Leonardo Alan luta contra a sombra do racismo em clipe de ‘Batucada’

Leonardo Alan luta contra a sombra do racismo em clipe de ‘Batucada’

Videoclipe representa a exclusão social e intolerância racial vivenciadas pelo artista Marcando uma fase mais…

Videoclipe representa a exclusão social e intolerância racial vivenciadas pelo artista

Marcando uma fase mais independente da sua carreira, o cantor e compositor Leonardo Alan, se prepara para lançar no dia 13 de maio, o single e o videoclipe de ‘Batucada’. A data foi escolhida devido ao marco da “Falsa Abolição”, como é atualmente caracterizada pelo movimento negro, que renuncia a comemoração da abolição da escravatura pela Princesa Isabel, e reforça a crítica sobre o Brasil ter sido o último país da América Latina a ter abdicado do tráfico negreiro. Retratando a exclusão e o racismo, que fizeram com que o artista se escondesse por anos atrás da própria sombra, que paralelamente, também retrata a sombra imposta pela estrutura racista, no Brasil e na Europa, onde o artista reside há oito anos. A produção audiovisual e direção criativa, ficaram por conta do próprio artista e a produção musical é de Nyllo Canela, que já trabalhou com nomes como Seu Jorge, Benito di Paula, Paula Lima, Almir Guineto e grupos como Katinguelê e Pixote.

Leonardo luta contra a personificação dos estereótipos que lhe foram designados até a sua libertação. O artista conta que quando era mais novo tinha medo de ser quem é e de confrontar as pessoas ao seu redor. E foi justamente da reflexão sobre este momento que nasce a letra e o roteiro do videoclipe de Batucada, como uma forma de encarar e escancarar toda essa vivência. “Eu tive que encarar minhas sombras, meus medos e me reinventar. Mudar toda a ideia que eu tinha sobre quem era o Leonardo Alan. Encarar a sua sombra é não ter medo de lutar contra os estereótipos que os são colocados. Essa sombra, como eu gosto de colocar, foi a figura chave para construção da letra e do roteiro de Batucada e a partir daí tudo se desenrolou”, conta o artista.

Leonardo, que também assinou as letras dos singles ‘Danado’ e ‘Watching You’, sempre traz em suas músicas posicionamentos políticos e os percalços que viveu durante a construção da sua identidade. Porém, o novo single representa um novo momento da carreira do artista, que está mais envolvido na produção artística e criativa de seus projetos e quer romper barreiras ainda maiores para levar a sua arte e a cultura afro-brasileira para lugares jamais vistos. Flutuando entre o samba tech e o trap, Batucada também traz uma pegada do tradicional batuque brasileiro para compor o seu estilo.

“A voz do Leonardo Alan me interessou muito desde o primeiro momento em que eu escutei. Então, eu acho que esse foi o ponto de partida. E ele já tinha boa parte da concepção da música pronta e quando ele trouxe pra mim, eu fiz todo o arranjo com muito prazer. E como eu também já moro há algum tempo na Europa, eu tenho umas influências bem eletrônicas, mas os ritmos envolvidos são o Trap, o Rap e a batucada da música brasileira”, relata Nyllo Canela, produtor musical.

Com inspiração de grandes nomes da música brasileira, como WC no Beat, Seu Jorge e Racionais MC, o novo single é mais um dos passos do multiartista. Os planos do artista para 2022, que inclui o lançamento do seu primeiro EP para o segundo semestre, que mistura elementos que vão desde o funk, passando pelo samba, até o rap e o trap. “A pandemia foi muito conturbada, mas trouxe muitas oportunidades e possibilidades para nos reorganizarmos. Acredito que o setor cultural está com tudo. Eu, por exemplo, comecei a fazer cinema e estou na pré-produção de um curta-metragem. Essa retomada se deu ao trabalho incrível dos cientistas que criaram vacinas, possibilitando a retomada das atividades em todo o mundo”, finaliza Leonardo.

Sobre Leonardo Alan

Leonardo Alan é um artista brasileiro, nascido em São Paulo e que atualmente reside na Bélgica. Multifacetado, tem carreira como ator, onde atuou no teatro e no cinema. Em 2020, iniciou sua carreira como cantor e compositor com o lançamento do single ‘Watching You’ e no mesmo ano também lançou ‘Danado’ no Dia da Consciência Negra. Agora Leonardo Alan se prepara para lançar ‘Batucada’ e tem projetos audiovisuais para serem lançados ao longo de 2022. Seu trabalho tem uma forte mensagem política sobre a hipocrisia das relações, liberdade sexual, racismo, liberdade e ego. Seu estilo musical é uma mistura de samba com funk carioca, que não apenas te faz dançar, mas também questionar sua própria identidade.