #11 Vídeos em Alta do YouTube logo no dia de seu lançamento e conquistou o título de recorde do GUINNESS WOLD RECORDS como o rap em português mais rápido do mundo em um ranking musical. O marco foi alcançado com um speedflow de Spinardi com 226 palavras proferidas em apenas 30 segundos – sendo 7,53 palavras por segundo e um total de 379 sílabas. Na ocasião, “King Kong” superou a marca de Eminem em “Godzilla” (2020), que detinha o recorde mundial.

Já em 2022, o grupo fez diversos lançamentos de peso, como “Tamo Gigante” (feat. Major RD e Chayco), “Tudo a Ver” (feat. Kawe) e “INTIMIDA” (feat. Sobs, Sueth, Duzz), além dos projetos solo de Pedro Qualy e Spvic: “Não Sou de Ninguém” e o EP “Poca Mídia”, respectivamente. Já para 2023, o Haikaiss se prepara para o lançamento de seu próximo álbum de estúdio, apresentado pelo single homônimo “O Retorno do Boom Bap”.