Digitaldubs

Digitaldubs remixando BaianaSystem – “Duas Cidades”

O lançamento é nesta sexta-feira, 30.

Nesse remix do clássico do BaianaSystem, “Duas cidades” – faixa extraída do álbum de mesmo nome, lançado em 2016 – , rebatizada como “2 cities”, o Digitaldubs, um dos pioneiros e mais influentes sound systems do Brasil, deixa ainda mais explícito as veias dancehall e dub do grupo baiano, com batidas minimalistas e pesadas, sub profundo e ambiente cheio de ecos e reverbs.

Curiosamente, a primeira versão desse remix foi feita em 2016, mas não foi incluída no álbum oficial de remixes, “Outras cidades”, de 2017.  O remix do Digitaldubs ficou guardado a sete chaves, como bom “dubplate” (arma secreta que os selectas – como são chamados os DJs na Jamaica – usam nos bailes). Durante esse tempo, a música foi se desenvolvendo e ganhou mais uma participação: o vocalista inglês YT (pronuncia-se Why-Tí).

YT cresceu em meio a comunidade caribenha da pequena cidade de Ipswich, nos arredores de Londres, e tornou-se um dos mais respeitados artistas da cena reggae/dancehall do Reino Unido a partir de 2000, emplacando hits nas rádios e sound systems. Conhecido por suas letras bem elaboradas, com comentários sociais,YT  é muito requisitado para colaborações com grande nomes do reggae e da eletrônica, como Prodigy, Congo Natty e Zion Train. Junto com o Digitaldubs, ele fez algumas turnês pelo Brasil (onde conheceu a Bahia) e gravou o hino “Sound system culture”, que teve alta rotação em sound systems no mundo todo.

Seus versos em inglês complementam a letra original de Russo Passapusso, dando uma visão cosmopolita à canção, contando uma história que se repete em várias cidades que, de alguma forma, se dividem em duas. Uma faixa que cai bem nas pistas e playlists em Kingston, Londres, Rio de Janeiro ou Salvador.

Depoimento de Roberto Barreto, guitarrista e fundador do BaianaSystem:

“O Digitaldubs é uma referência. Uma das mais importantes no Brasil para todo o movimento e visibilidade que a cultura SoundSystem passou a ter no país a partir dos anos 2000. Com um trabalho minucioso de pesquisa, de produção de material original e a incansável tarefa de levar os SoundSystems para as ruas, o Digitaldubs também conecta a música do Brasil com outros centros da diáspora mundo afora. Ter agora esse remix de Duas Cidades, completa ainda mais o sentido do Outras Cidades, disco de remixes lançado pelo BaianaSystem em 2017. E a visão de um MC que reside na Inglaterra e vem de uma comunidade caribenha, faz com que a poesia e crônica sobre as cidades contidas na mensagem da música original ampliem seus horizontes e tragam nova luz para esse momento que estamos passando.”

Sobre Digitaldubs:

Digitaldubs é conhecido como a principal referência na cultura sound system no Brasil. Desde 2001 vem fazendo bailes que pavimentaram a cena alternativa do Rio de Janeiro, abrindo portas e ocupando novos espaços. Circulando por todo País, inspiraram novas gerações dos mais diversos estilos. Ao vivo, a versatilidade é uma das características: nos bailes ou shows o dj Marcus MPC faz uma seleção musical dinâmica capaz de conquistar qualquer um, cobrindo todos os estilos da música jamaicana com muita propriedade, indo da sonoridade clássica do reggae roots, até o grave pesadíssimo do dub e os grooves do dancehall – incluindo hits e músicas exclusivas. Os mcs residentes completam a animação, cantando, fazendo improvisos e interagindo com o público. Destaque para o profundo trabalho de produção musical do coletivo que se caracteriza por uma mistura original do dub e dancehall jamaicanos com elementos brasileiros, baseado em muita pesquisa e experimentação. As colaborações do coletivo incluem lendas do reggae mundial como Cedric Myton (the Congos), Ranking Joe (Dub Side of the Moon) e Lee Scratch Perry, e nomes ícones da música brasileira como BNegãoTom Zé e Gilberto Gil. Como “Embaixadores do Dub Brasileiro”, Digitaldubs já viajou o globo, da América do Sul à América do Norte, à Europa e além, tocando em festas, clubes e festivais.