Foto Divulgação Racionais

Enem 2023: Racionais MC’s é homenageado nas capas dos cadernos de prova

No último domingo (5), os candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)…

No último domingo (5), os candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) puderam perceber uma homenagem especial aos Racionais MC’s na capa dos cadernos de questão. Essa tradição do Enem consiste em utilizar frases motivadoras para identificar a cor de cada caderno de prova, auxiliando na organização das questões.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela elaboração do Enem, costuma escolher artistas renomados para compor as frases das capas dos cadernos. Em anos anteriores, artistas como Cecília Meireles e Legião Urbana foram homenageados. Neste ano, foi a vez do grupo de rap Racionais MC’s receber essa homenagem.

O grupo Racionais MC’s, formado por Edi Rock, Ice Blue, KL Jay e Mano Brown há mais de 30 anos na periferia de São Paulo (SP), é considerado uma referência no cenário do rap e hip hop no Brasil. Sua influência vai além desses gêneros, abrangendo também o trap e outros derivados.

As frases escolhidas para as capas dos cadernos do Enem foram retiradas das canções do terceiro álbum do grupo, intitulado “Nada como um Dia após o Outro Dia”, lançado em 2002. Cada cor de caderno apresentou um trecho diferente:

  • Na prova branca, a frase escolhida foi um trecho da música “Vida loka (parte 1)”: “Até no lixão nasce flor”.
  • No caderno rosa, o trecho selecionado foi da música “A vida é desafio”: “É necessário sempre acreditar que o sonho é possível”.
  • Na prova amarela, a frase foi retirada da canção “Negro drama”: “Sou exemplo de vitórias, trajetos e glórias”.
  • Já no caderno azul, o verso escolhido veio da música “Sou + você”: “Você é do tamanho do seu sonho”.

Essa descoberta gerou diversas reações nas redes sociais, destacando a importância do grupo Racionais MC’s e sua mensagem poderosa nas letras de suas músicas.

No primeiro dia de provas do Enem, os candidatos responderam questões de linguagens e ciências humanas, que abrangem disciplinas como português, história, geografia, educação física e sociologia, além das línguas estrangeiras.

No próximo dia de provas, que ocorrerá em 12 de novembro, os participantes enfrentarão questões de matemática e ciências da natureza, envolvendo química, física e biologia.