Com participação de Mel Duarte e Preta Ary, Felipe Parra lança “Mil Palavras”

Nascido e criado na zona leste de São Paulo, Felipe Parra traz da periferia dos…

Nascido e criado na zona leste de São Paulo, Felipe Parra traz da periferia dos anos 90 as principais referências que o moldaram como indivíduo. Sua visão sobre ansiedade, depressão e saúde mental estão presentes no seu trabalho como compositor e produtor, onde mescla rap, lofi e R&B para falar de inseguranças e de suas paranóias mais particulares. O artista acaba de lançar a canção “Mil Palavras”.

Mil Palavras é o terceiro single do seu próximo EP: as já lançadas Janela Laranja e Terça-feira contam com grandes nomes do cenário atual, como Uterço, Pedro Vituri e Patrício Sid, que também produz essa nova fase do artista. Para criar Mil Palavras, Felipe convidou duas artistas que admira: a escritora e poeta Mel Duarte e a rapper Preta Ary.

O nome ‘Mil Palavras’ veio como uma alusão a esse mecanismo de defesa que tenho de falar muito quando estou em crise, quase como se pudesse expulsar a ansiedade enquanto falo. Nós conversamos sobre essa perspectiva dentro da música e ambas trouxeram suas visões e vivências sobre a questão”.

Dessa parceria potente surgem reflexões sobre a saúde mental de moradores da periferia e os traumas de um passado que ainda se faz mais presente do que deveria. Enquanto Felipe confessa Eu sei que posso gastar mais de mil palavras / pra dizer aquilo que não tem e nunca teve explicação”, Mel Duarte canta sobre estarSó observando o caos de quem cria caso pro seu próprio engajamento / (…) se me calo: adoeço”. A redenção dos narradores dessa história se dá no final, quando Preta Ary conclui, certeira: “Sair da linha é perigoso / mas eu assumo o risco de mudar a sina que foi imposta em um passado tenebroso”.

Mil Palavras se destaca tanto pela melodia quanto pela mensagem, aliando a produção afiada de beats e guitarras com a reflexão contundente proposta pelo trio. A maneira como as vozes se sucedem numa crescente, abordando a mesma temática mas de maneiras diferentes, é a cereja do bolo. Com cada um trazendo suas vivências e sentimentos, a canção é o encontro de 3 artistas contemporâneos em pleno domínio de seu potencial criativo e poético.

OUÇA ‘MIL PALAVRAS’

Mel Duarte é escritora, poeta, compositora e produtora cultural paulistana. Com mais de uma década de carreira possui cinco livros publicados de poesia, sendo o mais recente “Colmeia – poemas reunidos” (2021 Ed. Philos). Em 2016 Mel foi destaque no sarau de abertura da FLIP e a primeira mulher a vencer o Rio Poetry Slam. Em 2017 foi convidada a representar a literatura brasileira no Festilab Taag, em Luanda (Angola) e em 2019 lançou um disco de poesia falada “Mormaço – Entre outras formas de calor”. Durante quatro anos integrou a coletiva Slam das Minas SP. Em 2022 ao lado da artista Luz Ribeiro, escreveu e estreou o espetáculo “STAND UP POETRY: Capítulo 1- Palavras para o Futuro”, com direção de Naruna Costa.

Preta Ary iniciou sua trajetória no Hip Hop em 2004.  Dentre vários grupos da cidade de São José dos Campos, Preta Ary integrou o Comando 11 e o S.A.F.A.R.I., este último que teve seu EP “Muito Prazer” lançado em 2012 pelo Estúdio Pura Rua e produzido por Skeeter Beats. Junto com Meire D’Origem e Dj Malako, é integrante do grupo D’Origem, grupo de rap que vêm se destacando no cenário e que lançou seu EP “Se Renda” em 2015. Com isso participou de músicas ao lado de nomes como Meire D’Origem, Tássia Reis, Lívia Mafrika, Pamelloza Carvalho, Amanda Negrasim, Seth MC, Lua Rodrigues, Dö MC, Léo Ice e DJ Simone Lasdenas. Em 14 anos de rap, Ary vem conquistando seu espaço e evidenciando o fato de que cada vez mais as mulheres estão cantando, quebrando tabus e preconceitos dentro e fora da cultura Hip Hop.

Felipe Parra atua há mais de uma década como produtor musical e instrumentista, colaborando com artistas como Silvan Galvão, Jadiel Oliveira, Zá Coelho e Benjamins. É também fundador da produtora de música Capitão Foca, premiada em Cannes e indicada ao Grammy Latino, que já fez projetos com artistas como BaianaSystem, IZA, Rael e Gloria Groove. Durante a pandemia criou a série “Música Boa”, onde levanta discussões periódicas sobre música popular, criação, consumo e indústria musical, em episódios lançados no Instagram TV.

Mil Palavras é o terceiro single do próximo EP de Felipe, que lança o trabalho completo em 2024.

Acompanhe: @melduartepoesia, @pretaaryoficial e @felipeparra