Créditos: Lucas Nogueira

Xamã volta às origens e se une à gravadora Rock Danger, acompanhado de Major RD

Intitulada “O Retorno de Jedi”,  faixa explora estética underground e vem acompanhada de videoclipe Os fãs…

Intitulada “O Retorno de Jedi”,  faixa explora estética underground e vem acompanhada de videoclipe

Os fãs de Xamã podem comemorar, pois o aguardado single “O Retorno do Jedi” foi oficialmente lançado nesta última segunda-feira (30), dia em que também é celebrado o aniversário do artista. A canção colaborativa com Major RD marca não apenas o retorno do rapper às suas raízes, com uma sonoridade mais underground, mas também um novo capítulo em sua carreira: ele se uniu à Rock Danger, gravadora de Major.

Composição dos intérpretes, “O Retorno do Jedi” vem acompanhada de um clipe, que pode ser assistido no canal oficial de Xamã no Youtube. A produção da faixa foi confiada ao talentoso Marquinho no Beat, e o resultado é um som envolvente e potente.

“Estou muito animado com esse lançamento! Essa música é como um renascimento para mim, voltando às minhas raízes, ao meu início. Trabalhar com meu mano Major RD foi incrível, a gente se entende demais no estúdio e na vida também”, celebra Xamã. “Entrar para a família Rock Danger é um passo importante na minha carreira. Somos amigos e temos uma visão compartilhada para o futuro. Mal posso esperar para o que vem por aí com essa nova parceria!”, completa.

“Eu sempre achei que isso aconteceria. Na verdade, eu imaginava que isso seria natural, então nunca convidei ele para fazer parte da minha gravadora, porque eu sabia que uma hora aconteceria naturalmente. Uma hora ele iria vir pra cá”, admite Major.

Há algum tempo, devido às pistas que os rappers soltaram nas redes sociais e ao easter egg contido na faixa “Vampira”, os fãs já vinham especulando sobre a possibilidade de Xamã assinar com a Rock Danger. A gravadora, que também tem como sócios o empresário Ycaro Torres e o DJ Natan, é conhecida por apoiar e desenvolver talentos do rap, e hoje é considerada uma potência no cenário musical brasileiro.

O clipe foi dirigido por PV, que também assina o vídeo de “Só Rock 2”, outro sucesso de Xamã e Major RD. Assim como os artistas, PV foi criado em Campo Grande, bairro da zona oeste carioca, e viu de perto ambos darem seus primeiros passos na carreira musical. “Eu vi esse dois subindo no palco pela primeira vez lá no extremo oeste da cidade, enquanto eu começava a minha carreira no audiovisual documentando batalhas de rap. Poder fazer parte desse trabalho que é tão especial para eles e para os fãs 10 anos depois é privilégio indescritível”, conta.

Para a produção cinematográfica, ele e sua equipe desenvolveram quatro cenários que mostrassem não apenas a jornada dos músicos, mas também a autenticidade de cada um e a amizade que há entre eles. “A gente tem as batalhas onde eles começaram, o palco luminoso representando os grandes palcos e a fama, além de uma crítica à indústria que muitas vezes força o artista a ser algo que ele não é. O vídeo também explora a essência punk rock/gangster da Rock Danger, sobretudo na cena em que eles destroem um carro grafitado”, detalha o diretor.

Xamã e Major se conheceram em batalhas de rimas no Rio de Janeiro, em 2014. Naquele momento, Xamã trabalhava como vendedor e Major em um açougue. Quando começou a ganhar dinheiro rimando e conhecido em batalhas por toda cidade, Xamã decidiu deixar o emprego e se dedicar à música. Encorajado pelo amigo, Major fez o mesmo e foi trabalhar com ele fazendo dobras nas apresentações ao vivo por um cachê de 50 reais.

Em 2016, com o sucesso Batalha do Tanque, os artistas lançaram o primeiro trabalho autoral, a música RJ44, que ganhou um clipe caseiro gravado em plano sequência. Não demorou muito para que alcançassem o reconhecimento popular e se estabelecessem como grandes nomes do rap nacional.

Foto destaque: Créditos: Lucas Nogueira.