30º Prêmio da Música Brasileira anuncia os indicados

30º Prêmio da Música Brasileira anuncia os indicados

Homenageada do ano, Alcione ganhará show especial com participações e números musicais inéditos na cerimônia…

Homenageada do ano, Alcione ganhará show especial com participações e números musicais inéditos na cerimônia da premiação, marcada para 31 de maio, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com apresentação de Felipe Neto e Lázaro Ramos

Prêmio da Música Brasileira divulgou hoje os indicados de sua 30ª edição, que acontecerá no próximo dia 31 de maio após um hiato de quatro anos. O anúncio foi promovido através de uma ação conjunta entre as redes sociais da premiação e uma série de grandes personalidades da música brasileira, como Ney Matogrosso e Carlinhos Brown, que gravaram vídeos com as indicações para os 31 troféus em disputa. A edição de 2023 marca também o início da parceria entre o criador do Prêmio, José Maurício Machline, e a empresária Heloisa Guarita, que inclui planos de fomento à música ao longo do ano.

‘O Prêmio da Música Brasileira é um grande aliado para o estímulo à cultura. Durante muitos anos o evento foi reconhecido por esse poder de impacto e agora, com o seu retorno, as oportunidades se agigantaram para apoiarmos e darmos visibilidade a mais artistas. Apenas nesta edição tivemos um número de inscritos recorde, foram quase dez mil artistas dos mais diferentes gêneros, de todos os cantos do Brasil. Ficou ainda mais claro para nós a importância desta diversidade cultural e regional. Fomos atingidos por artistas dos grandes centros urbanos e dos lugares mais remotos do Brasil, todos fazendo música de qualidade e dos mais diferentes estilos’, celebra Machline.

‘Depois de passar pelo olhar de todos nossos jurados, é incrível comprovar a relevância do PMB em retratar os diferentes ritmos representados de Norte a Sul desse país. E melhor ainda é observar a presença de grandes e consagrados artistas concorrendo com os mais novos talentos do Brasil. Conseguimos trazer a diversidade e o momento real desse país chamado música’, reflete Heloisa.

“A música brasileira sempre foi uma das expressões culturais mais fortes no país, com uma pluralidade de artistas e gêneros que só encontramos no Brasil. Ela sempre foi capaz de unir gerações, quebrar barreiras e contar histórias por meio de ritmos e artistas diversos. É com muito orgulho que o iFood, uma empresa que nasceu no Brasil, está patrocinando o Prêmio da Música Brasileira e fazendo parte desse momento especial que marca a celebração dos nossos artistas e da nossa música, essa grande paixão nacional”, afirma Regina Maia, Diretora de Comunicação do iFood.

A cerimônia do 30º Prêmio da Música Brasileira acontecerá no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e será apresentada por Felipe Neto e Lázaro Ramos. Juntos, eles vão comandar uma noite repleta de números musicais inéditos e exclusivos, em show que celebra os 50 anos de carreira de Alcione, uma das maiores vencedoras da premiação.

Criado por José Maurício Machline em 1987, o PMB se tornou uma referência incontornável para a cultura nacional nas últimas décadas, ao estimular a produção musical, revelar talentos e promover encontros e homenagens que entraram para a história. Neste ano, a premiação reafirma os laços com a inovação e acompanha as imensas transformações que o mundo, a tecnologia e o mercado fonográfico viveram nos últimos anos, com a revisão de categorias e a preocupação em gerar um impacto social em todas as suas ações.

Todas as modificações foram debatidas e ratificadas pelo Conselho do Prêmio, formado por Antônio Carlos Miguel, Arnaldo Antunes, Djavan, Emicida, Gilberto Gil, João Bosco, Karol Conka, Ney Matogrosso, Wanderléa, Yamandu Costa, José Maurício Machline e Heloisa Guarita.

Entre as novidades, o Prêmio traz a retirada da divisão entre Cantor / Cantora para a entrada de Intérprete, abrangendo artistas femininos, masculinos e não-bináries. Da mesma forma que a antiga categoria Pop / Rock / Reggae / Hip Hop / Funk passa a se dividir em duas, Pop/Rock e Música Urbana, além de a premiação de Melhor DVD se tornar agora Melhor Produto Audiovisual, em que podem concorrer clipes, projetos para plataformas de vídeo, DVDs e documentários musicais.

Ao observar a lista dos quase dez mil inscritos, o destaque quantitativo imediato é o da nova categoria Música Urbana, que agrega 20% das inscrições, incluindo fenômenos revelados nos últimos anos, como Gloria GrooveIza e Baco Exu do Blues.

 

Os indicados

A seleção dos indicados para as 31 categorias do Prêmio da Música Brasileira traça um panorama diverso, múltiplo e abrangente da produção musical do último ano no país. A lista contempla artistas de todas as regiões do Brasil, com 18 estados (Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins), representados em diversas indicações.

Em um painel muito equilibrado, apenas dois artistas acumulam três indicações: Chico César, que circula entre as categorias Canção Popular e Pop/Rock, e a Orquestra Sinfônica Brasileira, que domina as indicações em Lançamento Erudito.

A lista pulverizada tem ainda 22 artistas empatados com duas indicações cada um: Alceu Valença, Almir Sater, Anitta, Baco Exu dos Blues, Bebê Kramer, Chico Buarque, Criolo, Diogo Nogueira, Dom Salvador, Duda Beat, Elba Ramalho, Elza Soares, Erasmo Carlos, Fundo de Quintal, Gloria Groove, Iza, Letieres Leite, Marília Mendonça, Martinho da Vila, Planet Hemp, Zeca Veloso e Yamandu Costa.

Após três anos de grandes perdas para a música e a cultura brasileira, também chamam a atenção as indicações póstumas de artistas que seguiram trabalhando e criando até o fim de suas vidas, como Elza SoaresErasmo CarlosLetieres Leite e Marília Mendonça.

 

Homenagens e o legado do PMB

Desde o ano de sua criação, quando homenageou Vinicius de Moraes, o Prêmio enaltece um artista brasileiro, que serve como fonte para o roteiro e repertório do show da cerimônia de entrega. Já foram homenageados, pela ordem, Dorival Caymmi, Maysa, Elizeth Cardoso, Luiz Gonzaga, Ângela Maria & Cauby Peixoto, Gilberto Gil, Elis Regina, Milton Nascimento, Rita Lee, Jackson do Pandeiro, Gal Costa, Ary Barroso, Lulu Santos, Baden Powell, Jair Rodrigues, Zé Ketti, Dominguinhos, Clara Nunes, Dona Ivone Lara, Noel Rosa, João Bosco, Tom Jobim, Maria Bethânia, Gonzaguinha, Ney Matogrosso e Luiz Melodia.

 

LISTA DE INDICADOS AO 30º PRÊMIO DA MÚSICA BRASILEIRA

CANÇÃO POPULAR

DUPLA

Maiara e Maraisa

NAGE

Os Barões Da Pisadinha

GRUPO

Orquestra Greiosa

Psirico

Zimbra

INTÉRPRETE

Duda Beat

Lucy Alves

Marília Mendonça

Roberta Miranda

Roberto Carlos

LANÇAMENTO

Duda Beat – Dar Uma Deitchada (Produção: Lux & Tróia)

Felipe Cordeiro, Chico César – De Amor, Amor (Produção: Felipe Cordeiro)

Marília Mendonça – Decretos Reais (Produção: Junior Champi, Elvis Tcherr)

ESPECIAIS

LANÇAMENTO ELETRÔNICO

Batata boy, Garbela – Entre Cidades (Produção: Batata Boy, Garbela)

Gerra G – Todos os Lados (Produção: Gerra G)

VHOOR – Baile & Bass (Produção: VHOOR)

LANÇAMENTO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

Anitta – Versions of Me (Produção: Ryan Tedder)

Blubell, Luca Raele – If You Only Knew (Acoustic) (Produção: Luca Raele)

Cássia Eller, Victor Biglione – Cássia Eller & Victor Biglione in blues (Produção: Victor Biglione, Zé Nogueira)

LANÇAMENTO ERUDITO

Orquestra Sinfonica Brasileira – Abertura da Ópera o Guarani (Ao Vivo)

Orquestra Sinfonica Brasileira – Bachiana Nº 4-1 Movimento

Orquestra Sinfonica Brasileira – Divertimento para Cordas (Ao vivo)

LANÇAMENTO INFANTIL

Dudu Nicácio – Bloco Fera Neném (Produção: Rodrigo Braga)

Mundo Bita – É Alegria (Produção: Chaps Melo, Vinícius Guerra (Vinispace) e Walman Filho)

Planeta DóRéMi, Léo Pinheiro – Lá na Fazenda do Meu Pai (Produção: Léo Pinheiro)

PROJETO ESPECIAL

Alfredo Del-Penho, João Cavalcanti, Moyseis Marques, Pedro Miranda – Desengaiola (Produção: João Cavalcanti e Pedro Luís)

Baby Do Brasil, Pepeu Gomes – Baby e Pepeu – Noites Cariocas (Ao Vivo) (Produção: Pepeu Gomes, Juliano Cortuah)

Gabriel Aragão – Malhada Vermelha (Trilha Sonora Original do Filme) (Produção: Gabriel Aragão)

INSTRUMENTAL

GRUPO

Gian Correa e os Chorões Alterados

Letieres Leite, Orkestra Rumpilezz

Pianorquestra

SOLISTA

Bebê Kramer

Dom Salvador

Jaques Morelenbaum

Jorge Helder

Yamandu Costa

LANÇAMENTO

Dom Salvador – Dom Salvador Trio (Samborium) (Produção: Dom Salvador)

Letieres Leite, Orquestra Rumpilezz – Moacir de todos os santos (Produção: Letieres Leite, Sylvio Fraga e Pepê Monnerat)

Yamandu Costa, Bebê Kramer – Simpatia (Produção: Yamandu Costa e Bebê Kramer)

MPB

GRUPO

Bala Desejo

Banda de Boca

MPB4

INTÉRPRETE

Alaíde Costa

Djavan

Dori Caymmi

Gilberto Gil

Mônica Salmaso

LANÇAMENTO

Alaíde Costa – O Que Meus Calos Dizem Sobre Mim (Produção: Marcus Preto, Pupillo, Emicida)

Alceu Valença, Orquestra de Ouro Preto – Valencianas II: Ao Vivo Em Portugal (Produção: Maestro Rodrigo Toffolo)

Chico Buarque, Hamilton de Holanda – Que Tal um Samba? (Produção: Luiz Claudio Ramos)

Melhor Canção

Alaíde Costa – Pessoa-Ilha (Intérprete: Alaíde Costa / Compositor: Emicida, Ivan Lins)

Chico Buarque, Hamilton de Holanda – Que Tal um Samba? (Intérprete: Chico Buarque / Compositor: Chico Buarque)

Zé Miguel Wisnik – Chorou e Riu (Intérprete: Zé Miguel Wisnik, Mônica Salmaso / Compositor: Zé Miguel Wisnik)

MÚSICA URBANA

GRUPO

Afrocidade

Pavilhão 9

Planet Hemp

INTÉRPRETE

Baco Exu do Blues

Criolo

Gloria Groove

IZA

Xênia França

LANÇAMENTO

Criolo – Sobre Viver (Produção: Tropkillaz)

Baco Exu do Blues – QVVJFA (Quantas Vezes Você Já Foi Amado?) (Produção: Marcelo Delamare)

Planet Hemp – JARDINEIROS (Produção: Planet Hemp, Nave, Mario Caldato Jr, Tropkillaz)

POP/ROCK

GRUPO

Gilsons

Jovem Dionísio

Ratos De Porão

INTÉRPRETE

Chico César

Elza Soares

Erasmo Carlos

Tom Zé

Tulipa Ruiz

LANÇAMENTO

Erasmo Carlos – O Futuro Pertence Á… Jovem Guarda (Produção: Pupillo)

Elza Soares – Elza Ao Vivo No Municipal (Produção: Rafael Ramos)

Chico César – Vestido de Amor (Produção: Jean Lamoot, Chico César)

REGIONAL

DUPLA

Duo Aduar

Mayck & Lyan

Sample Hate

GRUPO

Boi Bumbá Garantido

Olodum

Quinteto Violado

INTÉRPRETE

Alceu Valença

Almir Sater

Elba Ramalho

Isadora Melo

Zeca Veloso

LANÇAMENTO

Almir Sater – Do Amanhã Nada Sei (Produção: Eric Silver)

Elba Ramalho – Elba Ramalho No Maior São João do Mundo (Ao Vivo) (Produção: Junior Evangelista)

Zeca Veloso – O Sopro do Fole (Produção: Zeca Veloso, Luciano Oliveira, Antonio Pedro Ferraz, Pedro Paulo Monnerat)

REVELAÇÃO

Fernando Dias Gomes

Maurício Guil

Plínio Fernandes

SAMBA

GRUPO

Grupo Fundo De Quintal

Grupo Revelação

Raça Negra

INTÉRPRETE

Diogo Nogueira

Ferrugem

Maria Rita

Martinho da Vila

Péricles

LANÇAMENTO

Diogo Nogueira e Hamilton de Holanda – Fim do Horizonte (Produção: Hamilton de Holanda e André Vasconcellos)

Grupo Fundo De Quintal – Fundo de Quintal – 45 Anos Vol.1 (Ao Vivo) (Produção: André Renato)

Martinho da Vila – Mistura Homogênea (Produção: Celso Filho, Martinho Antônio)

PROJETO AUDIOVISUAL

Anitta, LUCK MUZIK – TROPA (Direção: Christian Breslauer)

Gilsons – Pra Gente Acordar (O Filme) (Direção: Pedro Alvarenga)

Iza – Fé (Direção: Felipe Sassi)

Pabllo Vittar, Gloria Groove – AMEIANOITE (Direção: Fernando Nogari)

Tim Bernardes – Mistificar (Direção: André Dip)