
Colaboração inédita da Converse com marca nova-iorquina Barriers
Etiqueta de streetwear atua como plataforma para jovens artistas negros enquanto resgata ícones da cultura…
Etiqueta de streetwear atua como plataforma para jovens artistas negros enquanto resgata ícones da cultura negra para empoderar essa nova geração, tendo os modelos Chuck 70 e Pro Leather como suporte
Atuar como uma plataforma que impulsiona a concepção de futuros plurais, destacando a visão de grupos e comunidades comumente colocados à margem por meio de sua produção e expressão artística, é um dos pilares da Converse.
A Comunidade All Stars, que reúne jovens criativos do mundo todo, vindos desses grupos e que recebem apoio da empresa, é o maior exemplo disso. Esse aspecto importante da identidade da Converse está presente em suas principais cocriações com empresas de moda e lifestyle. E é este princípio que guia sua primeira collab com a marca de streetwear nova-iorquina Barriers, fundada por Steven Barter em 2015.
A essência da Barriers é, através de sua linha de produtos de moda e acessórios, levar seu público a uma jornada de resgate da história e da ancestralidade negras. Focada na cultura jovem, busca conscientizar a nova geração, além de divulgar o trabalho de seus artistas nas plataformas de comunicação de marca. Assim, procura sempre exaltar figuras heróicas da história negra, como Malcom X, Maya Angelou e Rosa Parks. Também são amplamente divulgadas mensagens progressistas, permeadas pelo empenho em favor da equidade racial e pelo mote da Barriers, Create Your Opportunity – em português, “crie suas oportunidades”. Assim, a marca usa sua produção para dar voz àqueles que vieram antes abrindo espaço para os negros na cultura e na sociedade. A ideia é tornar mais conhecidos personagens negros emblemáticos, que devem servir de suporte para novas expressões criativas, reduzindo a invisibilização que a questão racial tem ocasionado.
É exatamente esse o objetivo das edições especiais dos modelos Chuck 70 e Pro Leather da collab Converse x Barriers. A partir da mistura de elementos inspirados na origem do streetwear, a moda de rua dos anos 80, que entrou de vez para cultura pop e hoje é uma das forças motrizes dos segmentos criativos, e símbolos e iniciativas que representam a resistência e luta dos negros nos EUA, os pares compartilham tons vivos contrastantes nos cadarços, decorados com uma conta de búzios, remetendo a estampas coloridas e adereços africanos.
Mas a referência maior e fio condutor da collab é o jornal abolicionista The North Star, que circulou nos Estados Unidos no século XIX difundindo ideias favoráveis ao fim da escravidão no país. A escolha não foi aleatória: o nome do jornal significa, em português, “estrela-guia”, corpo celeste que aponta caminhos para se chegar a novos e melhores destinos, perspectiva compartilhada por Converse e Barriers. Esse valor compartilhado também se expressa na iconografia das duas marcas, já que o elemento principal das logos de ambas é uma estrela, o que reforça o compartilhamento de estética e posicionamento, sempre plurais e transformadores, que é explorado na parceria.
O Pro Leather ressalta o Star Chevron, o icônico símbolo da Converse, através da textura atoalhada da sherpa, que contrasta com o material da parte de cima do tênis, feita em camurça. Já o Chuck 70 é feito de lona de algodão premium e conta com aplicação dos dois logos: a estrela de Converse na lateral interna e da Barriers na lingueta. Mas o detalhe mais especial são os bordados na lateral externa, com as palavras wisdom, courage e vision, que correspondem a sabedoria, coragem e visão, valores presentes no The North Star como fundamentais para a libertação dos negros. Os pares da collab Converse x Barriers chegam ao e-commerce brasileiro da Converse e às lojas selecionadas no dia 12 de agosto.