Banda de reggae Ponto de Equilíbrio lança videoclipe “Novo Governo”,

Ponto de Equilíbrio lança videoclipe “Novo Governo”

Música traz à tona um universo onde seríamos governados por representantes indígenas

Já imaginou o Brasil governado por quem primeiro habitou essas terras? O videoclipe “Novo Governo”, da banda de reggae Ponto de Equilíbrio, nos convida a imaginar um cenário político no qual fôssemos governados por representantes indígenas.

Desde o Presidente da República, até os ministros, juízes, secretários, embaixadores e generais, todos os cargos ocupados por membros de diferentes etnias originais de nossas terras: detentores de saberes tradicionais e herdeiros da diversidade cultural. O clipe tem lançamento marcado para 20 de novembro, em todos os canais oficiais da banda.

O videoclipe foi gravado na XIII Aldeia Multiétnica, que é um território na Chapada dos Veadeiros dedicado ao fortalecimento das culturas e lutas políticas dos povos indígenas e remanescentes quilombolas, com princípios de preservação, promoção e acesso ao patrimônio material e imaterial brasileiros. A banda foi convidada para fazer uma apresentação musical e registrou todo o trabalho junto às oito etnias que participaram do encontro: Kayapó Mebengokrê (PA), Krahô (TO), Guarani Mbyá (SC), Fulni-ô (PE), Povos do Alto Xingu (MT), Xavante (MT), Huni Kuin (AC) e CSH Kalunga (GO), no ano de 2019.

Uma das características centrais na identidade do Ponto de Equilíbrio, enquanto banda, ao longo de 20 anos de estrada, é trazer canções que propõem reflexões sobre a vida em sociedade. “Novo Governo” aborda, a um só tempo, questões sociais e ambientais, já que esses dois temas são indissociáveis quando o assunto é a causa indígena. Nesse sentido, a música também é um alerta ao descaso na preservação da Amazônia, do Cerrado, os perigos das queimadas no Pantanal e as consequências para esse bioma.

Além de videoclipe, o single vem acompanhado do filme documentário “Ponto de Equilíbrio – Na Aldeia”. A obra conta com depoimentos de integrantes da banda na vivência com indígenas, além de cenas do show realizado na Aldeia Multiétnica, durante o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros – GO, em julho de 2019. O documentário será lançado nas próximas semanas, no canal oficial da banda no YouTube.

Os dois projetos são uma realização da Kilimanjaro Produções em parceria com as produtoras audiovisuais Criadouro Criativo e Toca Filmes, com Coprodução da Aldeia Multiétnica, dirigido e editado por Victor Ekström e com produção executiva de Pedro Ivo Cardoso e Mari Gominhos.

Assista “Novo Governo”: