Costa Alves, com 20 anos de  carreira como MC na cena undergournd brasileira e internacional, lança seu mais novo  vídeo clipe para a faixa “O Brilho do Amanhã”

Rapper Costa Alves lança videoclipe “O Brilho do Amanhã”

Música que une o rap com o samba e aborda desigualdades e mazelas causadas pela pandemia de Covid-19

O rapper paulistano Costa Alves, com 20 anos de  carreira como MC na cena undergournd brasileira e internacional, lança seu mais novo  vídeo clipe para a faixa “O Brilho do Amanhã”, com participação de Rafael Rocha e que já havia sido disponibilizada no começo deste ano nas plataformas digitais. A  música, que é o primeiro lançamento de uma série que envolve o novo projeto do  rapper, “Costa Alves e a Batucada Fantástica”, evidencia a junção de rap com samba,  fio condutor do trabalho recente e uma das principais influências do artista.

O vídeo dirigido por Paulo Savala explora a estética híbrida, trazendo o conceito de  foto filme, que une a fotografia à linguagem cinematográfica. Gravado na zona norte  de São Paulo, no barracão da escola de samba Unidos do Peruche e entre os becos e vielas da comunidade da escola, o projeto audiovisual revela uma série de observações  de Costa Alves sobre a atual conjuntura social, política e sanitária do Brasil e do  mundo, que fica evidente logo nas primeiras estrofes da música:

“Não ter empatia é falta de amor

Nessa conjuntura não se pode errar

O mundo sem rumo também se calou

Futuro é incerto por todo lugar

De barriga vazia não dá pra viver

E não dá pra morrer em função de lucrar

A fé se mantém muito além do dizer

Para se manter e o amanhã enxergar

Espere o pior dos homens do poder

Saúde não é pauta de parlamentar

Informe os seus e não pague pra ver

Entre perecer é melhor se isolar

A ânsia de andar fez comércio fechar

Muvuca só fez esse mal se espalhar

Preserve você pelos meus pelos seus

Para combater por igual todo mal…”

O disco “Costa Alves e a Batucada Fantástica”, permeado pelas influências de samba  de partido alto resgatadas a partir das memórias afetivas do rapper, com referências a  artistas como Beth Carvalho, Os Originais do Samba e Bezerra da Silva, tem previsão de  lançamento ainda para 2021. Ainda nesse ano, Costa Alves celebra também 10 anos de  seu álbum solo, chamado “Interiormente”.

Saiba mais sobre Costa Alves:

Artista com mais de 20 anos de carreira na cena underground paulistana, iniciou em Taboão da Serra com grupo Colapso Nervoso em meados de 1998. Em seguida passam a fazer parte da Posse H2pm, coletivo que se reunia para ensaiar e trocar conhecimentos a cerca do hip hop e promover ações sociais em Taboão da Serra e Embu das Artes. Em 2000, Costa Alves criou com outros companheiros o Artefato Bombardeio, que foi até 2005. O grupo fez várias apresentações pela cidade de São Paulo e participou do evento internacional “Trocando Ideia”, de Porto Alegre (RS, em 2002. Em 2004, o Artefato Bombardeio ganha a promoção da Revista Rap Brasil “vídeo clipe na faixa” onde ganhou um vídeo para a música nossa lei. Em 2005, participou do projeto MPC (Contínua Progressão Musical), o grupo fez várias apresentações por São Paulo e participou da Mixtape DJ Gusta Nunca Só.

Em 2009, Costa Alves se lançou como cantor solo. Já no ano seguinte viajou ao Chile, peregrinando entre festas de Santiago a Valparaiso. Buscou destacar nesse disco sua vivência dentro da cultura hip hop que vem desde do fim de 1998, trazendo histórias, evocando a arte de pertencer e fazer parte de algo que mudou sua vida por completo.

O disco lançado no Brasil em julho de 2011 teve sua circulação de forma independente. O trabalho foi vendido de mão em mão pelas ruas de São Paulo, no auge da produção independente e da grande circulação de artistas vendendo seus trabalhos pelas portas de eventos como Rinha dos MCS, festa Gangsta Paradise entre outras que aconteciam com frequência na capital paulista.

Costa Alves voltou ao Chile em 2012 e 2014 para divulgar seu trabalho. Em sua última passagem teve oportunidade de gravar o clipe “Vibrações”, na cidade de San Felipe
De volta ao Brasil, se apresentou no programa Manos & Minas duas vezes, a primeira vez a convite da banda Mental Abstrato e em seguida apresentando seu disco solo.

Em 2015 participou com Mental Abstrato do Festival Batuque dividindo o palco com Rincon Sapiência, o evento contou com a atração internacional Joey Badass entre outros artistas da cena brasileira do hip hop .

No fim de 2017 lança o disco “Porque os sonhos morrem primeiro” com MC carioca Mc Oz veiculando alguns dos vídeo desse trabalho na rede televisiva ( MTV, Music Box Brazil, Play TV e Canal Bis).

Em 2021 Costa Alves apresenta novos trabalhos para comemorar dez anos do seu primeiro disco solo.