Projeto oferece gincana virtual educativa e gratuita sobre musicalização infantil

Projeto oferece gincana virtual educativa e gratuita sobre musicalização

A programação contará principalmente com artistas negros e negras para celebrar o Dia da Consciência Negra

A música está na nossa vida desde cedo: ela enriquece o entendimento sobre o mundo e estimula a imaginação, além de ser um instrumento para o desenvolvimento integral de crianças e adultos, promovendo habilidades físico-motoras, socioemocionais e de convívio comunitário. E é por tudo isso que a Evoluir, empresa híbrida de educação que atua com a produção de conteúdos e projetos, oferece, por meio do seu projeto Construindo Música, uma gincana virtual voltada à celebração do brincar na infância por meio da música e das manifestações artísticas da cultura popular brasileira. O evento é gratuito e aberto à população e conta com artistas diversos, entre eles Mairah Rocha (do grupo Barbatuques) e Isaar França. Para participar, basta acessar o site do evento (nossotambor.com.br) e acompanhar as redes sociais da Evoluir (@evoluir.educacao) e do musicista Thiago Di Luca (@thiagodiluca).

Serão 6 dias de programação voltada ao público infanto-juvenil, educadores e famílias, divididas entre lives com conversas temáticas, lives musicais, tarefas e desafios. No sábado (último dia da gincana) haverá live de apresentação do livro e música inédita “Todo Mundo Sente”, de Flávia Maia, que foi produzido especificamente para o projeto Construindo Música. Haverá também um show de encerramento com Thiago Di Luca, educador musical independente e co-realizador do evento, e artistas convidados. A programação contará principalmente com artistas e brincantes negros e negras de regiões diversas do Brasil para celebrar o Dia da Consciência Negra.

Haverá ainda, ao final do evento, clipe da música do evento “Nosso Tambor”, o qual contará com a colaboração do público, que poderá enviar seus vídeos pelo site tocando ou cantando a música para participar da edição final junto com os artistas do evento. O resultado será divulgado de forma oficial nas redes sociais dos realizadores.

O Construindo Música é um projeto realizado via Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, com patrocínio da Novelis e EDP Renováveis, apoio do Instituto EDP e Holy Cow Criações e produzido pela Evoluir, que tem como objetivo ampliar a vivência musical no ambiente escolar, de acordo com uma proposta de educação que integre saberes, estimule o interesse pela descoberta e a vontade de aprender e respeite as multiplicidades culturais, religiosas, étnicas e de gênero. “A intenção é proporcionar, principalmente para as crianças, um momento que traga diversão e alegria dentro de casa, um dos grandes desafios do isolamento social. A gincana Nosso Tambor vem para dar às famílias e crianças um respiro em meio à pandemia, com muita cultura, arte e brincadeira”, afirma a coordenadora de projetos educacionais da Evoluir, Julia Cimionatto.

Motivada pela transformação na educação, a Evoluir atua, há mais de 20 anos, na criação e execução de projetos culturais, sociais e ambientais em todas as regiões do país e também no exterior. Em parceria com empresas e ONGs, promove o desenvolvimento socioambiental e alia metodologia à criatividade para abordar a educação transformadora.

PROGRAMAÇÃO GERAL:

Programação Principal | 16/11 (segunda) a 20/11 (sexta)

Desafios, lives show infantil e lives temáticas

Programação de Encerramento | 21/11 (sábado)

– Live Especial: “Todo Mundo Sente”, com Flávia Maia

– Live Show de Encerramento com Thiago Di Luca e convidados

PROGRAMAÇÃO DIÁRIA:

Segunda-feira (16/11) | Corpo brinquedo

Desafio 1: Afropulso – loucos pela dança! | Regina Santos (11h00)

Desafio 2: Peito, estalo e palma | Mairah Rocha, do grupo Barbatuques (14h00)

Live Show Infantil: Corpo Musical | Mariah Rocha, do grupo Barbatuques (16h00)

Live Temática: Um brinquedo chamado dança | Regina Santos  (20h00)

Terça-feira (17/11) | Roda de histórias

Desafio 1: Jongando com Tia Nastácia e Tio Barnabé | Adalgiza Américo e Ronald Lotha (11h00)

Desafio 2: No gingado da capoeira | Mestre Dinho (14h00)

Live Show Infantil: Contos, cantos e encantos da Tia Nastácia e tio Barnabé | Adalgiza Américo e Ronald Lotha (16h00)

Live Temática: Na Gira com Dinho: toadas, histórias e bate-papo sobre a educação da rua | Mestre Dinho (20h00)

Quarta-feira (18/11) | Tambores e batuques

Desafio 1: Que batuque é esse? | Ed Encarnação (11h00)

Desafio 2: Brincando com as congadas | Nina Fola (14h00)

Live Show Infantil: Bora cantar meu povo! | Ed Encarnação (16h00)

Live Temática: O Sul negro, que canta, dança e brinca! | Nina Fola (20h00)

Quinta-feira (19/11) | Cultura e infância

Desafio 1: Vem ficar Tambor! | Thiago Di Luca (11h00)

Desafio 2: Regando a flor com muito amor | Henrique Menezes (14h00)

Live Show Infantil: Cacuriá, uma brincadeira de dança | Henrique Menezes e Bartira Menezes (16h00)

Live Temática: Infância na Cultura Popular do Maranhão | Bartira Menezes (20h00)

Sexta-feira (20/11) | Na batida com mestres e mestras

Desafio 1: Batida no caderno | Isaar França (11h00)

Desafio 2: No Baque do Maracatu | Mestre Fabinho (14h00)

Live Show Infantil: Isaar – Na voz e na batida | Isaar França (16h00)

Live Temática: Construindo saberes com os mestres | Mestre Fabinho (20h00)

Sábado (21/11) | Nosso Tambor

Live Especial: Flávia Maia apresenta “Todo Mundo Sente” (11h00)

Live Show de Encerramento: Thiago Di Luca convida Idowú Akin, Gente Grande Também Brinca e Maria Eugênia Tita pra entrar na roda! (18h00)

Sobre o Construindo Música:

O Construindo Música é um projeto da Evoluir que une iniciação musical e educação ambiental de forma divertida e sensível, em que as crianças fabricam e aprendem a tocar instrumentos feitos a partir de materiais cotidianos reutilizados e reaproveitados. O objetivo é envolver toda a comunidade escolar para trabalhar o desenvolvimento de aspectos socioemocionais e cognitivos da criança por meio da música, e, assim, aprimorar a criatividade, capacidade de concentração e raciocínio lógico, promovendo, também, o bem-estar, o equilíbrio e a interação dos alunos com o ambiente escolar. O projeto está alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), afirmando o compromisso da Evoluir com a formação humana integral, inclusiva e voltada para o respeito, a preservação da natureza e os direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança.

Sobre a Evoluir:

A Evoluir é uma empresa híbrida de educação que atua com a produção de conteúdos e projetos com o objetivo de promover impacto social. Com mais de 20 anos de experiência, é especialista no desenho e execução de projetos em educação, cultura e meio ambiente. Assessora organizações públicas e privadas nos seus investimentos sociais e de forma segura e eficiente. Atua em todas as regiões do Brasil por meio de investimento direto, editais e leis de incentivo nos âmbitos federal, estadual e municipal. Conta com quatro áreas de negócios – Programas Educacionais, Educação Integral e Liderança, Eventos Culturais e a Editora Evoluir – que já beneficiaram mais de 500 mil pessoas por meio de parcerias com o poder público e iniciativa privada.