Mais de 20 anos após a fundação do 509-E, formado por Afro-x e Dexter, enquanto estavam presos no Carandiru, em 1999, o grupo de rap volta à ativa com a música inédita

Afro-x e 509-E são destaques no Trace Trends desta terça-feira

O rapper e o novo parceiro no grupo, seu irmão Bad, são destaques no Trace Trends desta terça-feira, 06/04

Mais de 20 anos após a fundação do 509-E, formado por Afro-x e Dexter, enquanto estavam presos no Carandiru, em 1999, o grupo de rap volta à ativa com a música inédita A Liberdade Cantou. Durante entrevista ao Trace Trends, na RedeTV!, Afro-x e seu novo parceiro, o rapper Bad, falam sobre o retorno, o novo single, a rebelião no Carandiru e a importância da ressocialização de presos.

“O 509-E volta exatamente 16 anos depois muito atual, dentro de uma temática que estamos vivendo, tempos de encarceramento em massa, sobretudo, do povo pobre, preto, da periferia, nordestino. Neste contexto, temos ainda muita coisa a dizer. É necessário continuar falando sobre a questão da ressocialização e outras temáticas. A Liberdade Cantou nos possibilita falar também da periferia. Tem um momento que a gente faz a reflexão sobre os dias do cárcere e volta, sai para rua”, diz Cristian de Souza Augusto, o Afro-x.

O 509-E pretende levar adiante o trabalho e já tem em vista outros lançamentos. “A gente já tem uma música, que é surpresa, com um grande nome do rap nacional (…). O que podemos adiantar é que tem uma música que fala de um fato histórico, chamada Mega Rebelião. Este ano faz 20 anos da mega rebelião, que demonstrou a total falência do sistema. A partir do momento que não se tem políticas públicas, ressocialização, um amparo para essas pessoas que já estão, de certa forma, fragilizadas, você não vai conseguir se transformar. Então, a mega rebelião foi, nada mais, nada menos, que a ineficiência do sistema”, completa Afro-x, que não só estava presente, como fez parte do motim enquanto cumpria pena no Carandiru por assalto à mão armada.

O programa traz ainda um bate-papo sobre o poder das ervas com a Mãe Celina de Xangô; Brutta Attelier, no Afro Negócios; a funkeira MC Nick, no quadro Skip Skip; além de Bafros musicais de Lucas Penteado, Mc Taya, Di Melo, Drik Barbosa e muito mais!

O Trace Trends é apresentado por Alberto Pereira Jr. e Xan Ravelli e vai ao ar toda terça-feira, às 22h45, na RedeTV!