Vera Veronika relata desafios dos professores em novo single

“Profissão Perigo” está disponível no DVD comemorativo dos 25 anos de carreira da artista. A…

“Profissão Perigo” está disponível no DVD comemorativo dos 25 anos de carreira da artista.

A rapper brasiliense Vera Veronika sempre encontrou no rap a força necessária para lutar contra tudo o que parecia injusto. Na semana do Dia do Professor, ela debate os desafios de seguir na profissão em um país onde não há investimento e valorização da educação no clipe “Profissão Perigo”. A faixa está presente no DVD comemorativo dos 25 anos de carreira da artista.

Confira:

A música tem produção musical de Higo Melo e colagens do DJ Chokolaty. No vídeo, a edição ficou a cargo de Alan ManoK, que mesclou imagens de Vera Veronika com as do filme de Adirley Queiroz, “Cidade é uma Só?”, retratando a realidade caótica de educadores em salas de aula com a cidade que os cerca.

“Essa música descreve o que é ser professor ou professora em uma sociedade onde a escola, lugar de aprendizado e transformação, é simplesmente cenário de sucateamento, violência e desrespeito. Vítima de um modelo educacional político social e histórico precário, o educador precisa criar força e disposição para cumprir sua missão de transformar o futuro daqueles alunos dentro da sala de aula”, explica Vera, que é mantenedora de abrigo infantil, pedagoga, empreendedora e consultora nas causas de Direitos Humanos e faz de sua arte uma busca por mudanças sociais.

Essa postura e política se refletem no conteúdo do DVD “Vera Veronika 25 anos”. Com forte valorização da cultura negra e do hip hop como um todo, o projeto conta com com um show com 14 faixas e 11 clipes, que reúnem um total de 215 artistas envolvidos. A direção musical é assinada por Higo Melo e Nego Dé, responsáveis também por seu álbum “Mojubá”.