Rap In Cena Festival lança ação inédita no Rio Grande do Sul através do espaço “Streetshop RIC” e o lançamento da “Rua Da Guedes”

Rap In Cena lança ação inédita através do “Streetshop RIC” e da “Rua Da Guedes”

O projeto tem o intuito de homenagear o hip hop gaúcho e fortalecer marcas locais.…

O projeto tem o intuito de homenagear o hip hop gaúcho e fortalecer marcas locais.

Buscando constante inovação, o Rap In Cena acaba de anunciar uma novidade inédita de ativação no Rio Grande do Sul, que ocorrerá dentro da 9ª edição do maior festival de cultura hip hop do Brasil. Dias 28 e 29 de outubro, o Parque Maurício Sirotsky, em Porto Alegre, ganhará Ruas. E a primeira Rua a fazer parte do “Streetshop RIC” é a “Rua Da Guedes”.

Em homenagem a um dos grupos mais icônicos do rap gaúcho, a “Rua Da Guedes” inaugura um novo movimento dentro do Rap In Cena Festival. “Percebemos que o fluxo entre os palcos era enorme neste espaço onde fica o Streetshop RIC. Então, tivemos a ideia de criar ali um espaço que pudéssemos oferecer visibilidade e vendas para negócios locais. E assim, foi instituída uma quadra de comércios, em que a primeira rua é batizada então de Rua Da Guedes”, explica Keni Martins, idealizador do Rap In Cena.

O “Streetshop RIC” ficará localizado no coração do Parque Harmonia, num ponto de conexão entre os palcos. Ou seja, espaço pelo qual o público transita para acessar as mais de 60 atrações que se apresentam no festival. E agora, esse ponto de encontro contará com informações culturais relevantes sobre o rap nacional, além de homenagear grandes nomes da cena.

“Como é um local de fluxo, o público do festival terá a possibilidade de se conectar com a história do hip hop, através destas homenagens. Temos muitos nomes para enaltecer”, reforça Keni Martins.

Porquê Rua Da Guedes?

O “Streetshop RIC” chega, antes de mais nada, como um movimento de valorização da cena gaúcha e de quem pavimentou a estrada do hip hip no estado. De forma que o Da Guedes por ser um nome incontestável nessa caminhada, inaugura a ação.

“Da Guedes é um dos grupos de maior referência do nosso rap gaúcho. O festival tem alguns nomes da nova geração, mas damos o mesmo valor e importância para quem nos deu base para chegarmos aqui”, justifica Keni Martins.

Oriundo da Rua Guedes da Luz, no bairro Partenon, em Porto Alegre, em 1993, surge o Da Guedes. Mais tarde, em 1997, os caras lançaram a sua primeira demo, intitulada “A Casa não Cai”. Já em 1999, o álbum “Cinco Elementos” ganhou as ruas. Desde então, tornaram-se referência máxima do rap gaúcho. Sucessos como “Dr. Destino” e “Bem Nessa” feat. Thaíde faz parte da discografia do grupo idealizado por Baze, Nitro Di e DJ Deelay. Na formação atual estão Dj Deeley, Baze, Nitro Di, Spawn e Bira Mattos.

“Essa notícia foi uma surpresa muito boa. A gente fez o hip hop na rua mesmo, e agora estamos vendo a nossa rua, e o nosso grupo sendo homenageados em um evento do tamanho do Rap In Cena. Então, a gente fica muito feliz de compartilhar a nossa história dessa forma, neste espaço dedicado ao rap gaúcho, fazendo essa conexão com outras gerações que estarão no festival. Estamos muito honrados”, comemora Nitro Di.

Viva Um Novo Mundo, Viva o Rap In Cena

Com mais de 20 mil ingressos já vendidos, o Rap In Cena Festival traduz através dos números a expectativa do público pela 9ª edição do evento. Atualmente, reconhecido como o maior festival de cultura hip hop do Brasil, o Rap In Cena, que acontece nos dias 28 e 29 de outubro em Porto Alegre, já anunciou 40 nomes dos mais de 60 que prometem agitar a capital gaúcha. São eles: ADL, Amabbi, Azzy, Bin, BK, Bivolt, Borges, Chefin, Cristal, COCOA MAMI, Cynthia Luz, Da Guedes, Djonga, Drika Barbosa, Filipe Ret, Hungria, Hyperanhas, Iza Sabino, Kayblack, L7nnon, Laura Sette, Major RD, MC Cabelinho, Marcelo D2 & Sain, Marechal, Negra Jaque, Negra Li, Orochi, Oruam, PH Original, Poze do Rodo, Raffa Moreira, Racionais MC´s, UCLÃ, Veigh, Vulgo FK, Saulit, Sidoka, TokyoDK e Yunk Vino.

Assim como no último ano, o Rap In Cena retorna com a proposta de oferecer ao público experiências diversas da cultura hip hop. A novidade deste ano fica por conta do tema da 9ª edição, que propõe um universo mágico.

O lançamento oficial do Festival se deu através de uma ação inédita com um palco suspenso por um guindaste, em frente a Orla do Guaíba. Através de um truque de mágica do ilusionista Kronnus, o artista Major RD subiu ao guindaste com um show surpresa e anunciou sua participação no Festival, com o público em êxtase. Agora, as próximas ações de divulgação do evento seguem por esse viés de inovação e experiência, assim como as ativações que farão parte do cenário geral nos dias de festival.

O Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Parque Harmonia) receberá três palcos, além de espaços de skate, basquete, breakdance e praça de alimentação. Em breve, mais detalhes sobre cada experiência serão anunciados.