
Cazuza: 33 anos de saudade de um dos maiores poetas da música popular brasileira
Polêmico, revolucionário, mas sobretudo um poeta. Agenor Miranda Araújo Neto, mais conhecido como Cazuza, foi…
Polêmico, revolucionário, mas sobretudo um poeta. Agenor Miranda Araújo Neto, mais conhecido como Cazuza, foi do rock n’ roll, como vocalista do Barão Vermelho, para um dos mais aclamados compositores da música popular brasileira dos anos 80, em sua carreira solo.
Com sua voz inconfundível, Cazuza desafiava as convenções sociais e cantava abertamente sobre amor, sexo, mudanças sociais, política e muita liberdade. “Ser marginal foi uma decisão poética”, é uma de suas frases mais famosas e que definiam o seu caráter questionador e rebelde.
Em homenagem ao cantor, no dia em que completa 33 anos de sua partida (Dia 07/07), a Deezer compartilha as suas 10 músicas mais tocadas nos últimos 6 meses, mostrando que seu legado continua sendo apreciado e admirado por todos:
1. Exagerado
2. O Tempo Não Pára
3. Ideologia
4. Codinome Beija-Flor
5. Faz Parte Do Meu Show (Ao Vivo)
6. Todo O Amor Que Houver Nessa Vida (Ao Vivo)
7. O Nosso Amor A Gente Inventa (Estória Romântica)
8. O Mundo É Um Moinho (Live)
9. Codinome Beija Flor (Ao Vivo)
10. Vida Louca Vida (Ao Vivo)
Dentre as músicas mais tocadas, Exagerado continua sendo um dos principais hits dos românticos por aí. Prova disso é que no dia 11 de junho deste ano, véspera do Dia dos Namorados, a música teve um crescimento de 70% de streams na Deezer.
Nas lista mais populares da Deezer, o impacto de Cazuza permanece vivo nas playlists:
1. 100% Cazuza
2. MPB Anos 80
3. Anos 80 no Brasil
4. Clássicos do Rock Nacional
5. Rock Brasil Anos 80
Atemporal, o alcance também se estende a diversas cidades do Brasil, confira as cinco cidades onde sua música é mais ouvida:
1. São Paulo
2. Rio de Janeiro
3. Belo Horizonte
4. Recife
5. Curitiba
Para finalizar, é importante ressaltar a diversidade dos fãs de Cazuza. A música do poeta é apreciada por pessoas de diferentes gêneros e faixas etárias. O perfil dos ouvintes se divide em 26% do gênero feminino, enquanto 74% são do gênero masculino. Já a faixa etária desse público é apresentada abaixo:
- 18-25 anos: 12.84%
- 26-35 anos: 32.96%
- 36-45 anos: 32.57%
- 46-55 anos: 14.48%
- Mais de 55 anos: 6.35%
Viva Cazuza! Sua arte, seu legado e seu espírito continuarão a embalar as nossas playlists por aí! Para participar dessa homenagem é só acessar o link e mergulhar na mente e no coração de Cazuza.