No dia de seu aniversário (09/09) de 36 anos, MC, produtor musical e empresário apresentou single e videoclipe celebrativos com parceira na música e no signo solar

Rincon Sapiência lança “Sol” com participação de Marissol Mwaba

No dia de seu aniversário (09/09) de 36 anos, MC, produtor musical e empresário apresentou…

No dia de seu aniversário (09/09) de 36 anos, MC, produtor musical e empresário apresentou single e videoclipe celebrativos com parceira na música e no signo solar

Rincon Sapiência celebra sua 36° volta ao sol e mais de vinte anos siderais de carreira com uma ode ao astro rei. No dia 09 de setembro, data de seu aniversário, o MC, produtor musical e empresário lançou a faixa “SOL”, com participação de Marissol Mwaba, também parceira na composição. A música conta com videoclipe codirigido por Marshall Farias e Rincon e filmado num raro dia quente de agosto, na zona leste da capital paulista.

Em São Paulo, há dezenas de milhões de quilômetros do sol, mais precisamente em Itaquera, bairro no qual nasceu, cresceu e mora atualmente, Rincon tem se dedicado, em meio a inúmeras produções, a apreciar os dias bonitos na quebrada. A composição foi feita no período que antecede seu aniversário, em seu inf(v)erno astral. A música exalta o calor do sol, ainda mais valorizado por ele, que confessa não apreciar as baixas temperaturas, no frio mês de agosto na cidade. “E frio é aquilo que o corpo não quer”, confirma a letra do single, que também ilumina, aquece e traz o poder de mudar o astral, como a longínqua e presente estrela. “Longe das águas, cria do concreto, perto das mágoas, sou eu paulistano. Setembro meu sol, agosto é o inferno. É o inverno e o gelo não tava no meu plano.”, desabafa em um dos versos.

Para a saudação musical solar, Manicongo convida a astrofísica em formação, cantora, multi instrumentista e compositora Marissol, que já havia atuado no segundo álbum de Rincon “Mundo Manicongo”. Além de compartilharem o gosto pelos astros e o signo solar – ambos são virginianos -, Rincon e Marissol também dividem hábitos prolíficos na arte. “Não sei se está relacionado ao nosso signo mas temos muito em comum: produzimos nossas próprias músicas, tocamos, compomos e criamos e executamos muitas tarefas artísticas. Por conta disso, a Marissol é, entre as pessoas que conheço, talvez a que tenho mais facilidade de trabalhar, a que tenho mais sinergia no estúdio e foi incrível poder celebrar com ela.”, aquece-se Rincon.

Marissol também se ilumina com a parceria. “Eu já era muito fã do Rincon mas quanto mais o conheço mais admiro. Ele tem um olhar muito atento e especial para as coisas e isso transparece na forma genial dele de fazer cada detalhe do som. Toda vez que fazemos algum trabalho juntos, volto pra casa encantada e inspirada porque a música dentro dele vai muito além do audível. Pensamos parecido em várias coisas, mas a troca também é muito rica e complementar. O flow do trabalho é surreal, rendemos muito em pouco tempo, quando nos damos conta tá pronto! Essa música, sem dúvidas, é nossa festinha de aniversário. O dele é dia 9 e o meu, na semana seguinte, dia 17. É nossa forma de celebrar fazendo o que a gente ama.”

Como o homenageado da faixa, a trajetória artística de Rincon também conta com brilho e grande atividade magnética. Em mais de vinte anos, lançou os álbuns “Galanga Livre” (2017), eleito o melhor disco brasileiro do ano pelas revistas Rolling Stone Brasil e Bravo!, e “Mundo Manicongo: Dramas, Danças e Afroreps” (2019/ MGoma), que contou com apresentação do single “Mundo Manicongo” no cultuado canal internacional COLORS; lançou mais de 30 singles; colaborou com nomes como Mano Brown e Iza; participou de 24 discos de outros artistas; atuou em duas produções cinematográficas (“Jonas”, de Lô Politi, e “Selvagem”, de Diego da Costa) e conquistou prêmios como Artista Revelação, Melhor Produtor e Melhor Capa pelo Prêmio Multishow de Música Brasileira e Artista do Ano pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes).

Num balanço de sua carreira, o MC contempla de um mirante bem construído um horizonte iluminado. E assim como o sol é cercado por planetas, asteroides e cometas, Rincon comemora o cultivo de uma órbita formada por ótimos instrumentistas, produtores, cantoras e cantores, que colaboram com a manutenção do giro em seu sistema solar. “Por conta do tempo que trabalho e de minhas conquistas, consegui muita autonomia e posso realizar minhas ideias e me sentir à vontade para experimentar. Produzo, tenho meu estúdio e conto com uma rede muito próxima de grandes artistas.”, conta o artista e empresário, que desde 2018 têm gerido sua própria carreira pelo selo MGoma, pelo qual lançou seu segundo álbum.

Desde o lançamento de seu grande sucesso “Ponta de Lança”, tradicionalmente nascido no dia 26 de dezembro, Rincon passou a assinar suas mixagens e masterizações, adotando o modo “faça você mesmo”, único estilo fixo entre suas sempre diversas experimentações por gêneros musicais. Em 2020 e 2021, quebrou a tradição e lançou singles fora de época, como o verso livre “Quarentena” e as faixas “Malícia” e “Cotidiano”, inspirada no funk consciente paulistano. Como produtor musical, tem realizado ainda trabalhos publicitários e audiovisuais, para marcas como PUMA e com diretores como Lázaro Ramos.

Nesse calor, Rincon pretende investir ainda mais em seu brilho próprio e manter o alcance de seus raios sonoros em constante ampliação. “Cada vez mais a gente assume um protagonismo na música brasileira. Durante muito tempo você consome, aprecia e se inspira em ídolos. Até que saímos desta posição de receber as tendências e coisas que outras pessoas fazem para poder produzir. Hoje, me vejo num momento em que sou ponta de lança. Dentro da música brasileira e das minhas proporções, tenho a força de ditar coisas novas, que tenho vontade de fazer e que, de certa forma, esperava alguém fazer antes. A autonomia artística que tenho conquistado me deixa muito feliz por poder deixar um legado e influenciar outras gerações, assim como outros fizeram e me influenciaram.” E a gente só quer D nessa vitamina.

Confira: