Brasiliense representa o Distrito Federal e busca título nacional em batalha de rimas neste sábado (30)

Gomes representa o DF e busca título nacional em batalha de rimas

Com Rashid no comando do evento, o Red Bull FrancaMente terá transmissão ao vivo para…

Com Rashid no comando do evento, o Red Bull FrancaMente terá transmissão ao vivo para todo o Brasil a partir das 19h

É hora da decisão! Com os 16 finalistas já selecionados e a postos para duelos cheios de criatividade e improviso, chegou a hora da grande Final Nacional do Red Bull FrancaMente, um dos principais campeonatos de rima do país. Em sua terceira edição, o brasiliense Gomes desembarca neste sábado (30) em São Paulo, onde acontecerá o evento, em busca do título nacional. Em um clima que mistura muita cultura de rua, música e arte, o artista se reunirá com outros 15 MCs do Brasil inteiro em uma espécie de “ringue lírico”, e o público pode acompanhar toda a disputa por meio da transmissão ao vivo no Youtube ou no Tik Tok  a partir das 19h.

Influenciado pelos sons que ouvia nas ruas da periferia onde morava, Gomes iniciou sua relação com as rimas e o freestyle em 2013. Por causa do rap, começou a ganhar dinheiro, o que possibilitou que ele pudesse pagar suas contas. Além disso, através da arte de rua, ele começou a ir além e realizar sonhos, como viajar de avião pela primeira vez. No ano passado, ele já havia se classificado para a Final Nacional do Red Bull FrancaMente e, agora, busca novamente o título.

“Minha arte sai de mim para as outras pessoas como forma de luta, inspiração, admiração e mudança. Conseguir arcar com as despesas da minha casa com o rap antes era um sonho, hoje meu sonho é meu trabalho e minha vida. Para os próximos anos, quero consolidar minha carreira o suficiente para que meu filho e esposa vivam bem”, conta Gomes.

O evento será comandado por Rashid, um dos mais importantes nomes do rap no Brasil que, de modo especial, retorna ao local que foi o seu berço na cultura hip-hop, porém, dessa vez, como apresentador.

“Vejo essa experiência como continuidade, uma forma de fortalecer ainda mais o elo entre minha geração de MC’s de batalha e a geração de agora – que é incrível. Simbolicamente, é como ver um ciclo se completando, já que um dia eu fui um desses talentos ali esperando minha vez de rimar”, relembra Rashid que, atualmente, conta com mais de 1 milhão de ouvintes mensais nas plataformas de áudio e acaba de lançar o single “Pílula Vermelha, Pílula Azul”, que inicia uma nova fase na carreira dele. “Quando a gente olha em volta e percebe a quantidade de artistas que foram revelados nas batalhas, fica fácil entender o tamanho da importância disso. Quanto mais estrutura nossos talentos tiverem, mais longe eles e elas chegarão”, finaliza.

Com curadoria de Kamau, o torneio ainda conta com um júri de peso e grandes referências da cena avaliarão os competidores: Bob13Clara LimaSlim Rimografia, Léo Cezário e Jupitter Paz. O cantor PK Freestyle comandará a apresentação do chaveamento, e a dupla Carol Anchieta e Mamuti ficará à frente da transmissão ao vivo do evento para o público que não puder comparecer presencialmente, por meio do Youtube.com/RedBullFrancaMente, e também no Tik Tok @redbullbr.

Reunindo talentos de norte a sul do Brasil, o evento, que conta com patrocínio do Spotify, passou por cidades como Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Fortaleza (CE) e São Paulo (SP), polos que foram sede das seletivas regionais da competição, de onde saíram 10 finalistas, que se juntarão aos wildcards – convites especiais que selecionam alguns nomes com base em desempenho e forte participação na cena – na grande Final.

SERVIÇO

Red Bull FrancaMente

Data: 30 de abril de 2022

Horário: 19h

Local: Auditório Ibirapuera – Av. Pedro Álvares Cabral, 0 – Ibirapuera, São Paulo – SP, 04094-050 + transmissão ao vivo por meio do Youtube.com/RedBullFrancaMente e Tik Tok @redbullbr 

Ingresso: Gratuito