
“SOUTH SIDE”: Cristal lança single sobre a força da população negra do Sul do país
Misturando Soul e Rap, a artista gaúcha entrega um projeto poderoso que exalta a identidade…
Misturando Soul e Rap, a artista gaúcha entrega um projeto poderoso que exalta a identidade e o orgulho da população negra do Sul, reafirmando a resistência do rap sulista.
Cristal iniciou sua trajetória artística em 2017 nos slams de poesia de Porto Alegre e, dois anos depois, estreou na música com “Rude Girl”, seguida de “Ashley Banks”, faixa que projetou seu nome na cena. Com projetos aclamados pela crítica e pelo público – como o EP Quartzo (2021) e o single Kawo (2023), indicado ao prêmio Multishow – a artista se consolidou como uma das principais representantes do rap no Sul do Brasil.
Nesta sexta-feira (31), a artista de 23 anos lança seu mais novo single, “SOUTH SIDE”. A faixa aborda o sentimento de solidão da população negra da Região Sul e demonstra a força dessa população, atingida por estereótipos e cicatrizes históricas.
“Ruas secas de vida
Pelos bairros do Sul, negros esquivam de armadilhas
Caminhando com a morte, cavalos levam polícia
Coronéis e fazendas acorrentam nossa brisa”
Apesar do contexto político e social, “SOUTH SIDE” traz para além de força. A faixa ressalta a singularidade da cultura negra sulista, construída por famílias que resistiram aos diferentes tipos de adversidades. Nesse sentido, a artista nascida em Porto Alegre buscou inspiração em seus familiares, parte vital não só de sua construção como pessoa, mas também como artista.
Produzida por MDN Beatz e Willsbife, “SOUTH SIDE” representa Cristal não só pela temática mas também pela escolha estética. A faixa é resultado de uma mistura de referências do Soul – gêneros homenageados em seu álbum de estréia “Epifania” (2024) – com o poder de composição ímpar da rapper.
SOBRE A CRISTAL:
Cristal Rocha iniciou sua trajetória artística em 2017, como poetisa nos slams de Porto Alegre, sua cidade natal. Dois anos depois, deu início à carreira musical com o lançamento de “Rude Girl”, seguida por “Ashley Banks”, faixa que projetou seu nome no cenário nacional do rap.
Influenciada pela MPB, lançou em 2021 o EP “Quartzo”, produzido por seu primo e parceiro artístico MDN Beatz. Nos anos seguintes, consolidou-se com singles de destaque como “Hino Delas”, em parceria com MC Luanna, e “Kawo”, indicada ao Prêmio Multishow 2023.
Em 2024, apresentou seu aguardado álbum de estreia, “Epifania”, uma releitura contemporânea da estética da black music dos anos 1960, 1970 e 1980. A boa recepção do público e da crítica firmou Cristal como um dos nomes mais promissores e respeitados da nova geração da música brasileira.