Foto créditos @andrematsumoto

Entrevistas exclusivas do Jornal do Rap no Red Carpet do Prêmio Jovem Brasileiro

Evento aconteceu em São Paulo e reuniu grandes estrelas da música, internet, TV e cinema…

Evento aconteceu em São Paulo e reuniu grandes estrelas da música, internet, TV e cinema

A cerimônia, transmitida pelo Bandplay, teve início com o esquenta PJB no Red Carpet, onde personalidades desfilaram seus elegantes trajes. Algumas das presenças notáveis incluíram Mari Fernandez, Rita Cadillac, Fun7, Thiago Panteleão, Tati Machado, MC Fioti, Tília, Hugo Henrique, Lucas Pretti, Giovana Chaves, Thammy Miranda, Br’oz, os ex-participantes do BBB Marília Miranda, Lucas Penteado e Amanda Meirelles, Elana Valenaria, entre outros.

O Jornal do Rap compareceu ao Red Carpet e conversou com alguns artistas:

Entrevista com Thiago Pantaleão:

Jornal do Rap: Você acha que os artistas do RAP precisam abrir mais a mente para parcerias, feats, collabs com artistas do pop, que querendo ou não, estão mais próximos do mainstream?

Thiago Pantaleão: Eu acho que é muito importante também trazer e compartilhar a mensagem para outro público, talvez não um público foco, mas um outro público que de certa forma se inspira com as letras da música, com a realidade, com a vida, porque no final das contas a gente faz a arte para tocar a vida das pessoas que são como a gente, que estão em lugares similares. Então eu acho que é muito importante atingir outro grupo de pessoas que também precisam sentir-se ouvidas e representadas, eu acho que em todas as áreas.

Jornal do Rap: Como foi receber a notícia de ter sido convidado para o evento?

Thiago Pantaleão: Eu estou muito feliz, de verdade, ainda mais feliz porque eu vou ter a oportunidade de apresentar meu trabalho aqui também hoje, encerrando a noite, então para mim é uma oportunidade incrível de viver o meu sonho.

Entrevista com MC Fióti:

Jornal do Rap: Qual a importância de estar nesse prêmio sendo um dos únicos representantes da música urbana?

MC Fióti: Para mim, é tudo. É a primeira vez que participo de um evento como esse, fui convidado pela Dagmar, que recebeu o convite da galera. Cara, é muito importante estarmos aqui representando o nosso funk, sabe? É muito significativo para a galera que está na cena também. Não há muitas palavras para descrever, é realmente gratificante, falando sério.

Jornal do Rap: Que mensagem deixa para os jovens que querem viver da música, mas que precisam entender que não devem largar os estudos?

MC Fióti:A mensagem é clara e óbvia. Por mais que você queira viver o seu sonho, dedicar-se à arte, é necessário estudar, entende? Em qualquer área em que você vá atuar, é importante ter conhecimento e educação. Portanto, mano, não adianta ter apenas talento, não adianta ter apenas estrutura, é preciso ter educação, é preciso estudar. Isso vale para todas as áreas. Do fundo do meu coração, peço à galera, a todos os jovens, que se concentrem nos estudos, que estudem, tá ligado?

Entrevista com Lucas Koka Penteado:

Jornal do Rap: 

Lucas Koka Penteado: A valorização da arte brasileira, infelizmente, nesse momento, sinto sinceramente que não existe. Temos um filme da Barbie que é assistido por milhões de pessoas. E o filme Nosso Sonho, que é um filme nacional, muito bem produzido, que retrata a realidade das periferias e sua evolução. Infelizmente, não temos muitas pessoas consumindo esse filme. Em primeiro lugar, é importante que o público compreenda a dificuldade de construir algo que conte a nossa história. Contado por nós, escrito por nós, produzido por nós. Para que esse produto chegue até aqui, ele precisa ser consumido. Essa é a lógica, entende? Para que o próximo filme seja ainda melhor produzido e tenha a possibilidade de chegar até aqui, ele também precisa ser consumido. Uma empresa não vai investir em um produto que ninguém quer ver. E o nosso produto é bom, então precisamos valorizar as coisas que são criadas aqui.

Ah, mas eu gosto da Anitta, gosto da Juliette. É interessante que saibamos separar as coisas. Não podemos desqualificar a qualidade da Anitta, que, na minha opinião, é a melhor cantora do mundo. Mesmo que atualmente não seja reconhecida como tal, ela é. Ela é a melhor artista musical do mundo, podem discutir comigo quando quiserem. Eu a vi começar. Eu era amigo dela desde o início. A vi começar na Furacão 2000, sem oportunidades. Ela construiu tudo isso, tornou-se empresária, entendeu o mercado, estudou o mercado. Começou a investir sozinha. Ela não se deitou com ninguém, como muitas pessoas dizem. Mentira, ela construiu. Ela também veio de baixo, não como eu. Ela tinha com o que se alimentar em casa. Portanto, é preciso entender que essa trajetória precisa ser valorizada. Mas também precisamos valorizar as jornadas mais difíceis, aquelas que têm menos perspectivas de vida. Porque como podemos ter perspectivas de vida se não temos o que comer? Se não temos o que vestir? Se chegamos à escola e nossos professores também não têm o que comer ou vestir. Meu professor, depois de pegar um ônibus e um metrô lotados, chega cansado na escola. Ele tem 40 anos e seus alunos também não têm perspectiva, seus pais não tiveram, seus avós não tiveram. Então, é sobre isso. Mas como podemos mudar toda essa estrutura? Na minha opinião, a melhor forma de comunicação que temos no país é a arte. Precisamos saber utilizar esse meio. Queremos mudar o mundo? Então, vamos mudar as oportunidades, a acessibilidade em nosso país, a cultura e a arte. Essa é uma mensagem para o público. E minha mensagem para os artistas é: não desistam, chegaremos lá.

Jornal do Rap: E a educação para os jovens que querem viver da arte?

Lucas Koka Penteado: Precisamos mudar a academia em primeiro lugar, não é mesmo? Que tipo de educação temos? A escola pública? Infelizmente, a escola pública muitas vezes deseduca mais do que educa. É uma escola que possui um ensino machista, racista, homofóbico e transfóbico. Não somos ensinados a prosperar e enriquecer. Que tipo de ensinamento precisamos? Primeiramente, é necessário que os jovens compreendam o valor do seu dinheiro. Para que eles entendam o valor do dinheiro, é importante que compreendam que o país é governado por três poderes. E esses três poderes são divididos assim, assim, assim. Cada município é dividido dessa forma. Essa empresa paga impostos que vão para determinado lugar, como o Ministério da Fazenda. Além do Ministério da Fazenda, há o Banco do Brasil. Dessa forma, eles precisam compreender quem são no mundo. Ou seja, precisamos formar cidadãos antes de qualquer outra coisa. Para que eles possam compreender quem são, mesmo como artistas, no mundo.

Entrevista por @nega_cleo

No contexto da entrevista com Lucas Penteado, é relevante destacar a contradição entre suas declarações sobre o filme “Nosso Sonho” e a repercussão na imprensa recente. Na ocasião, Lucas expressou certa tristeza ao acreditar que o filme não estava alcançando o mesmo sucesso que a Barbie, embora seja importante ressaltar que é natural que nenhum filme nacional atinja a mesma magnitude global. No entanto, é notável que “Nosso Sonho” se tornou o filme nacional mais assistido. Vale ressaltar que a entrevista foi realizada na última terça-feira, dia 24, antes de Lucas ter conhecimento do expressivo impacto que o filme estava gerando nas bilheterias.

No comando do palco estava Carla Diaz ao lado de Guto Melo. A atriz retornou ao Prêmio Jovem Brasileiro após duas décadas depois de conquistar o primeiro troféu. Além disso, a 22° edição ficou marcada por reunir muitas performances com grandes nomes da música, representados por WZ Beat que abriu a entrega dos troféus com a música tema do Prêmio Jovem Brasileiro “Nova Onda do PJB”. A cantora Erikka Rodrigues preparou uma atração especial e compôs uma música que falou sobre todas as atrações que passaram pelo palco.

Pela primeira vez no Prêmio Jovem Brasileiro, Treyce trouxe seu grande hit “Lovezinho” e seu mais recente single “Favela”. Na sequência, foi a vez de MC Fioti com “Bum Bum Tam Tam”.

Acompanhando de um coral, Flay soltou o vozerão cantando “Easy On Me” da norte-americana Adele e “Espumas do Vento”. A nostalgia foi levantada com o grupo Br’oz com ”Prometida”. Uma das promessas do sertanejo, Hugo Henrique subiu no palco com o medley de “Vão Falar que foi Sorte / Quando / Short Jeans” e ainda soltou uma palhinha de um de suas composições “Ausência”, eternizadas pela eterna rainha da sofrência, Marília Mendonça.

Com presença por mais uma vez no Prêmio Jovem Brasileiro, Melody apresentou seus hits estourados no Tik Tok “Love, Love”, “Pipoco”, “Barbie de Chapéu”, além de “Fale de Mim” – seu primeiro grande sucesso. Carol Roberto acompanhada de um balé, performou o single “Invisível”.

Na sequência o grupo Fun7 subiu no palco com “Foi Bom Demais”, ensinando a coreografia para o público e ainda cantaram “Gestual”. Com muita sexualidade, a cantora Clau apresentou “Cigana” na versão pop e pagode, “Pouca Pausa”, “Primeira Vez” e o mais recente lançamento “str!pp3r”.

O piseiro foi representado por Mari Fernandez, que ganhou como ‘Melhor Cantora’ e ‘Melhor Feat’ ao lado de Israel & Rodolffo, cantando a música “Seu Brilho Sumiu”. BFF chegaram com “Fogo e Gelo” e a acapela soltaram a voz na música “Fica”. Após a apresentação, elas receberam o prêmio de ‘Banda do Ano’.

A cantora Lary trouxe um medley de suas composições “Love, Love”, “Quase Não Namoro”, “Fiu Fiu” e “Ligações de Alma”. Estouro do pop/funk, Tília trouxe muita dança com “700 por minuto” e um remix de “Baile Todo”. Para encerrar com chave de ouro, Thiago Pantaleão, com seu sucesso “Desculpa Por Eu Não Te Amar” e “Mente Pra Mim”. Após encerrar sua performance, o cantor foi premiado pelo júri técnico na categoria ‘Entregou Tudo’.

Os vencedores das categorias receberam uma peça em acrílico com diferencial luminoso. O troféu PJB 2023 trouxe a estética visual da logomarca incorporada pelo evento na atual edição, sendo não apenas uma peça de valor sentimental, mas também um objeto de decoração para os premiados.

Júri técnico

Além das atrações, o PJB anuncia ainda a jornalista e apresentadora Tati Machado, da TV Globo, como vencedora da categoria “Revelação de TV”, escolhida pelo júri técnico. No segmento, os especialistas do PJB, com 22 anos de história, selecionam grandes nomes para serem homenageados durante o show.

Na mesma categoria, João Silva, filho de Fausto Silva, que acaba de estrear seu programa solo na Band, divide o prêmio de “Revelação de TV” com Tati Machado.

Vencedores (Voto Popular)

Após diversas etapas e com mais de 25 milhões de votos, eis que temos os grandes vencedores do Prêmio Jovem Brasileiro 2023. Este ano, a maior premiação jovem do mundo conta com grandes nomes como vencedores e algumas estreias, como é o caso de Key Alves. A influenciadora e ex-BBB foi a grande escolhida pelos fãs na categoria “Melhor Participante de Reality”.

Dentre os premiados, estão ainda outros famosos de diversos segmentos. Artista sensação da música sertaneja, Mari Fernandez leva o troféu de “Melhor Cantora”, enquanto Gustavo Mioto é o “Melhor Cantor”.

As categorias do Prêmio Jovem Brasileiro 2023 são divididas em 27 segmentos, incluindo Música, TV, Influencer Digital, Games, TikTok, Master Fandom, Moda e muito mais, além do júri técnico. Os indicados são estrelas em ascensão que estão moldando o cenário cultural e social do Brasil.

Para Guto Melo, criador do PJB, o evento é uma celebração aos jovens de hoje e de amanhã. “O Prêmio Jovem Brasileiro é um tributo à diversidade de talentos que nossa juventude possui. A cada ano, somos lembrados do poder da determinação e do potencial ilimitado dos jovens brasileiros. Este evento é uma celebração de suas realizações, bem como uma plataforma para incentivar e orientar as gerações futuras.”

“É muito legal ver como tudo vai se renovando e como grandes nomes receberam no PJB seu primeiro reconhecimento público, seja por seu trabalho ou contribuição para a sociedade”, acrescenta Guto.

Em 2023, o Prêmio Jovem Brasileiro 2023 se orgulha de se unir novamente à ONG Amigos do Bem, que celebra 30 anos em 2023. A ONG Amigos do Bem desempenha um papel vital na transformação de vidas no sertão nordestino, fornecendo educação, geração de renda, acesso à água potável e moradia para milhares de crianças e jovens.

Veja os vencedores do Prêmio Jovem Brasileiro 2023 (Voto Popular)

 

MÚSICA

Melhor cantora

Mari Fernandez

Melhor cantor

Gustavo Mioto

Hit do ano

Erro Gostoso – Simone Mendes

Dupla do ano

Israel e Rodolffo
Maiara e Maraisa

 

Banda do Ano

BFF Girls

Melhor Feat

Seu Brilho Sumiu – Israel e Rodolffo e Mari Fernandez

NA TV

Melhor ator

Igor Jansen


Melhor atriz

Larissa Manoela

Melhor programa, série, novela ou reality

A Infância de Romeu e Julieta

Melhor Apresentador

Ana Clara Lima
Rodrigo Faro

Melhor participante de Reality

Key Alves

Diversidade e Inclusão

Pequena Lo

Fitness

Jade Picon

Make

Marilia Miranda

Humor

Lucas Guedes

Rei/Rainha do Insta

Carlinhos Maia
Gkay

 

Revelação digital

Nathalia Costa

Youtuber

Camila Loures
Enaldinho

GAME

Melhor Gamer

LOUD Coringa

Q-LACRE

Eu shippo

PITHEO – Pietra Quintela e Théo Medon

Meu crush

Théo Medon

TIKTOK

Trend do TikTok

Tá OK – Dennis – Kevin O Chris

Melhor TikToker

Tainá Costa

MASTER FANDOM

Melhor fandom do Brasil

Vivináticas – Vivi Lucas

NO STYLE – Jovem mais estiloso do Brasil

João Guilherme
Vivi Lucas


(+) DIGITAL

Melhor podcast

PocCast

JOVEM DO FUTURO – Crianças que já fazem história

Miguel Angelo
Lorena Queiroz

Sobre o Prêmio Jovem Brasileiro

O Prêmio Jovem Brasileiro é uma iniciativa que reconhece e celebra os jovens talentos do Brasil que se destacam em diversas áreas, desde entretenimento até empreendedorismo e ação social. O evento anual proporciona visibilidade aos esforços e realizações dos jovens, além de inspirar outros a seguirem seus sonhos e objetivos. Com categorias abrangentes e uma cerimônia emocionante, o Prêmio Jovem Brasileiro se estabeleceu como um dos principais reconhecimentos para a juventude do país.

O tão aguardado evento anual, o Prêmio Jovem Brasileiro, retorna para sua edição de 2023, honrando e reconhecendo jovens talentos que se destacam em diversas áreas.

O evento, conhecido por sua atmosfera energética e entusiástica, reuniu uma diversificada gama de talentos promissores, desde influenciadores digitais até empreendedores visionários, passando por artistas, esportistas e defensores sociais. A noite foi marcada por performances incríveis, discursos inspiradores e momentos emocionantes que destacaram o impacto significativo que os jovens brasileiros estão fazendo em suas respectivas esferas.

O Prêmio Jovem Brasileiro é uma plataforma que reconhece a criatividade, inovação e comprometimento dos jovens brasileiros, inspirando outros a seguirem seus próprios sonhos e a fazerem a diferença em suas comunidades.

Foto destaque: @andrematsumoto