Jacques Cigarra lança álbum “Prata”

Trata-se de um trabalho que o artista iniciou a mais ou menos 13 anos atrás,…

Trata-se de um trabalho que o artista iniciou a mais ou menos 13 anos atrás, com seu parceiro Luís Dias, que conheceu em Ouro Preto.

 O lançamento não foi em um dia aleatório, foi no aniversário de Jacques, sugerindo um fim e início de ciclo não só biológico, como psicológico e como artista. Mesmo tendo composto músicas maiores em termos de duração, mais complexas e ousadas nos dias atuais, o artista quis lançar o álbum para fechar um ciclo e começar outro, e claro, por considerar as faixas bem atuais. Como Jacques é um escritor, ele pretendia que o álbum, além de um conjunto de canções, tivesse também um caráter literário, poético, onde os textos não dependessem tanto da música como fundo e tivessem valor em si mesmos, como poemas que são, além de também serem letras das músicas. O nome “prata” resume o sentimento que ele quis passar, de algo valioso, brilhante, encantador e poético, como uma joia de prata. Então são três os eixos de composição principais: Poesia, literatura e música.

A capa limpa em termos de design, pretende compor essa ideia de joia, de requinte, de síntese, onde como sempre, menos é mais. Trazer essas duas pessoas lindas, junto ao artista na contracapa foi uma forma de associar esses conceitos e seus valores, com a beleza do nosso povo.

Sobre as faixas, todas as dez são igualmente especiais. “Asfalto” trata de um personagem de mais ou menos uns 25 ou 30 anos, que sai andando pela cidade onde está, viajando pelo país, passando por vários problemas como o cansaço e o desgaste de se viajar sem rumo e de carona, em estado de reflexão gerado por várias desilusões sofridas ao longo da vida, desilusões que o levam a ignorar por exemplo, as consequências legais ao falsificar dólares.

Mas curioso mesmo é o caso da música “Boas Notícias”, que foi escrita para seu amigo e também artista Djonga e um amigo em comum chamado Felipe Datt, homenageando o momento em que se tornaram pais. E logo que começou a gravar o álbum, Jacques conheceu sua esposa. Em seguida sua filha nasceu, depois de ter feito a música.

O disco conta com uma faixa-clipe chamada “Track 9”, que fala de um homem mais velho em conflito com novas tecnologias, sua dificuldade em adaptar-se ao novo momento tecnológico da humanidade. Utilizando signos e símbolos do ambiente digital como o “@”, na faixa, é como se ele estivesse esperando uma mensagem, num formato que não faz mais sentido, a carta, e um amigo depois de conversarem e analisarem a questão, por ser mais novo, o libertasse daquele estado de divisão, dúvida e tristeza, ajudando-o a se adaptar aos novos tempos. A faixa foi inspirada em um episódio parecido que aconteceu com Jacques!

           O disco “Prata” chega com 10 músicas e já está disponível em todas as plataformas digitais.

 

Ficha técnica:

Capitado e mixado em Audiolabnapassagem por Edson Zacca

Produção musical por Edson Zacca, Luís Dias e Jacques Cigarra

Masterizado por Arthur Lunna (@lunnabeccaris)

Composição, Letra, voz, violão: Jacques Cigarra

Guitarra: Edson Zacca

Baixo: Luís Dias

Bateria: Renato Vilela Zacharias

Backing Vocals: Lílian Coelho e Zkiel