SVI é o projeto de rap griot de Lucas Santos, artista carioca. Com referências do boombap old school e do trap contemporâneo, SVI, após dois anos longe do rap, lança recentemente seu single e clipe de Prefácio.

O single conta com um beat em loop, com poucos samplers em momentos casuais, uma letra longa e densa, sem refrão. A música sintetiza opiniões e vivências do rapper que falam muito do que é cena do rap de seu entorno. A pretensão de SVI foi trazer sua narrativa sem grandes pretensões, buscando a sinceridade e verdade da mensagem de um griot.

“Rap Griot pra mim é transmitir a minha vivência pessoal, como jovem negro vivo, nos espaços onde eu vivo o rap, sem pretensão de responder por uma geração mas comunicando minhas memórias e histórias”, afirma SVI, que versa sobre experiências diversas do “fazer rap”.

O videoclipe foi filmado numa tarde na sala do DCE (a sala mais recreativa) de sua faculdade (UNIRIO), onde se formou inicialmente o coletivo que lança o single, Arca Lab.

A música é o segundo single lançado pelo coletivo, que é formado por artistas jovens negros e negras de todas as zonas do Rio de Janeiro.

O coletivo conta com artistas de rap, trap, pop e rnb, a produção musical atualmente é lo-fi e caseira e os clipes são feitos com baixíssimo orçamento, uma câmera na mão e uma ideia na cabeça.

Confira “Prefácio”: