Foto Créditos: MOTTILAA

Álbum icônico de MAX B.O chega às plataformas digitais – ‘Ensaio, O Disco’

Lançado no formato físico, em 2010, ‘ENSAIO, O DISCO’ reúne artistas como Stephanie, DJ KL…

Lançado no formato físico, em 2010, ‘ENSAIO, O DISCO’ reúne artistas como Stephanie, DJ KL Jay, Lívia Cruz, Nave Beats, Shirley Casa Verde e DJ Negralha

Max B.O. –  rapper fundamental para a formação do hip-hop brasileiro – acaba de anunciar a estreia de ‘Ensaio, O Disco’ em todas as plataformas digitais. O projeto, originalmente divulgado no formato físico, em 2010, figura como primeiro álbum de estúdio do músico e reúne, entre participações nos vocais, scratches ou produção musical, nomes como Stephanie, DJ KL Jay, Lívia Cruz, Nave Beats, Shirley Casa Verde, DJ Negralha, Luana (ATAL) Hansen, DJ Marco, Cindy Mendes, DJ QAP, Felipe Rodarte, DJ Primo, Iky Castilho, DJ Babão, Adriano Ministro, DJ Will, Waltinho A.C., Aori, Cabes e Vander Carneiro.

“É o meu primeiro disco, um trabalho feito com muito amor e dedicação. Minha primeira ideia de disco foi em 1999, mas aí nasceu a Academia Brasileira de Rimas e o foco foi tocar o grupo que foi o primeiro de Freestyle no Brasil. Ensaio, O Disco foi uma junção com parceiros poderosos, que depois se tornaram artistas de destaque na cena musical”.

Com 16 faixas, ‘ENSAIO, O DISCO’ é uma obra que mergulha nas raízes da música brasileira e celebra a originalidade do rap nacional, homenageando, ainda, duas influências fundamentais para Max B.O.: Geraldo Filme e Wilson Simonal.

“O nome do disco é uma reverência ao extinto programa “Ensaio” da TV Cultura, cujo episódio com Geraldo Filme foi marcante para mim”. A capa, inspirada no álbum “A Nova Dimensão do Samba” (1964), de Wilson Simonal, reflete o respeito do artista por esses mestres.

O processo criativo envolveu visitas a amigos beatmakers em Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo, estabelecendo sessões, produzindo beats, compondo e gravando vozes. As mixagens e todo o processo de repertório foram concentrados no Atelier Studios e Max B.O. destaca: “É um projeto elaborado por mim, junto de pessoas que admiro, amigos talentosos e transitando com uma sonoridade familiar ao meu trabalho”.

Falando sobre amor, diversidade e originalidade, o registro destaca-se por trazer não só uma série de colaborações especiais, mas, sobretudo, por transmitir a mensagem de que é possível fazer um rap autenticamente brasileiro, com características únicas.

‘ENSAIO, O DISCO’ conta com fotos de Ivan Shupikov o texto de apresentação do Xico Sá

Saiba mais sobre MAX B.O.:

Marcelo Silva no registro, Max B.O. nas ruas, começou a ver seu nome circulando fortemente na cultura hip hop a partir de 1998/1999, quando despontou com suas rimas de improviso e criou, ao lado de Paulo Napoli, a Academia Brasileira de Rimas, o movimento precursor de MCs que se dedicavam ao freestyle no Brasil.

Pouco tempo depois de encerrar o projeto, MAX B.O. deu o pontapé inicial para a sua carreira solo. Já esteve em estúdio, entre outros nomes, com Thaíde & DJ Hum, KL Jay, Edi Rock, Black Alien, Marcelo D2, Funk Como Le Gusta, Veiga & Salazar, Trio Mocotó, Rashid e Opalas. Nos inúmeros palcos do país, fez apresentações com Seu Jorge, Nação Zumbi, RZO, O Rappa, DJ Pa!fe, O( o e Palavra Cantada, além dos internacionais Afrika Bambaataa, Zion I e De La Soul.

Em 2010 estreou, com 17 faixas, “Ensaio, O Disco”. Dois anos mais tarde, divulgou a mixtape ‘Antes que o Mundo Acabe’. Já em 2013, lançou ‘FumaSom Vol. 1’. Em 2019, estreou “O.M.M.M. – O Mundo é uM Moinho”, com participações de Rael, Donatinho, Dada Yute, Salazar, Robinho Tavares, Zé Nigro, Iky Castilho, entre outros.

Como Mestre de Cerimônia, conduziu o Dulôco 99, FreeJazz Project, Eco System 1.0, Coca- Cola VibeZone, Skol Hip Hop Manifesta – FLN, Ceará Music, Festival SP Rima com Paz, Vivo Open Air, BrasilinTime, Hip Hop DJ, Indie Hip Hop e Festival Batuque.

Para os que não o conhecem, ele prova seu dom para qualquer incrédulo ao fazer rimas com informações aleatórias: nomes e números do R.G. de membros da plateia, por exemplo. O Truque do RG, criado por B.O., é um dos mais usados por outros rappers brasileiros.

No cinema, Max atuou no longa-metragem “Antonia”, de Tata Amaral. Também está na trilha sonora da obra.Participou, ainda, do filme 3P, que conta a história do basquete nacional. Assina assistência de direção do documentário “Versificando”.

Na televisão, B.O. fez o MC Rappórter, quadro de destaque no programa Brothers da RedeTV!. Apresentou o programa Manos e Minas, na TV Cultura, por 6 temporadas.

Atualmente, está em estúdio trabalhando em lançamentos que serão realizados em 2024.