Nine Four Records/Divulgação

Spark lança clipe de “Invisível”, gravado em Dubai

Audiovisual contou com a presença de Rafael Porrada, que divide as vozes e a composição…

Audiovisual contou com a presença de Rafael Porrada, que divide as vozes e a composição da faixa

Chega nesta segunda-feira, 11 de dezembro, o clipe de “Invisível”, do cantor Spark (Anderson Talisca) e produzido por Rafa Jah, que faz parte do seu último EP, intitulado “Sou Eu”, lançado no último dia 24 de novembro, via ONErpm. O vídeo, já disponível no canal do YouTube do artista, contou com a presença de Rafael Porrada, que divide não só as vozes, mas também assina a composição da faixa.

Assista “Invisível”:

O clipe de “Invisível” acrescenta um toque internacional à carreira de Spark, sendo gravado em Dubai, sob a direção de Bashar Belal. Rafael Porrada destaca sua perspectiva sobre o lançamento: “Unir forças com Spark neste projeto foi mais do que criar música; foi transcender fronteiras, geografias e expectativas. Foi ainda uma experiência fantástica pra mim como artista, de cruzar o planeta para participar desta produção”.

Já Anderson Talisca, reflete sobre a participação de Rafael na faixa como um todo: “O Porrada é um grande parceiro musical que eu tenho e peça fundamental nas produções da Nine Four Records [selo criado pelo próprio Spark], e já gravou músicas para grandes nomes como IZA e Léo Santana; poder contar com a presença dele em Dubai, cidade onde eu vivo atualmente, foi de grande importância no resultado final da produção e uma grande alegria, já que vivemos bem distantes um do outro”.

O EP “Sou Eu” conta com cinco faixas, “Invisível (ft Rafael porrada)”, “Mimada”, “Super Homem” (uma colaboração com Alee e o americano Kiley Bank) – que é a faixa foco, além de “Vilão” e a própria “Sou Eu”, e destaca a convergência natural entre a notoriedade no esporte do atleta com passagens por Bahia, Benfica, Beşiktaş, Guangzhou Evergrande e atualmente no Al-Nassr e as ambições musicais do artista de R&B com influencias de west coast, trap, rap e lovesongs que sempre fizeram parte da personalidade de Anderson, desde quando era um garoto em Feira de Santana/BA.

Ouça “Sou Eu”

Já Rafael Porrada vem trabalhando em seu novo desafio, desta vez como cantor. O artista, atualmente, colhe os frutos de seu último lançamento, o single “Drip de Cria”, a segunda música solo de sua carreira como trapper, que chegou às plataformas de streaming no fim de outubro sucedendo a faixa “MaryKay”.

Ouça “Drip de Cria”

A música e o futebol para Anderson

Nascido em Feira de Santana, Bahia, Spark já alimentava sua paixão pela música desde a infância, inclusive, chegou a tocar surdo em uma banda de axé – onde conseguia seus primeiros trocados e sonhava com o futuro. Mas o talento dentro das quatro linhas começou a dar frutos e, desta forma, a necessidade de sustentar sua família o levou a seguir sua outra paixão.

Atualmente, Anderson Talisca atua como atacante no Al-Nassr, da Arábia Saudita, após passagens por clubes como Bahia, Benfica, Besiktas e Guangzhou Evergrande e o sucesso no futebol permitiu que o artista retomasse seu outro sonho de criança: “Eu nunca deixei de amar a música, só precisava dar tempo para que o sonho de ser jogador me ajudasse no sonho de ser músico”, afirma.

Spark já conquistou milhões de reproduções no Spotify e YouTube com sucessos como “Perversa”, “Antes de Você Ir” e “Morena”, estabelecendo-se como um dos principais expoentes do R&B no Nordeste e em todo o Brasil.

Sua discografia inclui colaborações com artistas renomados no cenário musical nacional, como Kiaz e L7NNON, bem como influências internacionais que incluem sons de Drake, Chris Brown e Justin Bieber. Além de sua carreira musical, Spark é fundador do selo “Nine Four Records”, que abriga talentos como Ítalo Melo, Rafael Porrada, Têco e PH.

Rafael Porrada – cantor e compositor

A vontade de cantar as próprias músicas não é novidade para Rafael Porrada, que começou a escrever seus raps aos 16 anos e, aos 19, já emprestava suas composições para artistas, bandas e selos de um projeto social ligado à música ao qual o artista participava. O soteropolitano descobriu sua paixão pela música desde cedo, influenciado pela carreira de sua mãe, uma cantora gospel.

Rafael Porrada é um criador versátil, conhecido por suas composições, incluindo o primeiro brega funk a viralizar no Brasil, que gerou o famoso “Desafio Din Din Don” e foi regravado por diversos artistas de destaque, como Léo Santana, Wesley Safadão e Naiara Azevedo. O artista também viu suas criações se tornarem hits, como a faixa “Toma que Toma”, gravada por Léo Santana durante o carnaval de 2017.

Em 2018, Rafael Porrada uniu-se à equipe musical do jogador Anderson Talisca, conhecido como Spark no cenário do rap, que também é o proprietário do selo Nine Four Records, uma referência no cenário de hip-hop na Bahia e no Nordeste. Em 2021, participou da série “Criatividade Tropical”, compondo a música “Na Atividade” para IZA, que o levou a ser convidado pela artista para ser um dos cantores da faixa. No ano seguinte, assinou com o selo Nine Four Records e lançou seu projeto como trapper.

A produção musical de “Drip de Cria” é assinada por Saboya e Rafa Jah – também é responsável pela mixagem/masterização e participa da composição. Os demais compositores são o próprio Rafael Porrada e Saboya. A produção audiovisual é de Planzo, e os fotógrafos Jeff Knust e Rezende. A produção executiva é da Nine Four Records.