Projeto de graffiti ocupa muro de 2 mil m² em Sabará (MG) com mais de 60% de mulheres na equipe de artistas

Projeto de graffiti ocupa muro de 2 mil m² em Sabará (MG)

Dos 18 grafiteiros participantes, 11 são mulheres. Projeto, que tem patrocínio da Fundação ArcelorMittal, também…

Dos 18 grafiteiros participantes, 11 são mulheres. Projeto, que tem patrocínio da Fundação ArcelorMittal, também valoriza a diversidade cultural, com artistas selecionados de norte a sul do Brasil

O projeto Fábrica de Graffiti (fabricadegraffiti.com.br) está em Sabará (MG), onde será pintado um muro de 2 mil m² próximo ao centro histórico da cidade. Até o dia 30 de novembro, 18 artistas participantes, sendo 11 mulheres, estarão por ali. Valorizando também a arte local, assim como a diversidade cultural, o grafiteiro de Sabará, Ploc, é um dos convidados do projeto, e os dois artistas selecionados por convocatória nacional são Marieta, de Manaus (AM), e Guime, de Joinville (SC).

Democratizar a arte através dos maiores murais de graffiti do Brasil e humanizar distritos industriais por meio da arte de rua são o propósito que move a POMME, produtora cultural da Fábrica de Graffiti . Realizando projetos de graffiti através de Leis de Incentivo à Cultura e para grandes corporações, já foi responsável pela pintura dos maiores murais de graffiti de Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro. Todos os projetos desenvolvidos levam em consideração os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), praticando igualdade de gênero, sustentabilidade e promovendo geração de renda para artistas locais.

A pintura do muro da siderúrgica ArcelorMittal em Sabará, localizado na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, unirá o tradicional e o contemporâneo – a estética de uma cidade histórica, com construções que remontam ao século XVII, e a arte urbana, surgida nos anos 1970. “A liberdade criativa é uma característica central da Fábrica de Graffiti. Não estabelecemos temas para os grafiteiros e trabalhamos exclusivamente com artes autorais. Essa também é uma forma de estimular o setor cultural e apoiar os artistas”, comenta a fundadora e produtora executiva da Fábrica de Graffiti, Paula Mesquita Lage. O projeto Fábrica de Graffiti em Sabará é patrocinado pela Fundação ArcelorMittal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, em comemoração aos 100 anos da ArcelorMittal Aços Longos na cidade.

Está previsto o uso de 1.300 latas de spray no projeto. Os artistas participantes são: Mona (Amanda Soares Vilaça), GAL (Giselle Marie Silva Ramos), Tita (Tânia Marina do Nascimento Gomes), Tina Soul (Ana Cristina Assunção Leite), Siang (Estela Amaral de Almeida), Tefa (Stephanie Lorraine Ribeiro Ferreira de Paula), Flô (Lanna de Souza Batista), Fear (Vagner Luiz caldeira da Silva), Leds (Ledinir Marques do Nascimento), Ash (Marcos Rodrigues de Freitas), Clara Valente (Maria Clara Barbosa Valente), Comum (André Novais Machado), Mari Flô (Maria Flor Canuto), Thiago Alvim e Larissa Duque.

Descentralização da arte – O grafiteiro Claudinei de Carvalho, mais conhecido como Ploc, é o artista local convidado pelo projeto Fábrica de Graffiti em Sabará. Nascido e criado na cidade, Ploc começou a desenhar ainda criança. Foi vendo um clipe do Afrika Bambaataa, um dos precursores do hip hop, que ele conheceu o graffiti. No vídeo, o rapper novaiorquino usava uma lata de spray para pintar. “Comecei a praticar em casa e, em 1999, fiz meu primeiro trabalho como grafiteiro, vencendo um concurso da Folha de Sabará com o tema Brasil 500 anos”, conta. No projeto da Fábrica de Graffiti, Ploc vai trazer uma estética barroca que remete à história de sua cidade natal. “Quero pintar as memórias de Sabará, coisas que os antigos moradores comentam e não existem mais. E também motivos semeadores de sonhos e as questões sociais envolvidas nisso”, explica. “Sabará recebe poucos projetos que contemplam a arte de rua, a vinda da Fábrica de Graffiti tem uma importância ímpar para o movimento na cidade”.

Arte de norte a sul – Os dois artistas selecionados pela convocatória da Fábrica de Graffiti em Sabará vêm de lugares opostos do Brasil, enriquecendo ainda mais o projeto que sempre celebra a diversidade. Dos 95 inscritos na convocatória, oito foram escolhidos pela curadoria do projeto para que a decisão final fosse do público. Os quase 10 mil votos no Instagram da Fábrica de Graffiti definiram os vencedores que se juntarão aos 16 artistas convidados. Marieta é de Recife (PE), mas foi em Manaus (AM), onde vive desde 2010, que se tornou grafiteira e pintou os maiores murais de sua carreira, com artes de até 28 x 2,6 m de comprimento. Guime é de Joinville (SC) e começou a grafitar muito jovem, com 14 anos. Hoje, aos 22, tem em seu portfólio a pintura das empenas do edifício da Secretaria de Saúde da sua cidade, trabalhando também com ilustrações digitais e modelagem 3D.

Sobre a ArcelorMittal – A ArcelorMittal Brasil é a maior produtora de aços longos da América Latina e faz parte do Grupo ArcelorMittal, líder de aço e de mineração no mundo. A empresa está presente em 60 países e possui unidades industriais em 19 países. Com o propósito de criar ações inteligentes para um mundo melhor, o Grupo é o principal fornecedor de aço de qualidade nos mercados globais de construção. Automotivos, eletrodomésticos e embalagens.

Sobre a Fundação ArcelorMittal: Criada em 1988, a Fundação ArcelorMittal desenvolve projetos sociais nos municípios onde as empresas do Grupo ArcelorMittal estão presentes, beneficiando cerca de 400 mil pessoas por ano. Alinhada com o propósito da empresa de criar um mundo melhor, a instituição investe na formação de crianças e adolescentes protagonistas do próprio futuro. Atenta às necessidades locais, a Fundação promove projetos nas áreas de educação, cultura, promoção social, esporte e saúde. Os investimentos são feitos por meio de recursos da ArcelorMittal ou incentivo fiscal.