Xamã é o rapper mais ouvido do Brasil

Xamã chega com seu primeiro single solo do ano, “Dublê de Marido”

O clipe tem estética futurista e conta com participação de Gretchen. Produção será lançada no…

O clipe tem estética futurista e conta com participação de Gretchen. Produção será lançada no canal do YouTube da Baguá Records às 19hrs 

No final de 2021, o Brasil se rendeu ao malvadão, que chegou ao topo das paradas musicais e ali permaneceu por várias semanas. Agora, chegou a vez de uma malvadona ter seu destaque. Essa é a essência do mais novo single de Xamã, “Dublê de Marido”, lançado nesta quarta-feira nas principais plataformas digitais, com o clipe sendo disponibilizado no canal do YouTube da Baguá Records às 19h de hoje.

Os ouvintes que conheceram Xamã pelo hit “Malvadão 3” encontrarão uma sonoridade completamente diferente em “Dublê de Marido”, como já é tradição do rapper multifacetado, que não se prende a apenas um ritmo ou a um único estilo musical. Atualmente no topo do rap nacional, tanto em números quanto em relevância, o artista mostra que, para ele, a estética e conceitos diversos são tão importantes quanto a mensagem que se deseja transmitir com uma música.

A produção do novo single ficou por conta de Pedro Lotto, que mescla o rap ritmado com a sensualidade do funk, trazendo elementos do trap e uma pitada de R&B. Em uma energia envolta pelo mistério, reforçada pela identidade visual construída especialmente para o single, Xamã faz um tributo à sua malvadona, uma mulher de atitude que toma as rédeas da vida, por entre os versos da faixa: “Eu sei que quase nada te impressiona / Mas se quiser fugir do mundo, me aciona / Eu sou seu malvadão, cê é minha malvadona”.

Para o clipe, Xamã renovou a parceria com o diretor Guilherme Brehm, com quem trabalhou em diversas produções de sua carreira, como o curta-metragem do álbum “O Iluminado”. Juntos, pensaram em uma ambientação que une o futurismo ao underground. A inspiração veio de obras de ficção científica e do estilo cyberpunk, com a abundância de cores neon, jogos de luz, hologramas e outros efeitos especiais.

“A estética do cyberpunk ainda não é muito usada, principalmente no Brasil, mesmo sendo conceituada há muito tempo. O livro Neuromancer, da década de 80, já trazia esse conceito nos mesmos moldes que vemos na ficção hoje em dia. Eu quis homenagear esses filmes antigos que a gente conhece bem, esses que tentavam imaginar como seria o futuro, como seria o nosso presente. Então trouxe essa vibe mais dark, que está totalmente entrelaçada com o beat e o significado da música“, comenta Xamã sobre a produção.

Complementando a produção da melhor maneira possível, Xamã trouxe uma participação mais que especial: Gretchen, a rainha dos memes e do rebolado, imortalizada na cultura pop brasileira. Juntos, Xamã e Gretchen dão vida ao malvadão e à malvadona e contracenam no subúrbio de uma cidade.

No início do clipe, Xamã recebe mensagens em realidade aumentada, no formato de propaganda, dizendo-o para “seguir o coelho”. O coelho, no clássico livro “Alice no País das Maravilhas”, representa um chamado para a aventura. Quando o cantor vê a imagem holográfica de Gretchen, adentra em uma realidade paralela, sem saber que estava imergindo em um terreno perigoso, em que a ficção toma conta do protagonista e deixa o espectador instigado.

“Minha ideia era romper com os padrões, trazendo alguém único e com uma história de vida incrível como a personagem que representa a ‘malvadona’. Conectamos uma figura pop com uma música pop. Trazê-la foi um desejo do Xamã, mas eu quis representá-la de uma maneira que ninguém ainda fez, com seriedade, que faça jus à imagem de malvadona”, explica o diretor Guilherme Brehm. “Xamã é capaz de se transportar para qualquer universo, e entrega atuação e expressão em qualquer que seja a circunstância. Esse clipe só seria capaz de funcionar com ele”.

“Dublê de Marido” chega para consolidar ainda mais Xamã como o maior nome do Hip-Hop/Rap nacional na atualidade, com seus mais de 8,4 milhões de ouvintes mensais. Depois de seus três primeiros álbuns furarem a bolha do gênero no qual Xamã construiu sua carreira — e que nunca deixará de ter espaço em sua versátil discografia —, o artista carioca se mostra pronto para uma nova fase de sua carreira, na qual seguirá buscando surpreender seus fãs e ouvintes com faixas ambiciosas e incomparáveis como esta de ‘Dublê de Marido’.

Para o lançamento do novo trabalho, Xamã escolheu um espaço de arte e inspiração. O clipe foi exibido pela primeira vez dentro do espaço imersivo da exposição Beyond Van Gogh que já foi vista por 200 mil brasileiros desde a inauguração em abril, no MorumbiShopping, em São Paulo.

Após 132 anos desde a sua morte, o gênio da pintura holandês, atrai diferentes gerações para a exposição que já foi vista mundialmente por mais de 10 milhões de pessoas. Vincent Van Gogh vendeu apenas uma única pintura em vida e teve reconhecimento muito depois de falecer, pintava incessantemente sem pensar no resultado comercial mas em expressar sua visão de mundo e dar vida a sua imaginação.

A exposição Beyond Van Gogh fica em cartaz em São Paulo até o início de Julho quando seguirá para Brasilia em Agosto. Essa é a primeira vez que a obra de um artista musical será exibida no salão dedicado a projetar mais de 300 obras do pintor na instalação de som e vídeo que reproduz seus quadros, ao lado de suas frases e pensamentos.