Rap x Trap

Qual a diferença entre os gêneros tradicionais Rap e Trap?

Em nossa cultura, a música sempre foi uma arte expressada de diversas formas. Desde a…

Em nossa cultura, a música sempre foi uma arte expressada de diversas formas. Desde a música clássica de Bach e Chopin, até os ritmos mais recentes, como o Rap e o Trap. Apesar de terem uma pronúncia parecida, qual a real diferença entre Rap e Trap.

O Rap nos Estados Unidos, particularmente, surgiu como uma resposta aos anseios, medos e represálias que a classe dominante exercia e ainda exerce sobre a minoria, seja ela racial ou social, muitas vezes sendo as duas. Muitos rappers escrevem suas letras e ali deixam seus anseios.

Tupac é o nome mais conhecido quando se trata do rap americano. Ele foi um precursor nessa arte da música, e abriu caminho para tantos outros, como Jay-Z, Kanye West (estes dois tendo um álbum em parceria fenomenal de nome “Watch the Throne”) e até mesmo Eminem.

Eminem quebrou o estereótipo do rap ao ganhar um Oscar pela canção “Lose Yourself”.

Já no Brasil, com suas desigualdades sociais e vítimas da brutalidade policial, o rap foi crescendo dentro das comunidades como uma voz que precisava ser ouvida. Racionais MC é ainda o maior nome quando se trata de rap brasileiro. Mas também abriu caminho para artistas mais novos e até outros que misturam o rap com outros estilos, mas sempre prezando a crítica social, tal como o rapper e cantor Criolo, que estourou no cenário brasileiro.

O rap é uma maneira de se colocar em palavras e em rinhas de campeonatos, o que verdadeiramente se passa para com aqueles que são marginalizados pela sociedade.

Origem do Trap

O Trap é um subgênero do rap que se originou na década de 2000 com DJ Paul no sul dos Estados Unidos. Ganhou popularidade em meados de 2007 com o surgimento de vários grupos de rap e rappers como Gucci Mane, famoso por lançar o ritmo “kept back” feat. LIL Pump,  OJ da Juiceman e produtores como Drumma Boy, Shawty Redd e DJ Zaytoven. Logo depois surgiu o menino Lex Luger com seu 808 com pegada diferente que elevou o trap a outro nível.

O trap da música eletrônica é o que é graças ao trap do movimento hip-hop que aguçou a inspiração de vários DJ de EDM. Ele é caracterizado por seu conteúdo lírico agressivo e som, que incorpora 808 (Roland TR-808) bumbos sub-baixo, em tempo duplo, em tempo triplo e outros tempos mais rápidos de divisão chimbais, sintetizadores em camadas, e cordas “cinematográficas”

Com batidas que são usualmente usadas em baladas, o trap se consolidou graças a um produtor e DJ que fez uma diferença bem grande nesse cenário que introduziu o trap ao mundo: o DJ Diplo.

Alguns nomes grandes e conhecidos do Trap hoje em dia são: Lil Pump, Tekashi 6ix9ine, Lil Xan entre outros. Um exemplo clássico do trap que o colocou na boca do pessoal e na cabeça das pessoas, foi quando o viral “Harlem Shake” tomou conta da internet. Várias pessoas se remexiam ao som do estilo, fazendo assim ele se consolidar. Hoje a marca do trap e rap se tornou principais campanhas a incentivos da comunidade negra,  através de portais e sites como o Facebook, a fintech Nubank e sites locais como Imoble Brasil, Olx e vários outros.

O trap também aborda questões sociais em suas batidas e melodias, tais como uma forte onda de sentimentos, raiva, criminalidade, tráfico de drogas, prostituição, cadeia, religião, armas, gangues, problemas familiares entre outros. Por isso muitas vezes se confunde trap com rap. São dois estilos musicais parecidos no que expressam, mas se expressam de maneira completamente diferente, e sempre lembrando que, o trap é uma extensão do que o rap é.