Foto Divulgação

Versos ao Verbo: Saiba mais sobre a trajetória do Suborno Rapper

O Versos ao Verbo teve seu início em 1994 com a primeira formação composta por…

O Versos ao Verbo teve seu início em 1994 com a primeira formação composta por Suborno e Barão, que se conheceram em uma festa celebrando o aniversário do bairro de Ceilândia, conhecido como Setor P Sul, apelidado de Caldeirão do Diabo. Posteriormente, juntaram-se ao grupo MKD e JFS, tendo como mentores DJ Jamaika, Kabala (hoje Rivas) e Rapper Rei Cirurgia Moral. Em 1995, a segunda formação incluiu os rappers Suborno Zalla e Barão, e em 1996, com a entrada do backing vocal Laidy Lee, lançaram a música “Descance em Paz” no álbum “Ultopia” de DJ Jamaika, lançado em 1997 e produzido por DJ Raffa.

No ano de 1998, o grupo teve várias participações em redes de televisão, incluindo Rede Record, Manchete, TVE TV Apoio e Rede Bandeirantes, além de entrevistas nos principais jornais do Distrito Federal, como o Correio Brasiliense, Jornal Ceilandense e Jornal de Brasília. Também concederam entrevistas na rádio Cultura FM de Brasília e em diversas rádios comunitárias pelo Brasil. No final do mesmo ano, Suborno Zalla e Barão gravaram o primeiro álbum “Só Nos Resta a Paz”, produzido em Ribeirão Preto, SP, no estúdio Abracadabra por Yzack DJ do CXA e lançado pela gravadora Discovery em março de 1999.

De 1999 a 2000, o grupo teve várias participações com celebridades do rap nacional, incluindo Consciência X Atual, Cirurgia Moral e GOG. Em 2001, a formação se desfez com a saída do integrante Barão, após se tornar evangélico e seguir carreira no grupo gospel Provérbio X, enquanto Suborno Zalla logo se tornou integrante do grupo Cirurgia Moral.

O Versos ao Verbo, liderado por Suborno Rapper desde 1994, renovou-se em 2002 com a formação de Suborno, Bruno e DJ ALX. Entre 2002 e 2003, Suborno Rapper participou de vários discos, incluindo “A Reissuição” de Consciência X Atual, “Ante Crime” de Provérbio X, “Prisão Sem Muro” de Relato Bíblico, “A Era da Ira” de Artigo 2, “Preparado pra Guerra” de Ex Barão e “Adccão Ativa” do vocalista Dinelle, assassinado em 2005 com três tiros, álbum desconhecido.

Em 2003, o grupo se desfez com a saída de DJ ALX e Bruno, e Suborno Rapper dedicou-se a projetos sociais e culturais, trabalhando com debates e palestras em escolas públicas, universidades e faculdades. Em 2004, voltou aos palcos com um trabalho solo, buscando independência, produzindo seu segundo disco, “Cavalo de Troia”, com 16 faixas produzidas no estúdio Cartel em Brasília. No entanto, por falta de recursos para prensar o disco, o projeto ficou parado. Em 2006, Suborno refez todo o álbum com um novo título, “Vinho Du Bom Pra Vida Nova”, com 12 faixas, vendendo-o para a gravadora Discovery G1 para ser lançado entre 2006 e 2007.

Em 2008, Suborno Rapper participou do álbum solo independente do rapper Dr. Re e encerrou o ano com o trabalho “Suborno Rapper – Pouvora Pura na Boca D’Inferno”, um CD com músicas baseadas em seu livro “Versos ao Verbo”, ainda não publicado.