ZIMUN Uma mistura de Rap, Jazz, Afrobeat, Música popular brasileira…

Zimun, nome sonoro, banda idem. Diversidade é a palavra de ordem, cantada sobre rica harmonia…

Zimun, nome sonoro, banda idem.

Diversidade é a palavra de ordem, cantada sobre rica harmonia musical. Guitarra, contra-baixo, bateria, didgeridoo, congas, vibrafone, trompete e sintetizadores se juntam para criar um estilo que se funda no próprio grupo: o Street Jazz.

Do Jazz, nota-se a influência tanto nas execuções instrumentais quanto nas composições e improvisos. No rap, buscam a sinceridade da poesia crua e cotidiana das ruas, somada ao flow afiado de dois MC´s.

Um universo de multiplicidade e referências de certa forma paradoxais, o erudito e o vernacular provocam no público uma sensação de transformação.

A missão do Zimun é propor a evolução através da música.

BlueSky – Cidades Invisíveis

História da Banda:

ZIMUN-jornaldorap

Os primeiros passos do Zimun foram dados por Matéria Prima, Rafa Nunes, Rafael Bizzotto e Ravel Veiga em julho de 2008. Na mesma época, o MC Castilho e o beatmaker Coyote Beatz faziam a pré-produção de um EP, posteriormente lançado em formato digital pelo selo Serrassônica.

No início do trabalho, Castilho, Coyote e Ronaldo Gino concluíram que o ideal era produzir um disco com sonoridade mais orgânica e menos eletrônica, evitando o uso de samples. Castilho, então, convidou o Zimun para participar da produção, usando a instrumentação da banda nas gravações para fazer releitura e rearranjo dos beats. Essa união possibilitou a continuidade das atividades iniciadas pelo grupo. O Albúm com cinco faixas, intitulado “Alcançando o Céu com o Pés no Chão”, foi lançado em 2011 e indicado pela mídia e pela crítica como um dos melhores trabalhos do gênero no ano.

A partir daí o grupo começou a se apresentar com frequência. Em um dos shows, Dedig foi convidado a participar tocando guitarra e logo depois tornou-se integrante oficial da banda. Os shows foram bem recebidos e o grupo foi ganhando espaço.

No início de 2011, o músico e produtor Lenis Rino propôs um dia de gravações ao vivo com a banda em seu estúdio, a Sala da Toscaria. A ideia inicial se transformou em dois trabalhos: um EP com quatro faixas, intitulado “Surreal” e um disco com treze faixas que serão lançados em 2012 e 2013, respectivamente. Durante as gravações, Gabriel Bruce assumiu a bateria. Atualmente, o grupo continua a conquistar espaço no cenário nacional, além de trabalhar no novo EP, com lançamento marcado para 04 de outubro deste ano.

A banda também é idealizadora do festival Zimundo, que mescla diferentes estilos musicais, artes visuais e gastronomia.

O Zimun atualmente é Edgard Dedig, Fernando Castilho, Gabriel Bruce, Matéria Prima, Rafael Bizzotto, Rafa Nunes e Ravel Veiga.