Foto Créditos: Marcos Myara

A FILIAL Lança “Primeiro Disco”: Um Recomeço para o Rap Carioca com 28 Anos de História

O grupo de rap carioca A FILIAL, ícone na fusão da música brasileira com o…

O grupo de rap carioca A FILIAL, ícone na fusão da música brasileira com o gênero e referência no cenário nacional de skate, lança seu quinto e mais novo álbum, intitulado “Primeiro Disco”. O trabalho, disponível a partir de 28 de junho, marca um retorno evidente às raízes do rap autêntico, com forte influência da golden era do hip hop e da cultura de rua.

Fundado no final da década de 90 por Edu Lopes, conhecido como apenasedu, skatista de rua há mais de 30 anos e atuante na cena nacional, A FILIAL seguiu os passos de “The Funk Fuckers”, banda que Edu Lopes formou no início dos anos 90 com BNegão. Essa trajetória consolidou A FILIAL como parte fundamental do núcleo que moldou a música das ruas do Rio de Janeiro nos anos 90.

A discografia do grupo inclui “A FILIAL” (independente, 2001), “Quem Menos Tem É Quem Mais Oferece” (Dubas Música/Universal, 2006), “$ 1,99” (Verge Records, 2008) – este último lançado nos Estados Unidos com ótimas críticas, incluindo o New York Times, e no Brasil em 2009 em parceria com Bocada Forte, Cemporcento SKATE e Ezekiel. Em 2021, lançaram “A FILIAL apresenta Eddie Lolo”, em colaboração com a plataforma Odysee e o coletivo Ademafia.

O título “Primeiro Disco” para o quinto álbum pode parecer confuso à primeira vista, mas ganha sentido ao se observar a reformulação na linguagem musical e a reaproximação dos fundamentos do rap. Para um projeto com 28 anos de estrada, o álbum realmente apresenta uma identidade de “começo”, posicionando-se como um claro recomeço artístico.

Com participações de Daniel Shadow, Matéria Prima e Old Dirty Bacon, A FILIAL traz uma bagagem consistente de décadas dedicadas às rimas e batidas, impulsionando os fundamentos da cultura de rua. Essa cultura, que se desdobrou em subgêneros e ganhou enorme abrangência no mainstream brasileiro na última década, encontra em A FILIAL uma espécie de “mapa da mina”, um fôlego que contribui para ancorar valores inegociáveis do hip hop original.