
Sotam Lança “Nos Tornamos Estranhos”: Novo EP Explora o Fim de Ciclos Afetivos
O rapper Sotam lançou nesta quarta-feira, 25 de junho, a segunda parte de seu projeto,…
O rapper Sotam lançou nesta quarta-feira, 25 de junho, a segunda parte de seu projeto, o EP “Nos Tornamos Estranhos”. O trabalho, composto em parceria com o produtor musical Rob, reflete sobre o encerramento de ciclos afetivos e dá continuidade à narrativa iniciada no bem-sucedido EP “Para Nunca Nos Tornarmos Estranhos” (PNNTE), que superou 10 milhões de reproduções nas plataformas digitais.
A Jornada de um Relacionamento
“Nos Tornamos Estranhos” prossegue a história do projeto anterior. Enquanto “PNNTE” explorou as diversas fases de um relacionamento sob a perspectiva de reconciliação, a nova obra de Sotam narra o distanciamento gradual do casal até a indiferença completa.
“Em ‘NTE’ fica claro como uma pessoa que um dia você conheceu melhor do que ninguém pode se tornar uma estranha. As faixas simbolizam um sentimento de saudade por algo que nunca mais irá ser o mesmo, com nuances de como ambos seguiram em frente”, explica Sotam.
O EP é composto por oito faixas conectadas que formam uma narrativa linear, e o artista recomenda que sejam ouvidas do início ao fim para uma imersão completa na trama. Sotam exemplifica: “Um exemplo é que na parte um, temos um telefonema que nunca foi atendido durante as músicas. Desta vez, ele continua tocando diversas vezes ao longo do EP até que do meio para o final a ligação é atendida e então entendemos o porquê a relação chegou ao fim”.
Sonoridade e Colaborações
Para a concepção sonora do EP, Sotam e Rob contaram com a colaboração de músicos, produtores e vozes adicionais de artistas como Carla Sol, Nanda Tsunami e Olívia. O resultado em “Nos Tornamos Estranhos” explora elementos orgânicos que transitam do blues ao “smooth funk”, uma vertente musical idealizada pelo próprio artista.
O ano de 2025 tem sido de crescimento para Sotam. Nesse período, o rapper ultrapassou a marca de 10 milhões de reproduções em diversos trabalhos, como o single “Sem Pausa” e o EP “Até o Próximo Carnaval, vol. 2”.
Sotam expressa sua expectativa:
“Minha vontade é que as pessoas consigam se conectar com a música de uma forma única e a partir disso os números ecoem como uma consequência. As expectativas sempre são as melhores possíveis, acredito que por não visarmos uma grande audiência na primeira parte do projeto, e sim procurarmos entregar algo diferente, fez com que ele fosse um sucesso e dessa vez não vai ser diferente”.
Lista de Faixas:
- amor eu nunca vi (produção Rob e LeonOk)
- sintomas de saudade (produção Rob, Diego Rocca e Psych)
- TAPC (produção Sotam, Muniz)
- sobre você (produção Beira, Joker, Brandu, Diogo Melt e Rob)
- cara ruim (prod. Rob, Beira, Joker, Diogo Melt e Antônio Penaguião)
- tóxico freestyle (produção Rob e Vertigo)
- interlúdio quarta-feira (produção Rob, Pulim, Batista e Muniz)
- nós (prod. Brandu)
Sobre Sotam:
Thomaz Matos, conhecido como Sotam, é natural de São Paulo e um dos nomes proeminentes da nova geração do rap nacional. Sua trajetória inclui lançamentos como “Bola Outro”, “Sobe Desce”, “De Volta ao Início”, “100%”, o álbum “Crush” e a mixtape “Depois das 5”. Em 2023, sua faixa “3AM (Pxta Rasa)” se tornou um hit nacional, recebendo certificação de Disco de Ouro e Platina. Em 2024, lançou o álbum colaborativo “TRÊS2” com Kweller e Enzo Cello, e o EP “Para Nunca nos Tornarmos Estranhos”. Em 2025, o artista alcançou a marca de 10 milhões de reproduções com os projetos “Sem Pausa” e o EP “Até o Próximo Carnaval Vol. 2’’. Agora, ele apresenta o EP “Nos Tornamos Estranhos”, com elementos que vão do blues ao smooth funk.