Concurso, Primeiro a Poesia, promete valorizar autores e intérpretes autorais do DF

“Primeiro a Poesia”, promete valorizar autores e intérpretes autorais do DF

Uma boa música é feita de uma boa poesia, e sua música poderá ser produzida…

Uma boa música é feita de uma boa poesia, e sua música poderá ser produzida e gravada em um estúdio profissional. Mas, primeiro a poesia, a letra, que deverá ser escolhida pelo público, sem conhecer a canção. As inscrições para o concurso começa dia 8 de fevereiro e poderão ser feitas pelo site do projeto.

Devido à pandemia do novo corona vírus os shows e festivais musicais foram proibidos. Neste cenário de isolamento social a Abraço DF, Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária no Distrito Federal, em colaboração com as rádios comunitárias afiliadas, se propuseram a promover os artistas regionais locais num concurso popular online, sem aglomeração. Essa é uma forma de apoiar um dos seguimentos mas afetados pela pandemia, a cultura.

O projeto deseja alcançar artistas dos quatros cantos do DF. E durante esse momento apreensivo de isolamento e reflexão, muitas pessoas voltaram seus os olhares para a arte. O projeto busca resgatar os famosos festivais que a muito tempo deixaram de acontecer na Capital Federal, no ano em que ela completa 61 anos, com uma ideia diferente e inovadora, com vistas a promover e valorizar os compositores, poetas e intérpretes locais, atuando no potencial desenvolvimento econômico de seus trabalhos.

Poderão se inscrever autores, músicos, grupos e bandas do Distrito Federal. Cada candidato vai poder inscrever duas letras no formulário do concurso, seguido de um áudio recitando a poesia de cada música. A partir do dia 8 fevereiro o concurso estará com as inscrições abertas e seguirá até o dia 28 de fevereiro, data de encerramento das inscrições.

No total serão quatro autores escolhidos pela produção do projeto e quatro autores por votação online do público. As 16 melhores poesias de oito autores serão premiadas com uma gravação profissional, em uma coleção de 16 músicas inéditas. Após produzidas e gravadas, o público conhecerá as canções, que serão lançadas no site exclusivo do concurso, e em diversas plataformas disponíveis, com download gratuito, e ainda promovidas em todas as rádios comunitárias afiliadas da Abraço no DF.

Para os organizadores essa é uma forma de otimizar a publicação de letras e poesias engavetadas, produções acumuladas, ou até mesmo incentivar novas produções. Também é uma forma de fazer o público refletir sobre o que está ouvindo e compartilhando em suas redes, contribuindo para uma melhor qualidade da música popular brasileira, além de proporcionar aos produtores e artistas culturais locais a oportunidade de serem vistos e reconhecidos por seus talentos.

O Concurso, Primeiro a Poesia, irá promover as obras escritas e depois, as canções e os intérpretes. A proposta é voltada a todos os estilos da música popular brasileira, visando valorizar a produção musical e cultural do Distrito Federal.

Para se inscrever é muito fácil. Basta acessar o site (www.primeiroapoesia.com.br), a partir do dia 08 de fevereiro, ler atentamente o regulamento do Concurso e preencher o formulário.