Conhecido como Poeta da Periferia, Vaz foi um dos convidados de Marcelo Tas na primeira edição dupla do programa

O escritor Sérgio Vaz, convidado do #Provoca da última terça-feira (19/5), fez duras críticas a Jair Bolsonaro e aos apoiadores do presidente no programa.

Questionado por Marcelo Tas sobre um poema em que Vaz se refere a um “messias”, o poeta dispara:

“É tão difícil falar dessa pessoa que eu tenho até medo de falar e meus dentes caírem, porque é tão demoníaco… um genocida, racista, homofóbico, misógino, não gosta de índio, não gosta de pobre”.

“Tirando ele da presidência a gente volta a ser República. Se vai ser direita, vai ser esquerda, vai ser centro… mas acho que o mais importante é tirar alguém que não representa nada”, opinou.

Sobre os apoiadores do presidente, que de acordo com pesquisas recentes compõem aproximadamente 30% da população, Sérgio avalia: “Ele não está só. Ele é um líder que as pessoas queriam ouvir aquilo que ele diz. […] Essas pessoas precisam ser combatidas também, através da lei, através da informação. É preciso barrar o que está acontecendo, as pessoas serão linchadas em praça pública se continuar nesse ritmo. As pessoas não respeitam a Constituição, não respeitam as leis, não respeitam o Judiciário, não respeitam o Supremo. Não respeitam nada, nada importa. É um povo que vai pra rua pedir a volta da ditadura.”

Sérgio Vaz é considerado o poeta da periferia. Criador da Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia), Sérgio também é um dos idealizadores do Sarau da Cooperifa, projeto que resultou na publicação independente de mais de 100 livros, e estabeleceu centros de cultura em locais periféricos de São Paulo.

Nesta primeira edição dupla do #Provoca, Sérgio Vaz dividiu o programa com a também escritora Patrícia Melo. Os convidados falaram sobre suas obras em diferentes contextos diante da pandemia: da violência contra a mulher que se agrava em tempos de isolamento à vida e a arte nas periferias. As entrevistas já estão disponíveis na íntegra no canal oficial do programa no YouTube​.

#Provoca vai ao ar às terças-feiras22h15, na TV Cultura e no YouTube.