Foto Créditos: Rui Mendes

Pavilhão 9 lança feat com Detonautas e recupera parceria iniciada no Rock in Rio em 2019

Single “Fatos do Brasil” estará disponível na próxima sexta-feira (24/11) em todas as plataformas digitais…

Single “Fatos do Brasil” estará disponível na próxima sexta-feira (24/11) em todas as plataformas digitais

No dia 24 de novembro, chega às plataformas digitais o single “Fatos do Brasil”, nova música da banda Pavilhão 9, em parceria com o Detonautas.

Produzida pelo Pavilhão 9 e Daniel Krotozinsky (DNAudio Studios), mixada e masterizada por Apollo 9, e escrita a quatro mãos por Rhossi e Tico Santa Cruz, a música dá continuidade ao encontro realizado no palco do Rock in Rio em 2019 trazendo ao público o peso das guitarras de Rafael Bombeck, da bateria de Leco Canali, os scratches do DJ MF e o vocal inconfundível de Doze, que completa o time de vocalistas.

Como não poderia ser diferente, “Fatos do Brasil” é uma música de protesto, que escancara questões políticas e sociais que permeiam o Brasil desde sempre, mas traz um refrão otimista que vem para ficar:

Só se conserta o futuro

Fincando o pé no presente

Lavando a alma do povo

Que sofre junto com a gente

Desse passado sombrio

Quem sempre nos perseguiu

O jogo vai virar

Fatos sobre o Brasil

 

Lançamento do single “Fatos do Brasil”

Disponível em todas as plataformas digitais no dia 24/11/2023

Link para pré-save: https://onerpm.link/258078335730

De acordo com Rhossi, vocalista da banda, “’Fatos do Brasil’ é uma música de protesto, mas que fala também de mudança e que tem tudo a ver com o momento pelo qual o país e o mundo estão passando. Poder contar com a participação do Detonautas numa música como essa reforça ainda mais esse viés político que a música tem”.

O projeto gráfico da capa ficou a cargo da agência Mitt, que criou a proposta visual utilizando fotografia e referências iconográficas de momentos marcantes da história do Brasil para sintetizar a luta entre opressores e oprimidos. Assim, inspirados na obra “Seja Marginal. Seja herói”, de Hélio Oiticica, que retrata o assassinato de Cara de Cavalo, uma das primeiras vítimas do esquadrão da morte carioca durante a ditadura, morto acusado de assassinar um policial, fizeram uma releitura atualizando o sentido da obra. Dessa vez, na capa do single, o preto, pobre e favelado assassinado e perseguido pela força policial não morre, mas está se levantando para virar o jogo.

“Fatos do Brasil” vem para fechar as comemorações dos 30 anos de carreira da banda Pavilhão 9 e estará disponível em todas as plataformas digitais a partir do dia 24/11.