Tramando Ideia Rap

Racismo em chamas: Tramando Ideia Rap lança clipe de OQCÊQUERBOY?

20 de novembro de 2020 - No Dia da Consciência Negra, o grupo Tramando Ideia Rap lança single e clipe de OQCÊQUERBOY? II.

Dando sequência ao single com mesmo título lançado em setembro de 2019, o lançamento assume uma nova roupagem a partir de um movimento de descobertas do grupo sobre ancestralidade e empoderamento preto.

Uma letra ácida e com linhas diretas ao ponto que representa a revolta de pessoas negras em meio ao caos causado pelo racismo. O drill e o funk criam uma atmosfera sombria que envolve o ouvinte nessa trama, criada pelo produtor e diretor musical do single, Vibox Beats. A mixagem e masterização foi conduzida por Tan Beats.

“A ideia central desta música pode ser resumida como uma revolta contra a ordem social, política e econômica corrompida pelos ‘donos do mundo’. Os ancestrais vem nos mostrando o quanto somos valiosos e muito importantes nesse universo, ninguém pode apagar esse brilho sagrado que há em nós. Corpos pretos vêm sendo alvos de ideais racistas, fascistas e ditatoriais há mais de 500 anos e, em pleno século XXI, essa bandeira continua sendo levantada de forma explícita”, explica Nego Iego, integrante do Tramando Ideia Rap.

Para Rymu Crespx, as manifestações contra o racismo que se espalham pelo mundo em 2020 influenciaram muito para o lançamento de OQCÊQUERBOY? II. Segundo ele, esse momento “deixou bem explícito o racismo que já é denunciado há muito tempo. Todos os acontecimentos jogaram, mais uma vez, na cara da sociedade o quanto há uma ignorância racista nos rondando. É preciso quebrar este padrão europeu e questionar os efeitos da escravidão que perduram até hoje.”

DJ Willo, integrante do Tramando Ideia Rap, se destaca em OQCÊQUERBOY? II com scratches que dispensam comentários e colagens de músicas marcantes da cena do rap nacional que pavimentaram o caminho para a chegada das novas gerações no gênero.

“Nós selecionamos alguns trechos dos Racionais MCs e Sabotage que marcaram demais a história e que tem um ponto em comum: o levante da população negra em querer contar o seu lado da história”, comenta Willo.

“Enquanto houver racismo, discriminação e deturpação de tudo que canalizamos e geramos desde o início das eras, estaremos aqui em atos de subversão contra todo tipo de opressão”, diz Nego Iego. O clipe, assinado pela SSS.Rec, conseguiu traduzir a ideia da música por meio de um símbolo marcante no movimento negro mundial: KKK (Ku Klux Klan). Rodeado pelos integrantes do Tramando Ideia Rap em algumas cenas e depois em meio às chamas, aquele representaria o seu fim.

Assista “OQCÊQUERBOY? II”: