
Festival Elas por Elas promove arte, política e resistência feminina do hip hop gaúcho
No dia 26 de julho, a Casa de Cultura Mario Quintana será palco do Festival…
No dia 26 de julho, a Casa de Cultura Mario Quintana será palco do Festival Elas por Elas, um evento que celebra o protagonismo de mulheres dentro da cultura hip hop. Com o lema “A voz que resiste, que luta e que zela”, a atividade convida o público a vivenciar um território artístico, político e coletivo onde a cultura urbana encontra a luta por representatividade, equidade e transformação social. Entre as atrações confirmadas estão nomes como Mikaa, vice-campeã estadual de Slam; as MCs Lxriss, Lady Black, Justina, Leti, Nega Daia, Lady Dee, Ju D Mix e Bart; as dançarinas dos grupos Explosão, ONG Vida Breve, Art&Dança e Grupo Sara; e DJs como DJ Luizza, DJ Moira, DJ Vânia e Vanessa, além de Elle P.
A programação começa com o seminário de abertura “Elas por Elas – Território Político, Poético e Coletivo”, com mediação de Negra Jaque, Maria Clara e Poeta Desperta. O momento inclui a leitura coletiva do manifesto Elas por Elas, seguida de falas institucionais e políticas públicas voltadas à presença feminina no hip hop. Estão confirmadas representantes da Secretaria do Hip Hop RS, Nação Hip Hop, FNMH2SUL e da Frente Parlamentar Estadual de Mulheres do Hip Hop.
O festival se destaca pela diversidade e riqueza da programação artística, que reúne slam, graffiti, batalhas de MCs, apresentações de breaking, shows, cypher e ballroom, em uma celebração que ocupa diferentes linguagens da cultura hip hop. Destaque para a Batalha Elas por Elas, que contará com premiação para a vencedora, reafirmando a valorização de artistas da cena independente. Já o encerramento será com o Ballroom, levando ao palco a força e a beleza da cultura ballroom como forma de afirmação e pertencimento.
“O Elas por Elas é um manifesto vivo. É a expressão de vozes que constroem, questionam e reinventam os espaços da cultura. Um chamado coletivo por mais visibilidade, mais política e mais afeto no hip hop. Um dia inteiro para lembrar que resistir também é celebrar”, afirma, Negra Jaque, uma das coordenadoras do evento.
Paralelamente às atrações artísticas, o festival promove uma Feira Hip Hop com 20 expositoras, além de espaços voltados ao público infantil, como o Espaço Kids e o Espaço Jogos, construindo um espaço de acolhimento para mães do movimento hip hop.
O Festival Elas por Elas é uma realização colaborativa construída por uma rede de mulheres que atuam no hip hop do Rio Grande do Sul, com coordenação de Negra Jaque e Nathi MC, viabilizado por uma emenda parlamentar da Deputada Luciana Genro através da ONG Suve.
Serviço:
FESTIVAL ELAS POR ELAS
Data: 26 de julho (sábado)
Local: Casa de Cultura Mario Quintana
Horário: 9h às 20h
Atrações confirmadas: Mikaa, vice-campeã estadual de Slam; as MCs Lxriss, Lady Black, Justina, Leti, Nega Daia, Lady Dee, Ju D Mix e Bart; as dançarinas dos grupos Explosão, ONG Vida Breve, Art&Dança e Grupo Sara; e DJs como DJ Luizza, DJ Moira, DJ Vânia e Vanessa, além de Elle P, conexão Katrina , Carla Zammp e Negra Jaque.