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#CulturaEmCasa celebra o Dia Internacional da Mulher com programação especial em março

Plataforma reúne conteúdos com produção original, transmissão ao vivo de show de Zizi e Luiza…

Plataforma reúne conteúdos com produção original, transmissão ao vivo de show de Zizi e Luiza Possi, minidoc de Alaíde Costa, entre outras atrações

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a plataforma #CulturaEmCasa fará uma homenagem com diversas atrações durante o mês de março. Lançada em 2020, a #CulturaEmCasa é uma iniciativa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa com gestão da Amigos da Arte, considerada a maior plataforma cultural gratuita da América Latina.

No dia 4 de março, às 20h, estreia a produção original #CulturaEmCasa “Mulheres do Bixiga”, que traz um olhar feminino para o Bixiga. Em busca de novas versões para uma mesma história, o filme documental propõe desvendar um dos bairros mais tradicionais da cidade de São Paulo, a partir de vozes femininas, do encontro com aquelas que habitam e constroem a história contínua desse território. Entre as personalidades locais estão: Elza Maria Ferreira da Rocha, Maria Eunice Oliveira Santos, Nádia Garcia, Niltes Lopes, Rose Almeida, Solange Taverna, Thauany Trindade. A narração é de Danielle Franco Rocha.

Para o dia 8, a plataforma exibe ao vivo  “O SHOW”, espetáculo das artistas Zizi e Luiza Possi, que se apresentam no Teatro Sérgio Cardoso a partir das 20h. O repertório, escolhido por mãe e filha, traz sucessos da carreira de ambas, além de canções conhecidas, mas nunca apresentadas por elas. “O SHOW” foi interrompido pela pandemia de Covid-19, e retomado há pouco tempo.

Também no dia 8, às 20h, estreia na plataforma mais um especial Original #CulturaEmCasa, que leva ao palco dois artistas que nunca se apresentaram juntos. Desta vez, o especial combina os talentos de Ekena e Juliana Strassacapa. O show tem cerca de 40 minutos de duração, e segue a fórmula de outras duplas que já participaram do especial, como a cantora Larissa Luz e o pianista Jonathan Ferr; os cantores e compositores Paulinho Moska e Renato Luciano; os compositores e intérpretes Juliana Linhares e Almério, entre outros.

A musa da Música Popular Brasileira Alaíde Costa também integra a programação de março, com duas ações especiais, ambos no dia 18. Um minidoc às 18h e um show com os principais sucessos da cantora às 20h.

A programação termina na terça-feira (31), com o show “Terra Mãe”, realizado a partir do primeiro álbum da cantora Carla Casarim. Lançado em outubro de 2019, em todas as plataformas digitais, o álbum mostra o lado compositora de Carla. Terra Mãe, realizado com recursos do ProAC (programa de fomento à cultura do governo do estado de São Paulo), mostra a cantora em busca de conexão com o público a partir da síntese do Brasil, miscigenado em cultura e ritmos: samba-canção, baião, maracatu, bossa-nova, bolero, valsa, choro e samba-rock.

Com cerca de cinco mil conteúdos e quase oito milhões de visualizações, a plataforma #CulturaEmCasa comemora três anos de lançamento no próximo dia 20 de abril. Durante o período, reuniu um acervo com mais de cinco mil conteúdos, de 13 linguagens – “Cinema”, “Circo”, “Conteúdos Acessíveis” “Cultura Popular”,  “Dança”, “Gastronomia”, “Humor”, “Infantil”, “Literatura”, “Museus”, “Música”, “Ópera” e “Teatro”. Todo o conteúdo da #CulturaEmCasa, clique aqui.

#CulturaEmCasa

A plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa tem a missão de ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuitos e difundir a intensa produção cultural do Estado de São Paulo, seus equipamentos e municípios. Em dois anos, a #CulturaEmCasa atingiu 4,4 mil cidades do Brasil e 166 países. A plataforma foi responsável pelo emprego direto e indireto de mais de 21 mil profissionais do setor, entre artistas, produtores e técnicos. CulturaEmCasa é uma iniciativa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa gerida pela Amigos da Arte e conta com um acervo com mais de cinco mil conteúdos com diferentes linguagens artísticas, entre elas, peças de teatro, shows, musicais, entrevistas, infantis e produções exclusivas.

Lançada em abril de 2020, a plataforma, disponível na GoogleStore e AppleStore gratuitamente,  já foi acessada 7,7  milhões de vezes. São cerca de 3,6 milhões de usuários de 5,5 mil cidades. Com os olhos voltados para a diversidade, no começo de 2022, a plataforma, que já possuía ícones de acessibilidade, inaugurou uma categoria exclusivamente dedicada aos conteúdos acessíveis.

A ferramenta reúne também conteúdo do Teatro Sérgio Cardoso, do Teatro Estadual de Araras, além de diversos programas de difusão cultural como o Festival de Circo Online de São Paulo, o #CircuitoSP Online, a #ViradaSP Online, e o #SPGastronomia. Integram ainda a programação da plataforma, diversas iniciativas das instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, entre as quais a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, a São Paulo Companhia de Dança, o Conservatório de Tatuí, o Projeto Guri, Fábricas de Cultura, TV Cultura, Bibliotecas, e os Museus da Imagem e do Som, MIS Experience, do Futebol, Índia Vanuíre, Casa de Portinari, Felícia Leirner/ Auditório Claudio Santoro, além dos museus casa-literários, Casa das Rosas, Casa Mário de Andrade e Casa Guilherme de Almeida.

Plataforma #CulturaEmCasa

www.culturaemcasa.com.br

Redes Sociais:

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Amigos da Arte

A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão do Teatro Sérgio Cardoso, Teatro Sérgio Cardoso Digital e Teatro de Araras, além da plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa,  trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 17 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 60 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.