Lukinhas (ao centro) nos bastidores da gravação do álbum “Pagode Urbano #01”, na comunidade Asa Branca, no Rio de Janeiro - crédito: @felipe.alberto.s / Divulgação Som Livre

Lukinhas lança álbum ‘Pagode Urbano #01’ com participações de Vitão, Pablo Bispo e Gica

Gravado na Asa Branca – comunidade onde Lukinhas é nascido e criado, no Rio de…

Gravado na Asa Branca – comunidade onde Lukinhas é nascido e criado, no Rio de Janeiro -, projeto consolida o artista como um dos principais nomes do estilo musical em ascensão

Após o sucesso do EP “Deluxo”, Lukinhas continua a consolidar sua posição como uma das principais figuras do pagode urbano – vertente do pagode que mistura elementos do rap, pop e música urbana. Com participações especiais de nomes como Vitão, Pablo Bispo e Gica e seis canções inéditas, o álbum “Pagode Urbano #01” é uma celebração da cultura periférica que permeia a identidade do artista, o firmando enquanto grande representante do gênero musical em ascensão. Disponível a partir desta quinta-feira (28) em todas as plataformas de áudio pelo Inbraza – selo da Som Livre em parceria com a Liga Entretenimento (ouça aqui) -, o projeto também chega com um conteúdo audiovisual captado na comunidade Asa Branca – local onde Lukinhas é nascido, criado e morador -, no Rio de Janeiro.

Sobre como nasceu o estilo, o cantor explica: “Quando eu era mais novo, achava que pagode era coisa de adulto, por conta da linguagem. Eu queria ouvir funk, as músicas urbanas da época. Até que um dia ouvi ‘Palavras de Amigo’, do Thiaguinho com o Rodriguinho, e isso mudou minha percepção, pois eles falavam da mesma forma que eu e meus amigos. Rolou essa conexão com a galera que consumia a música urbana, e eu não tinha visto isso acontecer de novo até a repercussão que ‘Posturada’ (um dos principais hits de Lukinhas) teve por ser um pagode com uma linguagem mais urbana.

O novo álbum apresenta uma estética que se diferencia do pagode tradicional ao abordar temas do cotidiano com uma linguagem autêntica e acessível, que refletem as experiências e emoções do público jovem. Sem perder a sonoridade contagiante e letras que tocam o coração que são características do estilo musical, Lukinhas mergulha no pagode urbano buscando fortalecer as raízes culturais da comunidade.

Foto crédito: @felipe.alberto.s / Divulgação Som Livre