Foto Divulgação UFSB - Mano Brown

Mano Brown cita companheiros do grupo Racionais ao receber título de Doutor Honoris Causa da UFSB

Na última quarta-feira, dia 1º de novembro, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)…

Na última quarta-feira, dia 1º de novembro, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) concedeu o título de Doutor Honoris Causa ao renomado rapper brasileiro Mano Brown. Durante a cerimônia, o artista fez questão de mencionar seus companheiros de grupo, os integrantes do Racionais MC’s, ressaltando a importância deles em sua trajetória.

Mano Brown, nome artístico de Pedro Paulo Soares Pereira, é reconhecido como uma das vozes mais importantes das periferias do Brasil e um dos fundadores do grupo de rap Racionais MC’s, que surgiu em 1988. Sua contribuição artística e seu engajamento social foram fundamentais para que a academia concedesse essa honraria.

Durante o discurso de agradecimento, Mano Brown enfatizou a importância dos seus companheiros de grupo, Edi Rock, KL Jay e Ice Blue, afirmando que eles são como uma família para ele. O rapper destacou que sem a presença e o apoio desses artistas talentosos, ele não seria quem é hoje. A união e o amor entre os membros do Racionais MC’s são considerados uma das maiores heranças do grupo.

A concessão do título de Doutor Honoris Causa a Mano Brown foi aprovada pelo Conselho Universitário da UFSB em reconhecimento à sua liderança artística no cenário nacional do hip hop e à sua capacidade de retratar a realidade das periferias, dando voz à juventude negra. Essa honraria também faz parte das celebrações dos dez anos de criação da universidade.

A UFSB tem como objetivo valorizar e homenagear personalidades que tenham contribuído significativamente para a sociedade, seja nas áreas acadêmica, humanística ou social. A música de Mano Brown e o trabalho do grupo Racionais MC’s são exemplos de expressões artísticas que transcendem os limites da cultura e têm impacto direto na vida das pessoas.

O título de Doutor Honoris Causa é uma forma de reconhecer e enaltecer o talento e o comprometimento de Mano Brown com a sua arte e com a luta por igualdade e justiça social. Sua trajetória inspiradora continua a influenciar e a mobilizar pessoas em todo o país, mostrando que a música pode ser uma poderosa ferramenta de transformação e conscientização.

Mano Brown é uma figura emblemática do hip hop brasileiro, e sua conquista do título de Doutor Honoris Causa reforça o reconhecimento de seu trabalho e de sua importância para a cultura brasileira. Sua música e suas palavras continuam a ecoar nas periferias e a inspirar uma nova geração de artistas e ativistas.

Foto Divulgação UFSB