Aborígine grava DVD intimista nas ruas do Riacho Fundo II

Aborígine grava DVD intimista nas ruas do Riacho Fundo II

A gravação será um momento de celebração e reflexão da música e da literatura, elementos…

A gravação será um momento de celebração e reflexão da música e da literatura, elementos que movem o artista.

Nos dias 26 e 27 de agosto de 2023, a partir das 17h, o artista Aborígine celebra os 22 anos de carreira com a gravação do DVD “Literato Marginal”. O evento acontecerá no QC 03, em frente ao Parque Riacho 13, no Riacho Fundo II e conta com participações especiais de Viela 17, Atitude Feminina, Cia In The Hood, Meimei Bastos, Mc Murcego, Kaliandra, Molotov, B Girl Prix, Ravena Carmo, Luh Lemos, Singelo, Alex Suburubano’s, Ruan Guajajara, Projeto Rap, Ramona Jucá, Haynna, Poeta Luiz Vieira, DJ’s Tiago e Chokolaty, Josi Araújo, AceNexx, Mar Nóbrega, Amaro, Criolo, Retok e Taliz.

A gravação será um momento de celebração e reflexão da música e da literatura, elementos que movem Aborígine. Segundo ele, a obra “Literato Marginal” é um sonho antigo.

“Vislumbrava apresentá-lo ao celebrar os 20 anos de carreira em 2021, porém estávamos lutando contra a pandemia e particularmente enfrentando a depressão e o transtorno de ansiedade. Posso dizer que existe diferença entre o Marcus de agora para o de dois atrás, e é o sorriso, a vontade de entregar algo significativo”.

“Literato Marginal” é um dos primeiros shows pós-Covid 19 que Aborígine conseguiu elaborar, planejar e ensaiar. Ele revela que não somente a pandemia, mas suas lutas por saúde mental o colocaram em lugar de reclusão, porém essa nova obra surge como um novo início na carreira artística. Apresenta o mesmo ânimo e utopias de anos atrás, e ainda, é a realização de um sonho pessoal e coletivo.

“Seja a gravação em si ou todas as obras que o circunda: disco, clipes, livros representam um Aborígine maduro e que vem reconhecendo sua importância na cultura. Destaco o ensaio fotográfico que gerou a identidade visual, pois meu filho de 15 anos foi o fotógrafo”, conta Aborígine.

O DVD

O diferencial desta obra será o sorriso de Aborígine. Ela marca o ressurgimento artístico do literato marginal. Para além do retorno, será um momento de cuidado e de cura. Um momento familiar ao som de rap. Haverá brinquedos para que as crianças possam se divertir junto aos seus pais, e como sempre deixa políticas públicas por onde passa, revitalizará a praça que será o ambiente que abrigará a obra intimista que é o retrato de um artista simples e modesto.

Segundo Aborígine, “não vai ser uma mega estrutura, nem uma produção extraordinária no quesito cenografia, pois o meu primeiro palco foi uma calçada e o solado do meu tênis. O meu primeiro cachê foi uma troca por lanche. Uma das primeiras cidades que cantei fora de Samambaia foi o Riacho Fundo II. Eu fui a pé, não tinha o dinheiro da passagem. É simbólico”.

A escolha do local também faz parte do perfil de Aborígine. Quando era morador de Samambaia sempre buscou fazer da cidade muito mais que um dormitório. Promovia eventos, cineclubes e também articulação com escolas. Há 04 anos, conquistou a moradia própria e mudou-se para o Riacho Fundo II. Dada a pandemia e a realidade de morar em apartamento, não teve condições de atuar mais próximo à comunidade.

“Registrar a obra no Riacho também faz deste momento um grito pela ocupação cultural das praças públicas, buscando referenciar e ser referência do território. É mais que um show, faremos oficinas de literatura periférica em escolas da região para resgatar a história, formar poetas e lançar um livro. É essa urgência, beleza e vontade que transborda do Literato Marginal”, diz Aborígine.

Além disso, ele pontua ainda que o Riacho Fundo II possui um fazer artístico forte. “Muitos talentos na comunidade, porém sem a devida atenção e apoio. É importante que nossos vizinhos e vizinhas entendam que nossa cidade deve revelar e fortalecer os seus, acolher sua arte e cultura”, conclui.

22 anos de carreira

Aborígine é um artista reconhecido entre as gerações. Sua marca é a partilha. Desde os primeiros versos registra lutas populares em páginas e canções. Organiza saraus, palestras, oficinas e compartilha e cobra políticas públicas pelos lugares onde passa. Além disso, é escritor. Nos dois volumes do registro bibliográfico “Hip-Hop em mim”, analisa a realidade socioeconômica dos territórios onde surgiram os elementos da cultura hip hop e apresenta novos artistas da cena. Seu perfil lhe rendeu o título de “Literato Marginal”, que também intitula o primeiro DVD da carreira.

Neste ano em que o Hip-Hop completa 50 anos no mundo, Aborígine relançará o livro ‘Hip Hop em Mim’. Ele ressalta que uma das reflexões do relançamento é que “muitos de nós só chegamos aos 30, 40 ou 50 anos graças à cultura Hip Hop, seus elementos fundantes e consciência de classe e identidade que evoca e fortalece”. Uma das suas preocupações na nova fase é que a cultura siga rebelde e próxima ao povo e que a mercantilização não seja o fio condutor das relações e movimentos.

“Tanto o DVD quanto o marco de 50 anos da cultura no mundo registram a memória dessas pegadas e alinhamento dos próximos passos”, explica Aborígine.

Serviço:

Gravação DVD Literato Marginal com Aborígine

Local: QC 03, em frente ao Parque Riacho 13, no Riacho Fundo II

Horário: 17h

26/08 – Participações Especiais

Atitude Feminina, Cia In The Hood, Meimei Bastos, Mc Murcego, Kaliandra Molotov, B Girl Prix, Ravena Carmo, DJ’s Tiago e Chokolaty, Josi Araújo, AceNexx, Mar Nóbrega, Singelo, Amaro e Taliz.

27/08 – Participações Especiais

Viela 17, Bsb Girls, Luh Lemos, Singelo, Alex Suburubano’s, Ruan Guajajara, Projeto Rap, Ramona Jucá, Haynna, Poeta Luiz Vieira, Criolo e Retok.