Sérgio Vaz é entrevistado pelo programa “QUEM SOMOS NÓS?”

O poeta da periferia, Sérgio Vaz, é o convidado do programa Quem Somos Nós? desta…

O poeta da periferia, Sérgio Vaz, é o convidado do programa Quem Somos Nós? desta semana. Dando continuidade às conversas sobre quem faz a diferença usando a arte no lugar onde mais se precisa de justiça e de igualdade, ele fala sobre seu trabalho fundamental na Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia), que todas as semanas reúne poetas para declamar juntos em SP.

sergio-vaz-cooperifa-jdrMudou-se com a família para São Paulo aos 5 anos de idade. Mais tarde, estabeleceu-se em Taboão da Serra, na região metropolitana. Fundou em 2000 a Cooperativa Cultural da Periferia (Cooperifa). Também foi o criador do Sarau da Cooperifa, que semanalmente reúne cerca de 400 pessoas no Jardim Guarujá para ler e criar poesia.

Promoveu em 2007 a Semana de Arte Moderna da Periferia, inspirada na Semana de Arte Moderna de 1922. Criou outros eventos, como a Chuva de Livros; o Poesia no Ar, em que papeis com versos são amarrados a balões de gás e soltos no ar; e o A joelhaço, em que homens se ajoelham na rua para pedir perdão às mulheres no Dia Internacional da Mulher. Foi escolhido pela revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes de 2009. Foi homenageado pela escola de samba Imperatriz do Samba, do primeiro grupo de Taboão da Serra, que apresentou o enredo Sergio Vaz, o poeta da periferia.

Seus primeiros livros foram edições independentes. Só veio a ser publicado por uma editora em 2007, quando a Global lançou Colecionador de Pedras.

[youtube]