A atividade faz parte do projeto “Combinando Palavras'' e da tradicional FIL, que será realizada entre os dias 20 e 28 de agosto, on-line e gratuito.

Alunos de Ribeirão Preto realizam live com o poeta Sérgio Vaz

Ação faz parte de projeto de incentivo à literatura e integra a Feira Internacional do Livro

Incentivar a leitura e democratizar o acesso aos livros é uma das tarefas da Educação. Por meio de projetos e novas ações, os alunos do Marista Escola Social Ir Rui, em Ribeirão Preto, terão a oportunidade de debater, refletir e realizar uma live com o poeta Sérgio Vaz, no próximo dia 25 de agosto, às 1930h. A atividade faz parte do projeto “Combinando Palavras” e da tradicional FIL – Feira Internacional do Livro, que será realizada entre os dias 20 e 28 de agosto, no formato on-line e gratuito.

A proposta do “Combinando Palavras” é incentivar a prática da leitura em alunos matriculados nas escolas das redes municipal, estadual, técnica e particular, em Ribeirão Preto e outras cidades da região. “Participar deste projeto fortalece ainda mais nossos processos educativos. Fortalecer a leitura e contribuir para a sua expansão é uma tarefa diária, sempre buscando democratizar o acesso e levar a leitura para as crianças e adolescentes”, revela Rafael Gila, coordenador do Ensino Médio da Escola Social.

Incentivando e promovendo a leitura

A live, que será transmitida no canal do YouTube da Escola e no site oficial da Feira, contará com a presença do autor Sérgio Vaz, estudantes do Ensino Médio, um mediador da Escola e representantes da Fundação do Livro e Leitura. Para os alunos, a expectativa é de trocar experiências e sair com uma bagagem literária ainda maior. “A escola foi o lugar que mais me incentivou a ler e conhecer a literatura, pois além de todos os livros que são disponibilizados para empréstimo, ainda temos outras ações como o Clube do Livro, onde podemos ler e trocar impressões com outras pessoas. Ter a oportunidade de conversar com um autor que fala diretamente com os jovens, vai ser uma experiência incrível pra mim”, revela Raquel da Conceição Paz, de 16 anos, estudante da segunda série do Ensino Médio.

Já para Geovana de Souza Moraes, aluna do Marista Escola Social Ir Rui há 10 anos, o hábito da leitura começou desde muito cedo. “Quando cheguei aqui já descobri a biblioteca e a importância de conversar e refletir sobre os livros que estamos lendo. O mais legal de projetos como esse é podermos ouvir do próprio autor sobre as experiências e histórias que já lemos”, reforça.

Para o poeta e autor Sérgio Vaz, que participa do evento pela segunda vez, o “Combinando Palavras” coloca a literatura em primeiro plano para os jovens. “Estou muito feliz em participar novamente, esse projeto faz isso com os jovens, para que eles possam ter acesso à literatura de forma simples e objetiva. Aproximá-los da leitura – que é um grande prazer – e que traz conhecimento e liberdade. Esse projeto tem tudo a ver com a educação e com a literatura. Sou fã”, avalia.

Marista Escolas Sociais

Marista Escolas Sociais atende gratuitamente 7700 crianças, adolescentes e jovens por meio de 20 Escolas Sociais, localizadas em cidades de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Os alunos atendidos nas Escolas Sociais têm acesso a uma educação de qualidade e gratuita que vai desde a educação infantil até o ensino médio, além de projetos educacionais e pedagógicos que acontecem no período de contraturno escolar.

https://maristaescolassociais.org.br/

Serviço:

Live com o Poeta Sérgio Vaz

Data:25/08

Horário:19h30

Site:Youtube Marista Escola Social Ir Rui

Gratuito