GRIOT Assessoria - Cristhiane Faria

Ex-Assessora de Rincon Sapiência abre agência e critica hipocrisia no Rap

GRIOT Assessoria chega com missão de quebrar o domínio das agências brancas no Rap Nacional

Na semana da Consciência Negra, chegou ao mercado uma agência de Relações Públicas com foco em assessorar artistas, eventos e criadores de conteúdo negros.

A GRIOT Assessoria é fundada por Cristhiane Faria, comunicadora social que iniciou sua trajetória no meio cultural e de influência digital em 2018, como Relações Públicas do selo musical MGoma, dirigido pelo MC e produtor musical Rincon Sapiência. Em entrevista recente ao portal Rap Dab, a empresária criticou os artistas negros que ascendem e que não levam os pretos juntos, priorizando a contratação de agências de Comunicação lideradas por pessoas não-negras.

A criação da GRIOT no atendimento ao setor cultural e artístico vem da percepção de que há diversos artistas, eventos e criadores de conteúdo afrocentrados, ativistas e antirracistas, mas que em suas equipes estão apenas pessoas não-negras.

“Não preciso citar nomes, mas este é um debate que já vem sendo feito há tempos por Assessoras de Comunicação que estão na estrada há mais tempo que eu, e que agora eu venho ser mais uma a pontuar e mostrar que existem profissionais da Comunicação fazendo um bom trabalho e dispostas a desenvolver novos projetos, seja no underground, mid ou mainstream”, ressalta Cristhiane.

A especialidade da agência é trabalhar o posicionamento e a imagem com foco no empoderamento preto, e na Comunicação Integrada de acordo com os objetivos específicos de cada cliente. Os serviços que possibilitam essas estratégias são: assessoria de imprensa, social media, curadoria e consultoria estratégica.

Atualmente, a GRIOT tem em seu casting a cantora Indy Naíse, que já trabalhou com o próprio Rincon, além de Emicida, Fióti e IZA. Também trabalha com a dupla Dois Africanos, composta por cantores do Benin e Togo, e que tiveram alcance nacional com a participação no reality show musical ‘SuperStar’, da Rede Globo em 2015.

Além de artistas, a GRIOT também atende as plataformas artísticas e culturais Academia Dancehall e Academia do Funk; a plataforma de conteúdo Influência Negra e a plataforma de saúde holística africana Kiumbe Ixi. Entre outubro e dezembro de 2020, a agência faz as gestão de redes sociais da 5ª edição do Festival Periferia Preta e a assessoria de imprensa da 7ª edição do Festival Encontro das Pretas. E neste mês de novembro, realizou o lançamento de singles dos artistas em início de carreira, Gabriellê, cantora que lançou a faixa “Oxitocina” – no Dia Mundial do Hip Hop (12), e do multiartista Leonardo Alan, com a faixa “Danado” – no Dia da Consciência Negra (20).

A partir de um resgate ancestral, a GRIOT Assessoria propõem perpetuar por meio da oralidade as histórias do povo preto por meio das mídias convencional e alternativa, e na internet.

O nome GRIOT é uma menção aos contadores de histórias e perpetuadores da cultura africana, responsáveis por transmitir de forma oral todas as tradições, mitos, ritos e canções ao longo das gerações. Países como Mauritânia, Guiné, Moçambique, Congo e Mali, possuem essa tradição. Estes griots na contemporaneidade, são comunicadores, escritores, poetas, artistas, terapeutas holísticas, filósofas, entre outros, que mantém vivos o legado das filosofia e cultura africanas no continente de origem e pela diáspora.