Criolo TV

Anistia Internacional ocupa a CRIOLO TV em uma programação especial

CRIOLO TV e Anistia Internacional se juntam para apresentar programação especial em comemoração à Semana Internacional da Juventude

Na Semana Internacional da Juventude, a Anistia Internacional ocupa a CRIOLO TV de terça a quinta para uma programação especial em comemoração à data.

Você pode acompanhar tudo aqui: twitch.tv/criolo

Criolo falou sobre a parceria com a Anistia Internacional e como chegaram à essa programação (que você confere abaixo) e sobre os caminhos trilhado pela TV CRIOLO até então:

“Essa parceria com a Anistia acontece de um modo mais forte e mais poderoso desde que eles iniciaram a campanha “Jovem Negro Vivo” onde fortalecemos essa ação quando fizemos o show no Circo Voador. Como sabíamos que lá teriam muitas pessoas, conseguimos fazer um estande dentro do Circo Voador para fortalecer essa ação no dia do show. Do início da campanha para cá, o nosso convívio sempre foi muito saudável, e sempre procuramos contribuir de alguma forma com as ações da Anistia Internacional. Quando nós começamos o canal, pensamos que era muito importante termos um dia para chamar de conversas necessárias.

Então tivemos o “Xepa Festival” com pessoas de extrema importância para nossa sociedade nos falando dessa caminhada e qual a importância do empreendedorismo preto, economia criativa e os modos de sobreviver nessa sociedade.

Tivemos um encontro para debater a renda básica e o jovem movimento que se reuni para lutar pelos direitos dos entregadores de aplicativos e tivemos também a ocupação do “Festival Marcha” feito 100% por pessoas trans.

Agora vamos receber a Anistia para costurar algo interessante nesse dia das conversas necessárias e de diálogos abertos. Acabamos tendo a felicidade de uma ocupação não só de um dia, mas da semana toda. Vamos dividir da melhor forma as temáticas e as ações que andam acontecendo, a importância dos coletivos e passar um panorama real das situações. É um trabalho em conjunto, feito com muito carinho e seriedade, que procura abrir um espaço de afeto e comunicação para que haja essa troca da melhor forma possível.”, explica o cantor que também faz parte da Assembleia da Anistia Internacional Brasil.

Confira a programação:

11 de agosto (terça) – 16h | Sessão Criolo

  • Vozes da Floresta – Mulheres que Lutam em Defesa da Amazônia

12 de agosto (quarta) – 16h | Aprendendo Junto

  • Dia Internacional da Juventude: só existe o que se faz!

Participantes: Alan Costa (BA) (Ativista interseccional dos movimentos LGBTIA+ e de luta antirracista, idealizador do Coletivo Afrobapho), Paulo Vicente (Coord. de Educação em Direitos Humanos da Anistia Internacional Brasil), Mayara Alves (AM) (Ativista pela preservação da Amazônia e participante do projeto Banana-Terra) e Criolo.

  • Paulo Vicente apresenta dois projetos recentes da Anistia Internacional Brasil que aliaram metodologias de Educação em Direitos Humanos com iniciativas de mobilização já realizadas por jovens ativistas de favelas e periferias do Brasil
  • Mayara Alves e Alan Costa participaram dos projetos e contam como essas experiências afetaram seu ativismo econtribuíram para fortalecer suas lutas localmente

13 de agosto (quinta) – 16h | Conversa Necessária

  • Gamificando a luta por direitos – juventudes inventando novas formas de ganhar o jogo

Participantes: Marcelle Decothé (Fórum de Juventudes da Baixada Fluminense + Covid19 nas Favelas), Kunumi (Rapper da etnia Guarani, comunidade de Krukutu (SP)), Filipe Meirelles (Analista de Ativismo e Mobilização da Anistia Internacional Brasil) e Criolo.

Saiba mais sobre a Criolo TV:

A CRIOLO TV é um canal de comunicação direto entre o artista e o público. O projeto, que surgiu durante brainstorms entre Criolo e sua equipe criativa nos últimos anos, se concretiza com uma parceria entre a Oloko Records e a plataforma de streaming Twitch, que chega ao Brasil promovendo uma série de canais de cantores e cantoras, DJs, produtores e músicos.

Para assistir ao conteúdo gratuito da CRIOLO TV, basta se conectar à página em twitch.tv/criolo ou baixando o app da plataforma. A programação da CRIOLO TV, assim como seu formato, será um trabalho em progressão, em caráter experimental durante os próximos meses.

A ideia da TV é a de explorar ‘processos e projetos’, identificando aspectos sociais, culturais e tecnológicos que façam parte de seu escopo de criação, como forma de aprendizado, seja em vídeos ou com falas de especialistas em seu fazer. O canal buscará criar novos conteúdos a partir dessa pesquisa, gerando e emitindo o resultado simultaneamente. Com o apoio de comunidades, coletivos e instituições, a CRIOLO TV buscará um fortalecimento do poder educacional que a internet traz em sua conectividade e integração. Um lugar para aprender junto.