17ª Feira Literária Internacional de Paraty traz rodas de conversa com artistas

O Mc, produtor musical e empresário Rincon Sapiência, participou ontem do segundo dia da 17ª Feira Literária Internacional de Paraty, que se encerra neste domingo.

O artista cada vez mais tem participado de eventos para conversar com o público sobre suas experiências no rap e trajetória musical. Dessa vez o convite foi para falar em uma das rodas de conversa que compuseram a Feira, sobre o tema “Vozes periféricas e Construção de repertórios Paralelos”, da qual dividiu as reflexões sobre o assunto com os Mcs Pelé do Manifesto e Marechal.

O debate que ocorreu na unidade do Sesc Caboré, em Paraty, proporcionou ao público da cidade refletir sobre as diversas questões atuais que envolvem a música e periferia, as violências, os desafios, além das ações e impactos sociais que os artistas vem proporcionando através de seu trabalho. As dificuldades em se fazer Rap no Brasil, foram o centro das discussões na mesa, que foi mediada pelo jornalista Andre Barcinski.

Sobre as infinitas possibilidades de rimas e métricas que o rap proporciona, Rincon contou sobre suas primeiras influências na literatura e que antes da música, sua primeira fonte de renda no segmento foi através do trabalho com oficinas de rimas.

“Todo o labirinto que se pode fazer, conheci através da literatura de cordel que era algo que eu usava para fazer oficina de rimas no Jardim Fontalis, que foi um dos poucos trabalhos que consegui ter tentando trabalhar pelos meios formais”, revela Sapiência.

Um dos objetivos da roda era mostrar como a literatura e a música se relacionam e fortalecem a busca pelo conhecimento dos jovens, algo que Rincon também teve a oportunidade de vivenciar em sua juventude antes de ingressar no meio. O artista contou que por conta do rap começou a ler mais e pesquisar novas referências, como Malcom X, que conheceu por meio da música Voz Ativa dos Racionais.

Rincon também falou sobre sua nova fase a frente de seu próprio selo musical, o MGoma, que será responsável pelo lançamento de seu segundo álbum de carreira com lançamento previsto para este ano.

Foto Capa: Mariana Vergara